5 ESTRATÉGIAS PARA GARANTIR A OTIMIZAÇÃO DE TRANSPORTE

Para ter excelência em sua transportadora é necessário a otimização de transporte a fim de garantir o controle e o acompanhamento da carga desde a sua saída até o destino final.

A otimização dos processos reduz gastos e melhora a qualidade do atendimento. Assim, a empresa ganha competitividade no mercado com rotas estratégicas e agilidade na entrega.

Nesse contexto, a tecnologia da informação é uma grande aliada e tem realizado transformações importantes no setor de transportes, seguindo as mudanças do comportamento de seus consumidores. Entenda mais sobre o assunto no texto a seguir!

Saiba a importância do transporte de carga

O transporte de cargas e mercadorias contribui para o desenvolvimento das cidades, estados e do País. Ele impulsiona os setores industriais, comerciais e de prestação de serviços, além de gerar milhões de postos de trabalho.

A circulação de mercadorias ocorre do produtor ao consumidor: o primeiro grupo escoa a sua produção ao segundo por diversos tipos de modais de transporte. No Brasil, há uma predominância do transporte rodoviário80% dos fretes são realizados pela malha viária, segundo pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral.

Infelizmente, o País ainda carece de investimentos em outros sistemas de transportes. De acordo com a mesma pesquisa, as ferrovias transportam 8%; o aeroviário, 5%; cabotagem, 4%, e a hidrovia, 3% das cargas e mercadorias.

Conheça o custo dos transportes e preço final

Para as transportadoras, estabelecer os custos que implicam nos valores dos fretes determinará o percentual do lucro. Porém, estes custos (transporte, estoque, armazenagem e serviços administrativos) atualmente atingem 12,7% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Do montante de 12,7%, o transporte gasta 6,8%; o estoque, 4,5%; a armazenagem, 0,9%, e o administrativo, 0,5% do PIB. Além destes custos, ainda há as despesas com os gastos fixos e variáveis dentro de uma transportadora. Outro influenciador no preço final do frete é o valor do combustível.

Faça a otimização de transporte

O mercado está em constante mudança, e a otimização de transporte permite oferecer um serviço com cada vez mais qualidade e segurança. Veja 5 maneiras de tornar seus processos eficientes.

Powered by Rock Convert

1. Mapeie os procedimentos da transportadora

Conheça todos os processos internos, inclusive reunindo informações desde a coleta da mercadoria até a entrega ao cliente final. Em seguida, procure entender onde estão os gargalos que precisam ser sanados. Este acompanhamento vai prevenir problemas que possam prejudicar alguma operação — e ter a situação sob controle torna mais ágil a solução de qualquer problema.

2. Otimize a entrega

Analise o perfil do cliente e escolha como devem ser entregues as mercadorias, o melhor meio de transporte, o local para onde se destina, a infraestrutura do destinatário para receber a carga e o prazo de entrega.

Separe as entregas por regiões e tire um dia ou mais da semana para enviar: assim você reduz o custo e otimiza o processo. Verifique se não há restrição de horário devido ao trânsito, pois isso ocorre nas grandes cidades.

3. Controle os custos e monitore a equipe

É possível notar que na otimização haverá redução de custos, pois é provável que você encontre trabalhos que não trazem resultados e sim gastos. A partir do uso de alguns indicadores, por exemplo, volume de fretes realizados, o desempenho de toda a transportadora poderá ser avaliado com maior precisão. Aproveite esse momento de organização para criar metas que possam ser atingidas.

Monitore toda a equipe, mas faça com que ela participe do processo, entendendo a sua importância em cada fase e que erros podem causar na saúde financeira da empresa.

4. Antecipe a demanda

Sua transportadora precisa estar pronta para um aumento de demanda. Verifique o histórico de vendas de anos anteriores, em qual período houve maior volume e os motivos para ficar prevenido. Deixe a equipe ciente que é apenas uma estimativa.

5. Invista em tecnologia

Adquira um sistema de automação que permita controlar desde o pedido até a entrega a fim de organizar os processos. Um sistema ajuda no planejamento, além de facilitar o acompanhamento e controle dos custos. A tecnologia da informação também faz troca de dados entre transportadora e clientes, garantindo a transparência da operação.

No conteúdo de hoje abordamos sobre a importância que o transporte de cargas tem para a distribuição de mercadorias em todo o Brasil. Falamos dos custos de transporte e como eles influenciam diretamente no preço final. E você também conferiu algumas alternativas para otimização de transporte.