5 Vantagens de agregar caminhões em uma empresa de transporte para conhecer!
5 Vantagens de agregar caminhões em uma empresa de transporte para conhecer!

Caminhoneiros autônomos, muitas vezes, precisam lidar com a falta de demanda — o que pode causar estresse e uma renda insatisfatória. Ao mesmo tempo, alguns preferem não trabalhar com vínculo empregatício em uma empresa de transporte de cargas para ter mais liberdade.

Para resolver a situação, existe a possibilidade de procurar uma empresa para agregar caminhões. O processo pode ser vantajoso, mas é importante entender como se faz para agregar veículo em uma transportadora e saber como escolher uma boa empresa.

Quer saber mais? Continue lendo para entender essas questões e veja 5 vantagens de agregar seu veículo em uma transportadora!

5 Vantagens de agregar seu caminhão

Um motorista agregado pode se beneficiar de uma maior liberdade, ao mesmo tempo em que consegue ter previsibilidade de receita se encontrar uma boa empresa para agregar seus caminhões.

A seguir, acompanhe 5 vantagens de agregar seu caminhão em uma empresa de transportes. Confira!

1. Ter mais liberdade

Existem pessoas que preferem trabalhar registradas, uma vez que isso dá a elas a sensação de segurança. Benefícios como vale-refeição e plano de saúde podem ser diferenciais interessantes. No entanto, há profissionais que não gostam da ideia de se prender a um empregador.

Para quem deseja ser o próprio patrão, trabalhar como motorista agregado pode garantir maior liberdade. Assim, mesmo prestando serviço para uma transportadora, você pode combinar fretes com outros clientes.

Naturalmente, é preciso lembrar que essa liberdade requer ainda mais responsabilidade e disciplina. Por isso, os profissionais agregados fazem bem em manter algum dinheiro reservado para lidar com imprevistos.

2. Ter previsibilidade de receita

Ao mesmo tempo em que oferece liberdade, o trabalho agregado aumenta a previsibilidade de renda. Entre os caminhoneiros, é comum passar dias sem conseguir fazer um frete — o que gera estresse e prejudica a receita.

No entanto, quem trabalha como agregado para uma transportadora tem previsibilidade de carga. Há transportadoras que até mesmo criam as rotas que os motoristas devem fazer, o que otimiza as atividades.  Assim, o modelo de trabalho proporciona maior segurança financeira.

3. Ter melhores condições para enfrentar a concorrência

A concorrência no mercado de transportes é grande, de modo que é importante lidar com ela de maneira estratégica. Quando você agrega o seu caminhão em uma transportadora, não é preciso continuar procurando fretes.

Caso você decida procurá-los, eles servirão apenas como um complemento para a sua renda. Assim, continuará existindo uma grande quantidade de profissionais no mercado. No entanto, o agregamento pode fazer com que você se torne mais forte diante de outros companheiros de profissão.

4. Ter o apoio de uma transportadora

Quem tem um veículo agregado em uma transportadora geralmente possui um acesso facilitado dentro da empresa. Com isso, o profissional pode se beneficiar do apoio operacional dela. E vale destacar que algumas empresas se encarregam até mesmo da manutenção de seus caminhões agregados.

Circular pelas instalações de uma transportadora também pode ajudar você a conhecer outros profissionais. Depois de algum tempo, essa rede de contato pode gerar novas oportunidades de trabalho.

5. Poder construir uma boa reputação

Quando uma pessoa trabalha como empregado, precisa ser um bom profissional. No entanto, parte da segurança que ela tem se deve ao registro na carteira de trabalho. Por outro lado, quando se trata de um autônomo agregado, a situação é diferente.

Para continuar trabalhando como agregado, é preciso prestar serviços com excelência. Quando você faz isso, sua reputação no mercado começa a se fortalecer. Outras pessoas talvez ouçam a seu respeito, e isso pode gerar oportunidades de trabalho.

Essa boa reputação pode até mesmo fazer com que o seu trabalho seja mais valorizado. Por isso, vale a pena investir na construção da sua imagem como profissional.

Como agregar um veículo em uma transportadora?

Depois de conhecer as vantagens de agregar caminhões em uma empresa de transporte, é preciso ter em mente como fazer isso.

Acompanhe!

Documentos

Para ser aceito como agregado, é necessário ter a documentação completa e atualizada. Caso você seja um caminhoneiro autônomo, os documentos solicitados costumam ser:

  • Carteira de identidade;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Comprovante de residência;
  • RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Além desses documentos, você deve ter uma conta bancária para receber os pagamentos. Se você tem uma empresa, é preciso apresentar também:

  • Contrato social;
  • Comprovante de endereço da empresa;
  • Conta bancária da empresa.

Requisitos

Também é preciso atender a alguns requisitos. Por exemplo, as empresas que agregam caminhões geralmente aceitam apenas veículos com menos de 10 anos. Essa é uma forma de reduzir os riscos de acidentes e manter a pontualidade nas entregas.

Além disso, é preciso fazer um seguro para o seu caminhão. Algumas transportadoras fazem esse seguro para o proprietário e depois descontam o valor do pagamento. Outras podem exigir que você mesmo o faça, seguindo determinadas regras.

Outra exigência pode ser o uso do rastreador, visto que os seguros de carga geralmente demandam esse equipamento nos caminhões. Logo, se o seu caminhão ainda não tem esse recurso, informe-se sobre essa necessidade antes de agregar seu veículo.

Certidões 

Geralmente, o agregamento de caminhões requer também a apresentação de certidões relacionadas à:

  • sua situação fiscal;
  • processos cíveis e criminais;
  • inquéritos policiais.

Por fim, verifique se a transportadora exige a realização de algum curso para assumir a posição como agregado. Se houver essa exigência, você deverá apresentar o certificado.

Como escolher uma empresa para agregar caminhões?

Você pode conhecer empresas agregadoras em divulgações cotidianas. Mas certas oportunidades de trabalho não são divulgadas amplamente. Por isso, uma maneira de encontrar uma empresa para agregar seu caminhão é manter contato com colegas de profissão.

Se eles já tiverem prestado serviço para algumas transportadoras, procure saber o que acharam da experiência. Outra dica é buscar possibilidades na internet. Quando encontrar uma empresa de transporte que está precisando agregar caminhões, pesquise o que outros profissionais acham dela.

Como vimos, encontrar uma empresa para agregar caminhões pode ajudar você a obter uma renda mensal previsível. Isso pode até mesmo abrir novas oportunidades no futuro, na medida em que a sua rede de contatos aumentar.

A área de transportes se destaca pela grande concorrência, não é? Saiba como montar uma empresa de entrega expressa e se diferenciar nesse mercado!