Prometemos não enviar spam.
Fica mais fácil explicar por que calcular cubagem é importante na hora de definir o valor do frete mexendo no seu bolso. Então, vamos supor que você tem um baú trucado, capaz de fazer o transporte de 14 toneladas. Estas são as medidas no baú:
Altura: 2,50
Largura: 2,50
Profundidade: 7,50.
O cálculo de cubagem do seu caminhão baú resulta em 46,87m³.
Agora, vamos imaginar que há a seguinte carga para realizar o transporte: 100 fogões, no total, que totalizam 43m³ – uma carga que preenche todo o espaço do veículo. O peso de cada fogão é 45kg, que gera um total de 4,5 toneladas para os 100 fogões.
Sabendo dessas informações, reflita: se a capacidade total do seu caminhão é de 14 toneladas, é certo lotar a sua capacidade e cobrar por apenas 4,5 toneladas – muito menos do que ele seria capaz de transportar? É fazendo esta análise que calcular cubagem se mostra importante. Por meio do cálculo de cubagem, é possível redimensionar o peso ideal a ser cobrado pelo frete.
Descobrir quantos kg por m³
esse caminhão pode transportar:
14.000 kg de capacidade ÷ 46,87 m³
de
espaço = 298,7 kg por m³.
Medir qual é o volume
de cada fogão:
0,808 cm largura x 0,775 cm altura x
0,69 cm profundidade = 0,432078 m³.
Multiplicar o volume de
cada fogão pela quantidade a ser
transportada:
0,432078 m³ x 100 fogões = 43,2 m³.
Aqui, multiplicar o passo #1
pelo passo #3 para sabermos o peso
cubado:
298,7 kg x 43.2 m³ = 12.903,84 kg.
Então, isso quer dizer que seria possível levar 12.903,84 kg nesse caminhão. Dessa forma, é justo que a cobrança seja feita pelo peso cubado, e não pelo peso original da carga – de apenas 4.500 kg.
Este e-book vai mostrar para você as vantagens da automatização do cálculo de frete para o sucesso do transportador, além de mostrar os fatores que influenciam os custos de entrega. Imperdível!
O novo aplicativo possui uma inteligência artificial,
capaz de calcular fretes de forma mais precisa,
para você obter cada vez mais fretes com lucro.
A cubagem se trata do peso, volume de um corpo e o espaço a ser ocupado por ele dentro do compartimento de um veículo de carga. Para encontrar o resultado da cubagem, é preciso usar um cálculo matemático.
A cubagem de uma carga é um cálculo através do qual é possível aproveitar de forma inteligente o espaço de um baú. Ao calcular cubagem, é possível evitar carregar um veículo vazio ou, pelo contrário, até mesmo sobrecarregar um veículo com uma carga além do que é possível ele suportar.
O cálculo de cubagem vale a pena quando as cargas a serem transportadas são volumosas e ocupam grande espaço do veículo de transporte – e se elas pesarem pouco.
É necessário ter essa preocupação porque, caso contrário, você poderá cobrar um valor de frete menor do que o justo, gerando prejuízos.
Para calcular cubagem, é necessário multiplicar o comprimento x altura x largura da mercadoria. Além disso, no cálculo de cubagem, é preciso calcular o resultado da primeira multiplicação pelo fator de cubagem, que é a quantidade ideal de mercadoria a ser transportada em determinado veículo.
Ao calcular cubagem das cargas, as empresas conseguem melhorar a sua performance logística. Dessa forma, as expectativas do mercado são positivamente atendidas, com entregas mais rápidas e de qualidade.
Ao calcular cubagem, você garante que a quantidade de carga a ser transportada está adequada a capacidade da carroceria do veículo. Assim, além de evitar multas, evita-se também as sobrecargas, que podem gerar acidentes.
Para calcular cubagem, a NTC estabeleceu um fator de cubagem padrão para cargas rodoviárias, que é de 300kg por m³, considerado uma boa medida de uso.
Para calcular cubagem de cargas fracionadas, deve-se considerar uma média de 200kg/m³. Como esse tipo de carga possui tamanhos e formatos irregulares, mesmo que não for tão volumosa, é praticamente impossível comportá-la em 300kg/m³.
É interessante que você se informe sobre o seu baú em específico para calcular cubagem. Mas, como uma referência, os números são estes:
Caminhão 3/4 (Baú)
Busque se informar sobre a sua caçamba, em especial, para chegar a um valor mais fiel ao calcular cubagem. Mas, em geral, os números são estes, como uma referência:
Em geral, estes são os números de capacidade de um caminhão truck (aberto):
Quando o peso cubado for maior em relação ao peso real de uma mercadoria, o peso do cálculo de cubagem deve ser considerado na precificação. No entanto, em situações nas quais o peso real é maior, é ele que deve ser considerado.
Você pode ganhar mais dinheiro calculando cubagem ao evitar correr o risco de fazer cálculos equivocados, onde você tem mais a perder do que ganhar. Para isso, são necessárias informações, cujas quais deverão ser usadas em todos os cálculos.
Conhecer o fator base do seu modal de transporte é o primeiro passo. Saiba mais acessando este conteúdo.
O peso cubado é um fator que determina, de forma concreta, o espaço a ser ocupado por uma carga dentro de um caminhão ou de outro tipo de modal.
O cálculo de cubagem tem o objetivo de planejar e valorizar a distribuição de uma carga dentro de um determinado espaço – de uma carroceria, por exemplo.
Ao calcular cubagem, você precisa estar atento ao fator de cubagem dos modais. Confira alguns pesos de referência:
Com o cálculo de cubagem, todo mundo sai ganhando: empresas, clientes e transportadoras. Trata-se de redução de custos, qualidade e agilidade nas entregas de produtos e mercadorias.
Confira aqui a tabela de fretes da ANTT para calcular fretes por km.
Você pode calcular fretes com a calculadora do site Frete com Lucro.
Para isso, tenha em mãos as informações do frete que deseja calcular: categoria do frete, tipo de carga, sinalizar se a carga é perigosa, número de eixos e a distância (km).
Trata-se de uma solução completa para o gerenciamento dos fretes, envolvendo todas as movimentações de carga e entregas realizadas pelo negócio.
Essa solução apoia o planejamento, a execução, o controle e a tomada de decisão sobre processos relacionados ao transporte. Dessa forma, pode ser utilizada por transportadoras e por empresas, que tenham área exclusiva de transportes.