Publicado em 11/05/ 2022

RC Ambiental Transportes: Como ele protege o transportador?

No Brasil, a maior parte das cargas são transportadas pelas rodovias. Isso é um desafio enorme aos negócios, principalmente aos transportadores que estão diretamente envolvidos na prestação de serviço deste setor. Por isso o RC Ambiental Transportes é uma solução importante para qualquer transportador.

Quando falamos de transportes de carga de produtos que possam causar danos ambientais, o assunto fica ainda mais sério. Afinal, um tombamento ou vazamento da carga pode acarretar em danos ambientais severos, como contaminação do solo, das águas, do lençol freático, entre outros.

O RC Ambiental Transportes foi desenvolvido para proteger você e sua empresa de riscos, principalmente relacionados às atividades de transporte de mercadorias e resíduos, que possam causar danos ambientais por serem perigosos ou poluentes.

Se você é transportador e deseja entender melhor o que é o RC ambiental transportes, suas vantagens e benefícios, coberturas e demais informações, você chegou ao lugar certo. 

Acompanhe esse artigo e fique por dentro do assunto!

O que é o RC ambiental transportes?

rc ambiental transportes o que é

O RC Ambiental Transportes ou Seguro Ambiental Transportes oferece proteção no caso de acidentes de operações de transporte que, de alguma forma, afetem o meio ambiente.

O seguro é a solução mais adequada para quem vai transportar e entregar mercadorias e resíduos. Com o RC ambiental transporte, é possível fazer isso com maior segurança – e com responsabilidade ambiental.

O seguro RC Ambiental Transportes possui cobertura para danos ambientais causados por sinistros envolvendo cargas poluentes e perigosas. 

Como o RC ambiental transportes protege o transportador?

Possuir um RC Ambiental Transportes é o melhor resguardo que uma empresa pode possuir. Principalmente se pensarmos nas multas ou outras punições, nos casos de incidentes com cargas poluentes.

Além da segurança contra esses riscos, o RC Ambiental Transporte melhora a imagem da empresa perante seus parceiros e clientes.

Inclusive, o seguro garante tranquilidade quanto a saúde financeira de sua empresa e oferece medidas de preservação ao meio ambiente, caso ocorra um incidente.

Coberturas

As coberturas do seguro incluem custos com limpeza, danos corporais, materiais e ambientais decorrentes da poluição e até de corresponsabilidade do segurado pelo transporte de resíduos e materiais. 

O RC Ambiental Transportes oferece cobertura básica de:

  • Custo de monitoramento, águas de superfície e lençóis freáticos e remoção de contaminação do solo;
  • Danos pessoais e danos materiais causados à terceiros; 
  • Despesas de limpeza após poluição causada pela carga transportada.

Cobertura adicional para:

  • Poluição decorrente de eventos não acidentais; 
  • Poluição decorrente de carga fracionada não informada.

Ainda é possível contar com cobertura nos seguintes casos:

  • Para poluição decorrente de tanque de combustível e fluídos automotivos do meio de transporte;
  • Limite de garantia de até R$ 1 milhão; 
  • Parceria com empresa de atendimento emergencial.

Algumas apólices também oferecem cobertura de gerenciamento de crise, que significa a verba para contratação de assessoria de imprensa e mídia especializada para mitigar o risco de imagem, em caso de poluição.

Porém, é sempre importante checar quais as coberturas estão inclusas na proposta que você orça, pois ela pode variar de acordo com a seguradora ou plano escolhido.

Riscos excluídos

Alguns riscos ficam excluídos nas coberturas do RC Ambiental Transportes. Esse tipo de seguro não oferece garantia em caso de:

  • Atos dolosos – ou seja, por quaisquer danos ou perdas decorrentes de atos ilícitos dolosos praticados pelo segurado, pelo beneficiário ou pelo representante;
  • Beneficiários versus segurado – quaisquer perdas ou danos decorrentes de reclamação de um segurado ou beneficiário contra um segurado no âmbito da apólice;
  • Carregamento ou descarregamento em local contaminado;
  • Carga de posse de terceiro – poluição causada por carga em posse de terceiro, que não o segurado, seu representante ou subcontratado;
  • Carga em repouso – para períodos superiores a 36 horas;
  • Carga fora do meio de transporte – poluição posterior à entrega e enquanto a carga estiver armazenada fora do veículo;
  • Excesso de carga, peso ou altura;
  • Guerra, tumulto ou ato terrorista;
  • Incêndio ou explosão causados por combustão espontânea;
  • Má conservação do veículo;
  • Material nuclear ou microbiano;
  • Multas;
  • Transporte ou entrega inadequado;
  • Transporte irregular;
  • Transporte em vias proibidas.

Vale lembrar que cada seguradora terá suas especificidades quanto às coberturas inclusas, básicas e adicionais – e também sobre as coberturas que não fazem parte da apólice. 

É sempre importante ler com muita atenção a apólice do seu RC Ambiental Transportes e contar com o auxílio de uma corretora de seguros de confiança para que você contrate um seguro completo e que o proteja totalmente nas suas operações.

O RC ambiental transportes serve apenas para cargas perigosas?

rc ambiental transportes cargas perigosas

Se precaver de acidentes é fundamental. Para isso, você precisa tomar medidas de proteção que garantam a segurança da sua empresa. Se você é transportador de cargas perigosas, precisa se atentar ainda mais, uma vez que este tipo de carga exige prevenção específica e cumprimento de regulamentos.

Caso você esteja na dúvida sobre o que são cargas perigosas, confira abaixo alguns exemplos:

  • Produtos transportados em altas temperaturas;
  • Líquidos inflamáveis;
  • Gases;
  • Explosivos;
  • Substâncias radioativas;
  • Sólidos inflamáveis;
  • Corrosivos;
  • Substâncias tóxicas e infectantes;
  • Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos.

Basicamente, você precisa analisar quais os riscos que sua carga pode causar ao meio ambiente, às pessoas, às estradas e à saúde em geral na ocorrência de um acidente. Se os danos forem elevados, sua carga é classificada como perigosa.

Quais diferenciais adotar no transporte de cargas perigosas

Algumas cargas seguem regulamentações específicas para garantir que não prejudiquem o meio ambiente e as pessoas envolvidas no transporte desses produtos. 

Confira o que você deve considerar nesses casos, adotando medidas diferenciais:

Embalagem

A utilização de embalagens específicas para transportar e armazenar cargas perigosas é fundamental. É imprescindível identificar as características do item e incluir símbolos e marcações quanto aos riscos.

As embalagens precisam ter cor e volume adequado que facilitem sua identificação, eliminando os riscos de manuseio inadequado ou por engano dos produtos. Essas embalagens precisam ser feitas com materiais resistentes e duradouros, e devem estar em perfeito estado.

Circulação

Segundo a Resolução 3.665/2011, é vedado que veículos contendo cargas perigosas trafeguem em regiões com alta densidade populacional, próximos de reservatórios de água, entre outros locais que ofereçam um risco muito grande.

É importante verificar as legislações municipais e estaduais e verificar se o trecho de deslocamento possui restrições ou não.

Treinamento

O transporte de cargas perigosas deve ser realizado por motoristas autorizados e devidamente treinados, que tenham condições de exercer as tarefas com responsabilidade e segurança.

Caminhão

O caminhão deve estar em dia com suas revisões e manutenções. O caminhão e a embalagem devem ainda ser compatíveis com a carga a ser transportada e suas características.

É possível contratar o RC ambiental transportes junto com o seguro de carga?

Essa é uma dúvida muito frequente dos transportadores e a resposta é sim, é possível contratar o RC Ambiental Transportes junto com o seguro de carga – a recomendação é, inclusive, que ele esteja incluso no seguro de carga.

O RC Ambiental Transportes não se aplica apenas em casos de cargas perigosas. O seguro deve ser contratado também para cargas que oferecem menos riscos, como leite e roupas sujas de óleo, por exemplo.

Se tombar um caminhão carregado com produtos menos perigosos e esses produtos caírem em um rio, por exemplo, também se entende como poluição do meio ambiente. Nesse caso, também haverá custo de limpeza e remoção da carga tombada.

Ou seja, o RC Ambiental Transportes é válido tanto para cargas não perigosas – como grãos, hortifruti e calçados – como para as perigosas, como petróleo, sólidos ou líquidos inflamáveis e materiais corrosivos.

RC ambiental transportes: Como acionar o seguro?

acionar o rc ambiental transportes

No caso de um sinistro que cause danos ao meio ambiente pela carga, é preciso acionar e comunicar imediatamente à seguradora. Todos os contatos para fazer essa comunicação estão descritos na sua apólice.

Para que o sinistro seja confirmado e os prejuízos reparados pela seguradora contratada, os danos ambientais e suas causas precisam ser comprovados. Para essa comprovação, você precisará apresentar os laudos de um órgão ambiental competente.

Também é necessário comprovar que os danos foram ocasionados por colisão, tombamento, capotagem ou outro acidente em decorrência de operações de transporte.

Como contratar?

O seguro RC Ambiental Transportes pode ser contratado por transportadoras ou pelos próprios donos das mercadorias. Para contratar um RC ambiental transportes, basta você entrar em contato com uma corretora de seguros e solicitar um orçamento.

Fale com um especialista em seguros da Mutuus para tirar todas as suas dúvidas. Todo o atendimento é online, é só clicar aqui e preencher o formulário. Em breve, você terá algumas opções de seguradoras, coberturas e orçamentos diferentes em mãos para analisar o que se encaixa melhor na sua empresa.

Conclusão

Quando as regras são seguidas e todos os cuidados necessários são tomados, o transporte de cargas perigosas acontece com mais tranquilidade, com menores riscos de inconvenientes, seja para o motorista, a terceiros ou ao meio ambiente.

Por isso, é fundamental compreender as peculiaridades desse tipo de transporte e contratar o RC Ambiental Transportes. Seja cauteloso na hora de transportar esse tipo de carga pois, além de seguir as regulamentações, você precisa fazer sua parte na hora de transportar materiais perigosos

O desconhecimento, nesse caso, pode custar caro, expor sua empresa a ameaças financeiras, reputacionais e organizacionais, sem contar os danos ambientais graves causados nessas situações.

Agora que você está por dentro do assunto, não tem desculpas para não contratar o RC Ambiental Transportes. Assim, você pode ficar tranquilo enquanto sua empresa desenvolve as atividades comerciais necessárias com responsabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
F-azul-transp.png

Seja um assinante Frete com Lucro e receba conteúdos exclusivos.