Como Fazer do Terminal de Cargas seu Principal Aliado

Publicado em 12/05/ 2020

Vamos entender neste artigo as facilidades que um terminal de cargas nos proporciona, seja ele rodoviário ou aéreo. Você pode perguntar, mas existem outros tipos de terminais de cargas?

Sim! existem também os terminais hidroviários (portos), ferroviários e dutoviários, os quais não são nosso foco neste artigo.

É fundamental entendermos como estão dispostos os terminais de cargas no nosso país, seja rodoviário ou aéreo, bem como as particularidades de como estão alocados os agentes de cargas e pontos de paradas de descanso de motoristas em nosso Brasil.

A importância destes locais é enorme, por mais que precários que alguns sejam, a exemplo do modal rodoviário.

Temos a passos curtos indícios de melhorias, porém para os terminais de cargas aéreas (Teca) temos boa notícia como a nomeação neste ano de 2018, do terminal de Viracopos , como o melhor do mundo.

A relação entre uma simples necessidade, por falta de veículos próprios para um transporte, bem como a necessidade emergencial de um cliente, faz com que, caso você ainda não tenha aberto os olhos para o seu network, que o amplie, pois a boa relação não é apenas com seu embarcador diretamente, mas também com os seus contratados como os agentes de cargas e motoristas autônomos.

Para um melhor entendimento de todo este processo, segue abaixo os tópicos os quais elencamos para este artigo:

  • O que é um terminal de cargas
  • Porque o terminal de cargas pode ser o seu grande aliado
  • Onde estão os terminais de carga no Brasil
  • Quando é uma boa opção pesquisar por fretes no terminal de cargas
  • Terminal de cargas tem uma vocação para agilizar os processos do transporte, seja emergencial ou dentro do fluxo normal

O que é um terminal de cargas?O que é um terminal de cargas

Dentro do nosso foco, diferente da abordagem de um terminal onde realizamos o cross docking, o terminal de cargas rodoviário é onde se concentram os agentes de cargas e caminhoneiros, no caso do modal rodoviário e no caso do modal aéreo, as companhias de cargas aéreas e Infraero.

Nos terminais de cargas rodoviário e aéreo encontramos:

  • Rodoviário: concentração de agentes de cargas, caminhoneiros, bem como estruturas com opções diferentes de terminal para terminal
  • E quando falamos de terminais de cargas aéreos, são locais onde encontramos o Teca, Terminal de Cargas Aéreas, área da Infraero onde se consolida as cargas, porém ao redor temos as companhias de cargas aéreas, as quais são locais de entregas e retiradas de volumes

Estas áreas, no caso do terminal de cargas rodoviário, servem para:

  • Contratação de caminhoneiros
  • Em alguns terminais de cargas, serve para descanso dos caminhoneiros em trânsito
  • Ampliar seu relacionamento com agentes de cargas, buscando maior networking bem como prospectar novos clientes
  • Usufruir das demais opções que cada terminal de cargas oferece

E quando falamos de terminal de cargas aéreo, neste encontramos:

  • O Teca, Terminal de Cargas Aéreas, que é a área de preparação para embarques e recebimentos das cargas. Esta área é de jurisdição da Infraero e não é disponibilizado acesso como os exemplos dos terminais de cargas rodoviários
  • Mas temos, de fácil acesso, as áreas das companhias aéreas que realizam o transporte aéreo. Nestas áreas além de ser um local de entrega e retirada de mercadorias, é de fácil contato em busca de novos clientes, além de poder ampliar sua rede de contatos na área

Porque o terminal de carga pode ser o seu grande aliado?Porque um terminal de cargas pode ser aliado

Os Terminais de Cargas Rodoviários são os elos necessários para a concretização do fluxo de cargas em nosso país, pois são através deles que dispomos das ferramentas que intermediam o fluxo de cargas por meio dos caminhoneiros e dos agentes de cargas.

Para você que possui ou não frota própria, sabe-se que a necessidade de estarmos em constante contato com estes profissionais que intermediam a contratação de caminhoneiros, é de suma importância, pois por mais que você tenha seus caminhões, mais cedo ou mais tarde sempre necessitamos de contratar agregados.

Em cada cidade de médio e grande porte, temos terminais de cargas, seja com estruturas pequenas, com estacionamentos pequenos para os caminhoneiros, seja com estruturas onde temos:

  • Agentes de cargas
  • Despachantes aduaneiros
  • Bancos
  • Empresas de escolta armada
  • Mecânicos
  • Empresas que disponibilizam vendas de rastreadores e gps
  • Concessionárias

Diante das praticidades listadas acima, lhe digo que as duas principais são:

  • Os agentes de cargas destes terminais e
  • Os caminhoneiros

Pois são estes que te servirão como informantes de onde conseguir mais clientes e consequentemente mais cargas.

Diante destas considerações, temos que ter também uma visão de futuro, pois acreditamos sim na permanência dos terminais de cargas, ainda mais considerando que existe e continuará existindo o caminhoneiro autônomo.

E quanto aos terminais de cargas aéreos, nestes temos uma maior restrição quanto a este dinamismo do rodoviário, sendo que:

  • O Teca – Terminal de Cargas Aéreas é de responsabilidade da Infraero, local onde temos a movimentação da carga para embarque e descarga, porém a movimentação interna nestas áreas é apenas dos funcionários da Infraero e dos demais autorizados das companhias aéreas
  • Porém a movimentação de carga aérea, geralmente se dá por necessidades emergenciais, sendo que quando intermediamos este transporte necessitamos das companhias de cargas aéreas, as quais ficam locadas nos aeroportos, próximas ao Teca
  • Os locais destas companhias aéreas, além de servir também de entrega e retiradas de volumes, é um importante local onde se pode estreitar relacionamentos para conhecimento de novos clientes e prospecções destes

Agora, aqui fica um comentário importante, empresas ou pessoas físicas que necessitem do transporte aéreo, poderão realizar de duas formas:

  1. Remetente entregando e destinatário retirando os volumes diretamente na companhia de carga aérea e
  2. Havendo a necessidade de coleta e entrega a qual a companhia aérea poderá não disponibilizar, dependendo do local, então aí temos a sua prestação de serviços, utilizando a multimodalidade para a prestação do serviço completo

Conseguimos aqui reforçar um fator importante para todo o transportador, que é o seu relacionamento, network, que não necessariamente será apenas com o seu cliente direto, mas também poderá ser com intermediários.

Onde estão os terminais de carga no Brasil?Onde estão os terminais de carga

Os terminais de cargas rodoviários estão localizados principalmente nas médias e grandes cidades do nosso país e estão geralmente próximas as grandes indústrias, geralmente nas regiões limítrofes, como em regiões conhecidas também como cidades industriais.

No caso do transporte rodoviário, temos poucas opções de sites para consulta, porém além dos elencados abaixo, com respectivos links, segue descrito também locais, onde existem pontos de paradas para descanso, locais onde geralmente temos também agentes de cargas.

Exemplos de terminais de cargas e de paradas em nosso país:

  • Terminal de Cargas Fernão Dias – o maior do nosso país, localizado em São Paulo
  • Cargo Shop – em Curitiba – PR
  • Posto São Gonçalo – Feira de Santana – Bahia
  • Rede Marajó – rede a qual possui postos com estruturas para estacionamentos e em seus arredores também agentes de cargas. As regiões onde tem estruturas são:
    • Aparecida de Goiânia – GO
    • Cariri – TO
    • Nova Olinda – TO
    • Benevides – PA
  • Através de consulta ao site da ANTT , você pode consultar todos os pontos de paradas para descanso (PPPD) registrados junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres

E falando sobre os terminais de cargas aéreas, temos hoje no Brasil, uma estrutura de 19  Terminais de Carga, de um total de 54 Aeroportos, em sua maioria com boas estruturas.

Quando é uma boa opção pesquisar por fretes no terminal de carga?Quando é uma boa opção

Na busca diária que temos por novos clientes e mais embarques, toda fonte de pesquisa é bem vinda.

Pesquisar na fonte, é primordial, e quais as fontes que temos:

  • Internet
  • Pesquisas por segmentos, o qual você pode buscar o seu foco
  • Pesquisas através das federações das indústrias, onde geralmente possuem para venda a base de dados das empresas cadastradas em cada respectivo estado
  • Pesquisas através das secretarias das indústrias e comércios de cada cidade e
  • Por que não, nos terminais de cargas

Os terminais de cargas são fontes valiosas de informações, pois quem está no contato diário e direto para disponibilizar motoristas para coletas são os nossos agentes de cargas, sendo assim o bom e velho relacionamento se faz necessário.

Além dos agentes de cargas, temos também como excelente fonte de informações quanto a novos clientes, os próprios motoristas, os quais estão dentro das empresas, nos nossos clientes, ouvindo e vendo toda a movimentação no momento da coleta e com certeza possuem informações valiosas.

Dentro e fora dos terminais de cargas, o bom relacionamento e esta corrente de contatos que se cria, é fator de sucesso para continuidade do seu negócio.

Terminal de cargas tem uma vocação para agilizar os processos de transporte: seja emergencial ou dentro do fluxo normalVocação para agilizar

Transportar dentro de um fluxo programado, sabemos como realizar.

Transportar dentro de um fluxo não programado, pedido de última hora do seu cliente, frete emergencial, neste momento a quem vamos recorrer?

Opa, utilizo um aplicativo que me mostra os caminhoneiros autônomos disponíveis na região, maravilha, mas…, algo deu errado, preciso para agora e não tenho nenhuma opção via aplicativo, mas preciso atender meu cliente, caso contrário à concorrência está lá na porta.

Nunca devemos menosprezar nenhum contato, não sabemos a quem recorrer quando de pronto não conseguimos resolver nossa necessidade.

Seja no terminal de cargas rodoviário ou no terminal de cargas aéreo, os contatos são fundamentais para viabilizar nossa operação e satisfazer consequentemente o embarcador.

Manter um banco de dados, não apenas de clientes, mas também de motoristas autônomos e agentes de cargas rodoviários e aéreos é imprescindível.

Então, crie seus contatos, mantenha-os guardados e de fácil acesso, nunca saberemos quando iremos necessitar.

Conclusão sobre terminal de cargasTerminal de Cargas

Os terminais de cargas, sejam rodoviários ou aéreos, cada um com suas particularidades, são locais de:

  • Pontos de contatos para facilitar contratações de veículos – modal rodoviário
  • Pontos de contatos para modal aéreo, seja através das companhias aéreas, seja através de agentes de cargas aéreas
  • Pontos de contatos para informações de clientes e novos negócios

Apesar de muito a termos que melhorar em nosso país em termos de infraestrutura, são também através destes terminais de cargas que o fluxo do transporte do nosso país acontece, sendo fonte riquíssima de informações, através é claro de um bom relacionamento.

Os terminais de cargas rodoviários, principalmente para os motoristas autônomos, ainda tem muito a melhorar em nosso país, porém vendo o lado positivo, há movimentos governamentais buscando melhorias nas leis, por mais que lentas, mas há, bem como de organizações privadas, como a citada da rede de postos onde há estruturas para paradas da Rede Marajó em boas condições.

Neste contexto, termos que sempre nos adequar a situação real, é necessário, pois sabendo das particularidades em cada região do nosso país quanto a infraestrutura, desde os terminais de cargas, até a lida com nosso amigo caminhoneiro, fará com que o trâmite de todo o processo seja o mais proveitoso possível.

Então, conheça os terminais de cargas e pontos de paradas da sua região e das regiões que necessita da prestação de serviços do caminhoneiro contratado, crie um bom relacionamento e através deste mantenha e amplie não só sua relação de agentes e caminhoneiros como também de clientes.

Redação do Frete com Lucro

Redação do Frete com Lucro

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