Custo de oportunidade é um item essencial e precisa estar no seu radar, caso você deseje entender se realmente está utilizando os seus recursos da forma correta.
Se você nunca olhou para este conceito, então chegou a hora de entender isso!
Dentro da nossa série sobre cálculo de fretes, o custo de oportunidade precisa estar embutido no valor do frete cobrado do cliente, porque representa um investimento que você fez na sua frota.
Porém, o custo de oportunidade não representa apenas uma remuneração de capital, é um conceito muito mais amplo, e que pode ser utilizado de várias formas dentro e fora do seu negócio.
Se você pensar bem, vai perceber que na vida tudo tem um custo, que pode ser:
- Dinheiro
- Tempo
- Saúde
- Emocional
- Família
E infelizmente não podemos ter tudo isso ao mesmo tempo, é preciso escolher uma para cada situação e renunciar à todas as outras.
É claro que em muitas vezes você até consegue conciliar alguma delas, mas certamente você nunca conseguirá ficar com todas as opções.
Dentro da sua empresa não é diferente, quando você decide usar o seu rico dinheiro na compra de um veículo novo, você está renunciando a todas as outras possibilidades que aquele dinheiro teria de rentabilizar.
Portanto, se você quer saber de que forma é possível aplicar esse conceito no seu negócio e na sua vida, continue lendo este artigo.
Nele você vai aprender mais sobre:
- Capital próprio x Financiamentos
- Qual taxa utilizar
- Como fazer o cálculo do custo de oportunidade por mês da sua frota
- O custo de oportunidade da sede da sua transportadora
- O uso do seu tempo nas atividades e o custo de oportunidade
Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse artigo com seus amigos para que todos possam aprender sobre o custo de oportunidade, seja nos negócios ou na vida pessoal.
CAPITAL PRÓPRIO vs FINANCIAMENTOS
Ao adquirir um veículo novo para sua empresa, você tem a opção de:
- Comprar à vista
- Comprar em poucas parcelas, talvez sem pagar juros
- Comprar através de consórcio
- Comprar através de financiamento
Na opção de comprar financiado, você sabe que pagará juros por essa aquisição, não tem choro, e mesmo no consórcio você pagará uma taxa de administração.
Então, com base nisso, eu te pergunto:
- Se você calcula a depreciação de veículos, quem paga a conta dos juros no caso de financiamento?
- Caso você tenha comprado o veículo à vista, será que é justo não calcular a remuneração desse capital?
É aí que entra o custo de oportunidade, quando o banco te empresta o dinheiro para comprar um bem, o custo de oportunidade dele são os juros cobrados de você.
Então, da mesma forma, se o dinheiro é seu e não do banco, é justo que você também faça esse cálculo dos juros que receberia, e inclua isso no cálculo de fretes.
Ou seja, o custo de oportunidade sempre deverá ser embutido no preço do frete, a diferença é como você vai calculá-lo, se o bem foi adquirido em um:
- Consórcio: pode ser a taxa de administração cobrada de você
- Financiamento: podem ser os juros cobrados mais as taxas agregadas
- Capital próprio: você pode escolher alguma taxa de aplicação financeira
QUAL TAXA UTILIZAR
Dentro do ramo de transporte rodoviário de cargas existem vários temas sobre como calcular a remuneração de capital próprio, e vou te mostrar aqui alguns deles.
ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres
Considera uma taxa de 12% ao ano, aplicados sobre o valor teórico médio do investimento. Importante ressaltar que esse estudo é antigo, e pode ter sofrido alterações nos valores.
GEIPOT – Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes
Este órgão do Ministério dos Transportes foi extinto, mas mantém uma página com informações sobre o cálculo da remuneração de capital, que você pode conferir aqui.
Ah, a taxa sugerida por eles também é de 12% ao ano, aplicados sobre o valor médio teórico do veículo.
NTC – Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística
A NTC, representante das empresas no setor de transporte rodoviário, sugere uma fórmula que você pode conhecer clicando aqui, mas não diz que taxa utilizar.
A sugestão do Frete com Lucro
Trabalhar com uma taxa de 12% ao ano pode ser uma referência, mas a verdade é que não representa de fato o que está acontecendo ano a ano, e mês a mês na economia.
Por este motivo, nós sugerimos que você use dois indicadores para descobrir a sua taxa ideal:
- Taxa Selic: considerada a taxa básica de juros para financiamentos na economia brasileira, veja tabela aqui;
- Taxa de Poupança: a inflação corrói o nosso dinheiro, por isso é interessante que você use essa tabela de taxas da poupança para, ao menos, equiparar o valor do investimento.
Vamos falar mais à frente como você pode usar estas taxas no seu cálculo do custo de oportunidade.
COMO FAZER O CÁLCULO DO CUSTO DE OPORTUNIDADE POR MÊS DA SUA FROTA
O cálculo do custo de oportunidade pode ser relativamente simples, mesmo assim é muito importante que você tome alguns cuidados, para que no fim tudo saia conforme o previsto.
Por isso, vou te mostrar um método mais completo, que retirei integralmente do site da Rafaela Campos Benatti, do Blog Desafios da Logística:
Custo Médio Mensal
- Pmr – Parcela por mês da remuneração do capital investido
- R – Coeficiente aplicável ao valor do veículo novo (VN)
- J – Taxa de juro anual (considerar 15% ao ano)
- n – Vida útil em anos
- K – Índice de revenda do veículo = VR / VN
- VN – Valor do veículo novo
- Valor do coeficiente aplicável ao preço do veículo,
R = {[(2 + (n – 1)) * (K+1)] / (24*n)} * j
Valor da parcela mensal da remuneração,
Pmr = {[(2 + (n – 1)) *(K+1)] / (24*n)} * j *VN
Exemplo: Valor de um Veículo Novo Scania (VN) = R$ 348.078,00
(Com base em preços de mercado, estima-se um valor percentual de 60% sobre o preço do veículo novo, para o valor do veículo com 6 anos de uso (em frota de serviço), sendo assim K = 0,60 e n = 6).
Tomando os valores do exemplo:
R = {[(2 + (6 – 1)) * (0,60 + 1)] / (24*6)} * 0,15
R = 0,0117 (Valor do Coeficiente)
Pmr = R * VN
Pmr = 0,0117 * 348.078,00
Pmr = R$ 4.060,91 (Valor mensal da parcela de Remuneração do Capital).
Agora vamos a um exemplo mais simples (que eu prefiro), com uma planilha em Excel para te ajudar no cálculo.
Basta você seguir estas orientações do Fernando Sobral, do Interlogis.
A fórmula é a seguinte:
E para usá-la facilmente clique no botão abaixo e baixe agora a planilha feita pela Interlogis.
O CUSTO DE OPORTUNIDADE DA SEDE DA SUA TRANSPORTADORA
Estamos aqui falando de custo de oportunidade, e muita gente não percebe um fator, que na minha opinião, é de extrema importância.
Como é a sede da sua empresa, própria ou alugada?
Se a resposta for alugada, então você sabe que todo mês tem um custo fixo a pagar, e olha que é um custo bem importante devido ao alto valor mensal.
Agora, se a sua resposta for própria, então queria que você refletisse se algum custo é apropriado mensalmente com relação a esse imóvel.
Você já imaginou que, se não tivesse a sua empresa usando este imóvel, você poderia lucrar alugando para outra empresa? Ou mesmo vender o imóvel e usar o recurso em um novo investimento?
Esse é o custo de oportunidade que você precisa medir, se hoje o seu imóvel está sendo usado por um empreendimento seu, nada mais justo que este empreendimento “pague” por isto.
O que você acha? Faz sentido para você esta visão? Aproveite e confira algumas dicas de gestão para transportadoras e embarcadores.
Coloque lá embaixo a sua opinião 😉
USO DO SEU TEMPO NAS ATIVIDADES E O CUSTO DE OPORTUNIDADE
Tempo é um bem muito, muito precioso!
Esta frase é interessante, mas ela não te revela qual tempo é precioso, porque a única pessoa que sabe disso é você mesmo.
O seu tempo é precioso para você, e é preciso saber como usá-lo todos os dias.
Toda vez que você decide fazer algo, está automaticamente renunciando fazer outra coisa, e o custo desta oportunidade pode muitas vezes ser medido.
Imagine, por exemplo, que você precise criar indicadores de desempenho para seu negócio, e que precisará de um bom tempo para isso.
Supondo que você ganhe R$ 8 mil por mês, e que o tempo necessário para fazer essas planilhas seja de 20 horas.
- R$ 8 mil divididos por 22 dias úteis no mês = R$ 363,64 por dia
- R$ 363,64 divididos por 8 horas de trabalho = R$ 45,45 por hora
- R$ 45,45 vezes 20 horas = R$ 909,00
O que você faria se soubesse que pode comprar essas planilhas prontas por pouco mais de 20% do valor do seu tempo?
Esse é o custo de oportunidade, saber onde e quando alocar o seu tempo de uma forma extremamente produtiva.
Caso você tenha gostado da ideia das planilhas, com indicadores de desempenho logístico, clique aqui.
CONCLUSÃO: CUSTO DE OPORTUNIDADE
Ter em mente que toda decisão sua acaba gerando uma renúncia para outras opções pode ser sufocante, não é mesmo?
Não se preocupe em acertar todas, mas ao menos tente medir o custo das outras oportunidades que aparecem à sua porta todos os dias.
Trazendo o assunto para a nossa série sobre cálculo de fretes, lembre-se que o capital já está investido na frota, seja ela de propriedade do banco (por enquanto), ou sua mesmo.
Por isso, não deixe de calcular com detalhes o custo de oportunidade do dinheiro investido no seu negócio, e tente embutir este custo na sua planilha de fretes.
Aproveite, e não deixe de ver os demais artigos da série sobre cálculo de fretes:
Série: Cálculo de fretes
- [01/17] – Como fazer o cálculo de fretes sem perder dinheiro.
- [02/17] – Por que você pode perder dinheiro se não calcular a cubagem?
- [03/17] – 7 motivos para você considerar a depreciação no seu cálculo de fretes.
- [04/17] – Por que o custo de oportunidade não pode ficar de fora da sua planilha?
- [05/17] – Como calcular seu custo fixo por dia?
- [06/17] – Quais as vantagens de saber o custo variável por km rodado?
- [07/17] – 7 fatos que talvez você não saiba sobre custo direto.
- [08/17] – Por que normalmente os autônomos se esquecem do custo indireto?
- [09/17] – Qual a maneira correta de calcular o Ad Valorem?
- [10/17] – Qual o percentual correto deve ser utilizado no GRIS?
- [11/17] – Tabela completa com todas as generalidades cobradas no mercado.
- [12/17] – Como fazer o cálculo do pedágio usando mais de um formato?
- [13/17] – A carga tributária que você paga atualmente está correta?
- [14/17] – Qual margem de lucro devo usar no mercado de transportes?
- [15/17] – Como colocar corretamente os ingredientes para a formação do preço do frete?
- [16/17] – Qual é o ponto de equilíbrio de uma viagem?
- [17/17] – Planilha de frete, que automatiza o processo de cálculo de fretes.
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