Publicado em 29/06/ 2020

Modelo de Proposta Comercial de Transporte de Cargas [BAIXE GRÁTIS]

Como você está se saindo com sua empresa de transportes? Tem clientes o suficiente para lhe dar bons fretes, com os quais você paga suas contas e lhe sobra um bom dinheiro? Já vou logo um pouco além: já pensou em ter um modelo de proposta comercial, para você se apresentar melhor para seus clientes?

Se esta é a sua situação eu honestamente fico muito feliz por isso. Tenho certeza de que existem, sim, empresários do ramo e transportadores autônomos que não têm do que reclamar.

Entretanto, eu sei que esta não é a situação da maioria das pessoas e empresas que atuam com transportes.

Modelo de proposta comercial: Conquiste mais clientes

Modelo de proposta comercial: Conquiste mais clientes

Se você chegou até este material, eu acredito que talvez esteja pensando em diversas formas de conseguir novos clientes.

Independente da forma como você irá chegar até este cliente, é importante que você apresente uma proposta comercial, que tenha uma apresentação bacana do seu trabalho.

Baseado nisso, eu resolvi disponibilizar gratuitamente um modelo de proposta comercial para empresas de transportes apresentarem aos seus possíveis clientes.

Mas, antes, tenho uma pergunta: Você sabe exatamente o que é uma proposta comercial e para que ela serve?

Proposta comercial: O que é e para que serve?

Uma proposta comercial é um documento que contém as informações sobre os seus serviços e empresa. Você, por exemplo, caminhoneiro ou transportador, deve usá-la como forma de melhorar o processo de prospecção de clientes para novos fretes.

Aliás, sabemos muito bem como prospectar clientes não é uma tarefa fácil, certo?

Dessa maneira, um modelo de proposta comercial é um documento que ajuda você a gerar uma conexão transparente e cordial com possíveis futuros parceiros de negócio. Além disso, questões legais já ficam devidamente esclarecidas dentro dela.

A proposta comercial serve, assim, como uma forma de o possível cliente receber todas as informações das quais ele necessita para a tomada de decisão. E cabe a você, o dono do negócio, saber transmitir com clareza tudo o que ele precisa.

Modelo de proposta comercial: Quais perguntas a proposta deve responder?

Logo adiante, você vai entender o passo a passo da construção de uma proposta comercial — e, logo ao final, vai receber um modelo de proposta comercial gratuito.

Mas, antes de chegarmos lá, eu vou pontuar aqui para você as principais perguntas que uma proposta comercial geralmente pretende responder:

  • Quem é você e sua transportadora, e o que fazem;
  • Como você pode solucionar o principal problema do cliente;
  • Como essa solução pode ser realizada por você;
  • Quais os recursos que você vai precisar empregar (dinheiro, tempo e outros).

Modelo de proposta comercial: Conheça o seu potencial cliente

Mas, se você não conhecer bem o seu potencial cliente, as perguntas acima não serão bem respondidas. Por isso, um passo anterior e indispensável é pesquisar ou conversar bem com o cliente para entender as suas necessidades.

A partir disso, além de você poder construir uma proposta comercial perfeita, demonstrará que se importa com ele e com os seus problemas.

Modelo de proposta comercial: O que deve constar em uma boa proposta?

Uma proposta comercial deve chamar a atenção do cliente, tanto no aspecto visual quanto de conteúdo.

É uma das primeiras formas de contato com seu novo cliente, senão a primeira, e por isso você precisa caprichar.

O seu modelo de proposta comercial deve explicar com clareza e objetividade quais são as suas intenções com aquela empresa, e por que eles deveriam confiar a você os serviços de frete.

Os itens indispensáveis em um bom modelo de proposta comercial são:

1. Capa da proposta

A capa da proposta é onde você coloca a logomarca da sua empresa, e uma breve descrição de suas intenções com aquele possível cliente.

É importante escrever na capa o nome do diretor ou gerente que irá ler a sua proposta, isso valoriza este profissional, e traz pessoalidade para o documento.

2. Índice da proposta

Um bom modelo de proposta comercial precisa relacionar os tópicos da proposta em um índice. Isso demonstra organização e também uma visão prévia do que será encontrado no documento.

3. Introdução

É onde você apresenta o documento, uma forma de ambientar o leitor sobre o que vem à frente.

Na introdução você não se aprofunda no tema, apenas abre a porta para o leitor conhecer as suas intenções e sua empresa.

4. Solução proposta

Um cliente quer ler soluções, por isso você deve apresentar no modelo de proposta comercial como irá resolver os problemas dele, mostrando características desta fórmula, e quais as vantagens que ela oferece.

5. Valores dos fretes

O modelo de proposta comercial precisa constar a apresentação dos valores que você pretende cobrar pelo frete. Essa apresentação tem que ser feita da forma mais clara possível.

É importante tentar entender como este possível cliente já trabalha com outras empresas de transporte, para mostrar uma precificação que pareça familiar a ele.

6. Informações da empresa

O seu possível cliente precisa formar uma ideia na cabeça de como a sua empresa é, e contar um pouco da história do negócio, como foi no início e como vem crescendo, ajuda nesta contextualização.

7. Veículos

Saber quais são os veículos que você pode disponibilizar para este cliente é muito importante.

Se você possui veículos mais novos, melhor ainda, porque assim o cliente pode entender que haverá menos manutenções e, consequentemente, menos atrasos nas entregas.

8. Seu nome

Pessoas se identificam com pessoas, e não com empresas.

Se você fizer um contato pessoal não precisa colocar esta parte na proposta.

Agora se você vai apenas enviar esta proposta por e-mail, então é fundamental que a pessoa que irá ler este documento saiba quem é você.

No seu modelo de proposta comercial, é importante haver uma descrição sobre você que possa ajudar na venda dos seus serviços.

Você deve colocar a sua experiência no ramo e contar há quantos anos já faz isso. Uma coisa legal é colocar gostos pessoais e hobbies, as pessoas se identificam com isso.

9. Dados cadastrais

Informações cadastrais permitem ao cliente saber que você tem uma empresa constituída, com endereço e telefone fixo.

Você deve saber, tanto quanto eu, que o transporte pode envolver valores absurdos das cargas, passando as vezes de milhões de reais.

Mesmo tendo as cargas seguradas, a empresa cliente não quer passar por transtornos, prefere negociar com empresas que confiam. Então, estas informações precisam estar presentes no seu modelo de proposta comercial.

10. Contato

Coloque nos contatos o máximo de informação possível, como telefone fixo, celular, WhatsApp, além do seu site (se houver) e e-mail.

Tome o cuidado para não colocar telefones que você quase não usa, porque o cliente poderá tentar falar contigo e, se não conseguir, ficará com uma impressão ruim da sua empresa.

Modelo de proposta comercial: Outras práticas importantes

Modelo de proposta comercial: Outras práticas importantes

Quando você redige um documento ou um contrato, está imprimindo quem você ou a sua empresa é dentro daqueles escritos.

Independentemente de você criar o próprio modelo do zero ou usar o nosso modelo de proposta comercial, você deverá, em ambos os casos, acrescentar informações.

Assim, para ser persuasivo e realmente realizar novos fechamentos de negócios em frete, existem outras boas práticas que merecem ser destacadas.

  1. Cuide da parte ortográfica. Você deseja convencer o seu prospect sobre a qualidade do seu serviço ou da sua marca, certo? Então, evite erros bobos de ortografia na hora de escrever ou preencher, incluindo aqueles básicos de digitação;
  2. Demonstre que o seu serviço ou empresa é o ideal. Talvez você vai enviar a proposta por e-mail, WhatsApp ou até entregar em um encontro presencial. Em qualquer um dos casos, a postura e tranquilidade na fala/escrita sempre reforçam o conteúdo da apresentação.

Bônus: Não se esqueça do follow-up!

Follow-up“, do inglês, significa acompanhar ou fazer um acompanhamento.

E é exatamente isso que você precisa fazer depois de enviar o modelo de proposta comercial para o seu cliente: monitorar e fazer uma avaliação do processo.

Trata-se de uma prática importante para se conseguir resultados em vendas B2B (empresa para empresa). Muitas vezes, o seu cliente em potencial pode estar lidando com vários problemas ao mesmo tempo, de modo que ele acaba se esquecendo de te retornar.

Com o follow-up, você não fica de braços cruzados esperando por uma resposta dos céus, mas toma a iniciativa e faz o acompanhamento até a tomada de decisão final.

Modelo de proposta comercial – Conclusão

Para concluir, um bom modelo de proposta comercial é uma maneira de entender o potencial cliente, colocar-se no lugar dele e mostrar o seu posicionamento de mercado.

Esse posicionamento deve ser claro e objetivo, de modo com que ele consiga entender perfeitamente como você poderá livrá-lo de problemas.

Aliás, não se trata apenas de livrá-lo de problemas. Você também precisa mostrar por que ele deve escolher você e não o seu concorrente. O modelo de proposta comercial é meio caminho andado para você conquistar os clientes que você deseja.

Agora, está esperando o quê? Use o seu tempo com este assunto, baixe o nosso modelo disponibilizado e faça o seu melhor! Se você começar agora, com certeza, quando menos esperar, estará colhendo os frutos! 😉

Redação do Frete com Lucro

Redação do Frete com Lucro

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