Os debates ambientais têm estado cada vez mais entre as pautas discutidas pela sociedade, inclusive, no setor comercial. A preocupação com a poluição tem incentivado o surgimento de alternativas mais sustentáveis, como o caminhão elétrico.
Em busca de diminuir a emissão de carbono na atmosfera, que está relacionada com o aquecimento global e o acontecimento de catástrofes ambientais, empresas têm substituído veículos tradicionais por elétricos.
Segundo o relatório Global Ev Outlook, organizado pela Agência Internacional de Energia (IEA), o número de veículos elétricos deve crescer em 30% no mundo ainda nesta década.
Nesse sentido, vemos que a ascensão dos caminhões elétricos é uma previsão promissora, mas será que é realmente vantajosa?
Neste texto, você vai entender o que é, como funciona e quais são os benefícios para empresas e motoristas, além de saber quais são os caminhões elétricos no Brasil. Prossiga a leitura!
O que é caminhão elétrico?
O caminhão elétrico é um veículo que se diferencia do convencional por não ter um motor a combustão interna, mas ser movido por eletricidade.
Isso é possível graças às baterias disponíveis que armazenam energia para o devido funcionamento do caminhão elétrico.
No entanto, é importante destacar que outros recursos do veículo precisam de baterias próprias para funcionarem, como os faróis.
Como funciona o caminhão elétrico?
Mas, afinal, como funciona o caminhão elétrico? Diferente dos veículos tradicionais, o caminhão elétrico funciona por meio de baterias carregadas por uma rede elétrica.
Para funcionar, o motor elétrico precisa converter a energia proveniente das baterias, transformando-a em energia mecânica, responsável por mover o caminhão.
Dessa forma, o motor a combustão tradicional é substituído por baterias de íons de lítio ou outros tipos de tecnologias.
As baterias costumam ser carregadas em uma tomada elétrica convencional ou ainda por meio de estações de carregamento rápido. Outra possibilidade é aproveitar energia por meio de um sistema regenerativo de freadas.
Como não emite gases poluentes como os caminhões tradicionais, os tipos elétricos se tornam alternativas para empresas que buscam uma logística sustentável.
Quais os tipos de caminhão elétrico?
Apesar de terem algumas características gerais, existem alguns tipos de tecnologias que podem ser combinadas, conforme citamos acima.
Veja quais são os tipos de caminhão elétrico a seguir:
Caminhão elétrico puro
O caminhão elétrico puro é um tipo que utiliza apenas energias das baterias como fonte. Elas são carregadas pela rede elétrica.
Caminhão elétrico híbrido
O caminhão elétrico híbrido é um tipo que combina um motor de combustão interna com um elétrico. Neste caso, as baterias são usadas de maneira complementar.
O carregamento é realizado a partir de freios regenerativos, no qual a energia é recuperada a cada freada dada pelo veículo.
Caminhão elétrico plug-in
O caminhão elétrico plug-in é um tipo que combina motor a combustão interna com motor elétrico e baterias.
Nesse caso, o carregamento das baterias é feito a partir da rede elétrica e dos freios regenerativos, como no tipo anterior.
Quais são os benefícios do caminhão elétrico para as empresas?
Bom, já entendemos que os caminhões elétricos são opções tecnológicas que podem reduzir os impactos ambientais. Mas como isso pode ser benéfico para as empresas?
Confira quais são os benefícios do caminhão elétrico para as empresas:
Sustentabilidade ambiental
Por não utilizar motor a combustão como os veículos tradicionais, os caminhões elétricos não emitem gases nocivos ao meio ambiente, como o carbono.
Esse tipo de emissão está entre os principais motivadores do fenômeno do aquecimento global. Dessa forma, buscar métodos alternativos é uma maneira de as empresas contribuírem para a sociedade e o meio ambiente.
Afinal de contas, as empresas também têm um papel social e são agentes fundamentais para a melhoria das questões climáticas no Brasil e no mundo.
Melhor custo operacional
A questão econômica também pode ser uma vantagem bastante atrativa quando o assunto é substituir veículos convencionais por caminhões elétricos.
Isso porque, devido aos elevados valores dos combustíveis, principalmente pensando no contexto do Brasil, a escolha pelo caminhão elétrico pode ser um meio de reduzir custos.
Além disso, há também a questão da durabilidade. Esses modelos possuem menos peças, que costumam ser mais duráveis. Com isso, a frequência de manutenção do caminhão elétrico costuma ser mais baixa que o convencional, reduzindo o custo operacional.
Melhoria da reputação da empresa
Apostar em estratégias que visem diminuir o impacto ambiental é positivo não apenas para a sociedade, mas também para a imagem da empresa.
Afinal, os assuntos ambientais têm estado cada vez mais em pauta na sociedade e as empresas são agentes que podem contribuir para a redução de danos.
Atualmente, o conceito de “empresa verde” tem se popularizado. O termo é usado para se referir à cultura empresarial que se preocupa com a sustentabilidade ambiental e realiza ações em prol disso.
Por isso, muitas pessoas procuram por empresas que tenham esse tipo de cultura. Tal mudança, portanto, ajuda a melhorar a reputação da empresa perante a sociedade.
Mais conforto ao motorista
Mais uma vantagem do caminhão elétrico é que ele é mais silencioso que os veículos tradicionais, devido à redução de ruídos e de vibrações.
Essa característica faz com que haja uma redução da poluição sonora, aumentando o conforto do motorista. Além disso, também pode ser benéfica para os próprios pedestres que podem passar por perto dos caminhões.
Quais são as desvantagens do caminhão elétrico para as empresas?
Apesar das diversas vantagens, apostar em caminhões elétricos também tem algumas desvantagens que precisam ser consideradas pelas empresas antes de tomar a decisão de fazer essa troca.
Veja quais são as principais desvantagens do caminhão elétrico para as empresas:
Alto investimento
Uma das principais desvantagens dos caminhões elétricos é o alto investimento para a aquisição. Embora seja mais econômico a longo prazo, nem sempre apostar em um produto de alto investimento inicial é uma estratégia que faz sentido para a empresa.
Tempo de recarga
Outro fator que pode não ser tão vantajoso é que o tempo para recarregar as baterias é maior do que para abastecer o combustível de um veículo convencional.
Troca de baterias
Por fim, as baterias também precisam ser trocadas depois de alguns anos de uso, o que também costuma ter um valor elevado.
Quais são os caminhões elétricos no Brasil?
O mercado de caminhões elétricos no Brasil está em ascensão e existem alguns modelos disponíveis.
Veja quais são os caminhões elétricos ofertados no Brasil atualmente:
Caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery
O modelo e-Delivery da Volkswagen é uma opção de caminhão elétrico puro cuja capacidade varia de 11 a 14 toneladas. O motor tem potência de 408 cv.
Caminhão elétrico JAC iEV1200T
Mais uma opção de caminhão elétrico puro disponível no mercado é o JAC iEV1200T. O modelo tem capacidade de 7 toneladas e potência de 177 cv.
Caminhão elétrico BYD T8
O BYD T8 também é um modelo de caminhão elétrico puro e tem capacidade de 21 toneladas, sendo uma opção bastante robusta. A potência do motor é de 245 cv.
Caminhão elétrico XCMG E7-49T
O modelo E7-49T da fabricante XCMG é o primeiro caminhão elétrico que foi produzido no mercado brasileiro, diferente dos modelos que possuem peças importadas. A capacidade de carga é de 49 toneladas e a potência de 482 cv.
Vale destacar que esses são apenas alguns dos exemplos disponíveis no mercado brasileiro, que está em ascensão. Portanto, a expectativa é que cada vez mais vejamos opções de caminhões elétricos no Brasil e com mais tecnologias disponíveis.
Essa tendência evidencia as movimentações recentes em prol da mudança da matriz energética e de um meio ambiente mais sustentável — e está chegando também no nosso país.
A expectativa é que opções sustentáveis se consolidem cada vez mais no mundo empresarial, reforçando a tendência de uma cultura verde.
Atualmente, os maiores mercados de caminhão elétrico do mundo são, respectivamente, a China, o continente europeu e os Estados Unidos, ainda de acordo com informações da IEA.
Qual é a autonomia de um caminhão elétrico?
Uma pergunta frequente em relação a esse tipo de veículo é sobre qual é a autonomia de um caminhão elétrico?
A capacidade máxima que um caminhão elétrico pode circular sem precisar reabastecer pode variar bastante de cada modelo.
Esse valor pode depender de variáveis como a capacidade de carga, perfil da rota, a carga transportada, o estilo de condução, entre outras coisas.
Contudo, geralmente, a autonomia de um caminhão elétrico fica em torno de 150 a 500 km. Entre os principais modelos disponíveis no Brasil, a média fica em torno de 200 km.
É importante salientarmos que os avanços tecnológicos não param. A expectativa é que as fabricantes sejam capazes de criar modelos com capacidades de carga e autonomia mais elevadas, sem que uma coisa comprometa a outra.
A tecnologia também tem evoluído em relação às formas de energia destes veículos sustentáveis, de modo que se diminua o tempo de carregamento das baterias e aumente-se a produtividade.
A seguir, confira algumas das principais marcas do mercado de caminhões elétricos e a faixa de autonomia de cada uma delas:
Autonomia de modelos de caminhões elétricos
- Volkswagen: a fabricante traz o modelo e-Delivery para o Brasil com autonomia de até 250 km;
- JAC Motors: a marca oferece o modelo JAC iEV1200T com autonomia de 200 km;
- BYD Auto: a montadora conta com modelos como o T8 com autonomia de 200 km;
- XCMG: a fabricante traz o modelo E7-49T com autonomia de 200 km.
Modelos fabricados no exterior podem ultrapassar a média dos ofertados no Brasil. A Volvo, por exemplo, lançou o modelo VNR Eletric nos Estados Unidos, com uma autonomia de 440 km. Já o modelo eActros LongHaul, da Mercedes-Benz, tem uma autonomia que chega a 500 km.
Qual o valor de um caminhão elétrico?
Mais uma dúvida comum em relação aos caminhões elétricos é sobre o valor. Por se tratar de um produto durável, tecnológico e sustentável, é de se imaginar que o investimento financeiro não seja baixo.
Todavia, o preço pode variar bastante de acordo com fatores como marca, capacidade de carga, autonomia, localidade de venda etc.
Por exemplo, o caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery custa na faixa de R$ 1 milhão, enquanto o Caminhão elétrico JAC iEV1200T, em torno de R$ 699.990. Já o E7-49T custa por volta de R$ 1,3 milhão.
Caminhão elétrico para empresas e motoristas vale a pena?
Bom, vimos que o caminhão elétrico traz uma série de vantagens, mas o investimento é alto. Portanto, leva a questionamentos se o veículo vale a pena para empresas e motoristas?
Apesar do mercado de caminhões elétricos estar em ascensão, a utilização de veículos elétricos em empresas, principalmente no Brasil, ainda está em uma fase muito inicial.
No entanto, é uma opção que pode ser considerada. Ainda que o valor de investimento seja alto, a longo prazo, os caminhões elétricos se mostram como uma alternativa de menor custo.
Por isso, considere as principais vantagens, como sustentabilidade, economia a longo prazo, melhoria da reputação da empresa e mais conforto para o motorista. Por outro lado, também leve em conta desvantagens como alto investimento inicial, tempo de recarga maior e necessidade de troca de baterias com o tempo.
Colocar essas vantagens e desvantagens na ponta do lápis e cruzá-las com os objetivos e prioridades da sua transportadora pode ajudar a definir se essa escolha faz sentido para você.
Afinal, de vantagens, vimos que há várias, então basta entender se elas atendem aos seus objetivos.
Conclusão
O caminhão elétrico é uma opção sustentável e durável que tem potencial para se tornar uma grande tendência no mercado ainda nesta década.
Mesmo com algumas desvantagens, os veículos elétricos têm se mostrado boas apostas para enfrentarmos questões ambientais e mudar a matriz energética.
Por isso, a troca de caminhões tradicionais por elétricos pode ser uma mudança significativa para empresas e motoristas.
Mas, pensando no alto investimento do caminhão elétrico, é essencial se preocupar com os gastos da sua empresa. É por isso que você não pode deixar de contratar um seguro de transporte de carga.
Afinal, já pensou ter que arcar com o prejuízo de perder todas as suas mercadorias?
Na corretora Mutuus Seguros, nossa parceira, você faz sua cotação online e consegue contratar um seguro de carga sem sair de casa! Converse com um especialista!
Ficou com alguma dúvida?