Publicado em 19/04/ 2021

Venda de Caminhão: Aprenda a Anunciar E Vender Caminhões na Internet

Entrevista com o diretor de classificados do Mercado Livre Caio Ribeiro.

Quer ouvir o áudio completo desta entrevista? É só dar o play logo abaixo ou leia a transcrição completa da entrevista logo abaixo:

Transcrição completa:

Ana Nery: Hoje é dia de falar de anúncio na internet. Você que quer vender o seu caminhão ou outro produto, porque não, talvez as dicas possam ser semelhantes.

Vamos falar desse assunto com o diretor de classificados do Mercado Livre Caio Ribeiro.

Caio, quais são as principais dicas para que se anuncie um veículo principalmente um caminhão na internet?

A gente fala isso principalmente por ser um veículo grande que têm muitos detalhes pra que o interessado possa observar, então primeiramente gostaria que você passasse as principais dicas.

Caio Ribeiro: Legal Ana, primeiro parece jargão, mas é bastante importante informar que na hora de anunciar o seu caminhão, o anunciante se preocupe com as fotos que vai tirar então aquele jargão de que “uma imagem vale mais que mil palavras”, na internet ela é bastante verdadeira.

No Mercado Livre nós valorizamos as fotos e devido a isso temos 14 espaços para que sejam colocadas fotos variadas desse caminhão e um vídeo, então é importante que sejam usadas, se não todas, mas grande parte dessas fotos.

Recomendo que pelo menos seis fotos e se possível um vídeo curto de até dois minutos em um ambiente claro, com o caminhão limpo e de preferência que seja mostrado em todos os ângulos, uma foto frontal, das laterais, da traseira, do motor, do interior desse veículo e do odômetro.

O vídeo pode ser tanto um vídeo que mostra o dono, ou aquelas pessoas mais tímidas, podem fazer um vídeo apenas mostrando o caminhão.

Então é muito importante se preocupar com as imagens e a onde essas imagens irão ser tiradas, assim como o vídeo.

Anúncio na internet

Ana Nery: Em relação às partes do caminhão você diz todos os ângulos, é importante, por exemplo, fotografar a placa, chapa, os pneus, o volante, ou somente imagens de um todo do veículo?

Caio Ribeiro: Não Ana, é bem importante que não apenas o exterior seja mostrado, mas os detalhes, por exemplo, os pneus são itens que geram um investimento bastante grande, por isso é importante tirar fotos do pneu para que de alguma maneira você consiga mostrar:

  • o estado desses pneus;
  • o interior desse veículo;
  • como o estofamento está;
  • como é o painel;
  • se existe algum tipo de computador de bordo ou;
  • acessórios que foram colocados nesse painel;
  • o odômetro com a quilometragem;
  • o motor.

Todo o tipo de detalhes que vão melhorar a imagem desse veículo em um anuncio na internet é bastante importante que seja retratado:

  • para choques;
  • grades frontais.

Para que de fato você use esses fatores, espaços, ou grande parte deles, para mostrar a individualidade desse veículo, lembrando que um veículo semi novo ele é único, diferente de um veículo 0 km que basicamente você tem alguns modelos.

Então ele precisa e recomendamos que fosse retratado com essa individualidade que o veiculo semi novo vai ter.

Ana Nery: A respeito da descrição, você falou bastante das imagens do vídeo, mas também há espaço, quando você vai publicar alguns itens para venda, o espaço para descrição. Uma descrição longa, uma descrição curta, texto, tópicos, quais são as orientações?

Caio Ribeiro: O que nós temos, na hora que você faz o anuncio, são as funcionalidades, as características desse veículo, são caixinhas que o anunciante vai assinalando para que elas apareçam depois da publicação do anuncio.

Como cada uma das características desse veículo, por isso durante o anuncio é importante que todos os detalhes sejam descritos para que o anuncio seja o mais completo possível.

Além disso, existe uma parte dentro da descrição que é um campo livre, que aceita texto e algumas imagens, para os mais experientes que queiram colocar essas imagens, e nesse espaço o que nós recomendamos é que seja contado, não de uma maneira longa, mas completa:

  • o que é aquele veiculo, por exemplo, único dono;
  • qual finalidade foi usado;

Porque nós acreditamos muito na transparência desse anuncio, porque como costumamos a dizer, o seu concorrente que anuncia está um “Q” de distância, então quanto mais único e original for, mais segurança e relevância esse anuncio vai ter.

E na hora do possível comprador entrar em contato e for verificar o veículo, o que ele irá encontrar será exatamente aquilo que ele pode observar na internet.

Ana Nery: Estamos falando com a pessoa que está interessada em vender, mas quem está interessado em comprar também tem algumas dicas, por exemplo, não efetuar a compra pela internet, mas conhecer o caminhão depois de ter visto as imagens, o vídeo, a descrição, efetivamente comprar só depois que obtiver informações sobre concretas do veículo e dos documentos?

Caio Ribeiro: Sem dúvida, tem as dicas tanto para quem está comprando tanto para quem está vendendo.

Primeiro o preço, em um mercado que você tem diversas ofertas é importante que quem esteja anunciando entenda qual é o preço competitivo daquele e quem está comprando lembrar que não existe milagre.

E que principalmente está se falando de um veículo de custo maior, como o caminhão, então deve se entender muito bem se o preço retrata aquilo que está sendo anunciado, depois como você mencionou jamais fazer nenhum pagamento ou depósito antes de conhecer pessoalmente o veículo e o vendedor e checar a documentação.

E também para quem está vendendo, pois vale lembrar, pois é uma expectativa do comprador, que esse atendimento seja feita de maneira muito pronta, então através do nosso aplicativo ou e-mail, tem como o vendedor responder rapidamente, e rapidamente me refiro há minutos e não há horas.

As perguntas desse eventual comprador, e também estar à disposição para atender uma ligação, já que cada vez mais nossos usuários acessam o site dos seus dispositivos móveis muitas vezes de telefones e que portanto, tendem a fazer cada vez mais ligações e não perguntas pra esses vendedores.

Ana Nery: Ta ótimo então Caio muito obrigada mais uma vez pela atenção com a Rádio Bandeirantes até uma próxima.

Caio Ribeiro: Até uma próxima, obrigado.


O programa Na Estrada, transmitido pela Rádio Bandeirantes e apresentado pela Ana Nery, vai ao ar às 5h da manhã, de 2ª a 6ª feira, em São Paulo, pelas rádios AM 840 e FM 90,9.

Você também pode ouvir o programa de qualquer lugar do Brasil e do mundo, baixando o aplicativo para celulares Android ou na Apple Store.

Redação do Frete com Lucro

Redação do Frete com Lucro

Uma resposta

  1. top.. nossa gostei muito do seu artigo, vou acompanhar
    seu blog seu conteúdo vem me ajudando
    bastante, muito obrigado.

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