Publicado em 25/08/ 2021

Saiba a importância do roteirizador Via Fácil e como ele organiza e otimiza suas rotas — com maior margem de lucro

Quem trabalha com o transporte de cargas encontra uma dificuldade comum nas entregas: o cálculo dos custos totais das viagens. Com tantas variáveis que incidem sobre esse serviço, muitas transportadoras podem errar nessa análise. Para isso, um roteirizador como o Via Fácil pode auxiliar.

As ferramentas voltadas para esse objetivo facilitam o cálculo, ao considerar custos importantes nas viagens — como pedágios e combustível.

Quer entender como o roteirizador Via Fácil funciona e todas suas vantagens para a transportadora? Confira as informações a seguir!

Para que serve o roteirizador Via Fácil?

O Via Fácil é um sistema que traz algumas soluções para viagens, transportes e pedágios. Mais conhecido pela denominação oficial Sem Parar, as ferramentas que ele oferece são conhecidas por motoristas e empresas.

Entre as ferramentas do Via Fácil, estão o sistema de pagamentos automáticos de pedágios e o roteirizador — agora conhecido como “trace sua rota”. Assim, utilizar esses serviços traz mais controle sobre as viagens e também uma vantagem competitiva para a transportadora.

No entanto, é fundamental entender como os recursos do roteirizador Via Fácil funcionam e quais são os benefícios para as viagens. Afinal, somente com essas informações será possível determinar se eles serão realmente vantajosos para sua transportadora e para suas viagens.

Lembre-se que a contratação também acarreta custos e novas rotinas na transportadora. Ademais, é preciso criar o hábito de utilizar o roteirizadores, como o Via Fácil, e orientar os motoristas a seguirem as determinações da empresa.

Via Fácil e o pagamento automático de pedágios

O serviço mais conhecido da Via Fácil é o pagamento automático de pedágios. Apesar de ser comum nessa área, ele também pode ser utilizado em estacionamentos, postos de combustíveis e em estabelecimentos para limpeza de veículos.

O pagamento normal de um pedágio requer que o motorista tenha o dinheiro ou outra forma de quitação em mãos. Então ele espera na fila da cabine até chegar a sua vez, depois faz o pagamento e a cancela é liberada. Isso é bem mais prático com o Via Fácil!

Via Fácil Sem Parar

Já o sistema Via Fácil Sem Parar permite a utilização de cabines exclusivas e não há necessidade de esperar o pagamento. Nesse cenário, o veículo é identificado em movimento e o valor do pedágio é lançado automaticamente em uma conta previamente informada.

Isso é possível por conta de uma tag localizada no veículo. Ela é um adesivo que deve ser fixado no para-brisa e contém ferramentas para identificação do caminhão e da conta. Dessa maneira, equipamentos na praça de pedágio fazem a leitura da tag e a cobrança automática.

Essa ferramenta é contratada por meio da Via Fácil Sem Parar e só será aceita em pontos conveniados. Para isso, há o pagamento de mensalidades — que podem ter valores variados de acordo com o plano.

Como funciona o Via Fácil?

Outro sistema disponível para motoristas e transportadoras diz respeito ao roteirizador. É comum confundir esse serviço com aplicativos de GPS, como Waze e Google Maps, mas há diferenças importantes.

O roteirizador Via Fácil não demonstra apenas o caminho que deve ser percorrido até o destino da viagem. Nesse serviço, é possível fazer realmente um roteiro de viagem, escolhendo o melhor percurso dentre as diversas paradas necessárias.

Logo, é possível escolher destinos variados, quando a viagem compreende mais de uma entrega, além de fazer cálculos automáticos. O roteirizador Via Fácil visa englobar os pedágios do percurso, o gasto com combustível e paradas necessárias, os melhores caminhos e outros fatores.

Com o Via Fácil, o motorista terá um plano de viagem completo e detalhado. Já a transportadora pode ter em mãos os custos detalhados de todo o transporte. Desse modo, é possível ter um controle mais eficiente dos fretes.

Qual é a importância da roteirização?

Roteirizador Via Fácil para viagens

Utilizar o roteirizadores como o Via Fácil, por exemplo, traz diversas vantagens importantes para a empresa de transportes. Veja a seguir as principais:

1. Otimizar as rotas

O primeiro motivo para utilizar o roteirizador Via Fácil é otimizar as rotas de viagens da sua frota. Com a quantidade de rodovias, estradas e percursos que podem ser utilizados, saber o mais curto e o mais rápido é fundamental.

Utilizando um otimizador de rotas do Via Fácil, você pode se surpreender com alguns caminhos adotados. Isso porque o roteirizador pode escolher entre caminho mais curto, com menos pedágios ou o mais rápido, considerando velocidades máximas.

Assim, é possível otimizar o tempo e, consequentemente, os custos das viagens. Ademais, ele traz mais liberdade para o motorista que, em caso de problemas como acidentes e desvios, pode escolher rotas de emergência.

2. Organizar as entregas

Outra vantagem importante do roteirizador Via Fácil é a organização das suas entregas. Muitas vezes é possível transportar cargas para diversos embarcadores e utilizar veículos específicos para cada rota. Assim, você pode trazer mais eficiência para os serviços.

Com o roteirizador Via Fácil, é possível reunir diversas entregas em uma só rota, verificando qual será a mais eficiente. Então fica mais fácil organizar todas as viagens, encontrar aquelas mais benéficas e oferecer serviços mais vantajosos para os clientes.

3. Reduzir custos

Essa otimização e organização traz uma consequência clara: a redução de custos. Ao conseguir traçar rotas vantajosas e eficientes com o roteirizador Via Fácil, além de reunir diversas entregas em uma viagem só, a empresa gastará menos com combustível, diárias e tempo.

A redução de custos também se dá pela escolha da rota com menos consumo de combustível e pagamentos de pedágios e serviços. Ademais, selecionar estradas mais bem cuidadas e com menos trânsito reduz a necessidade de manutenção dos veículos de entrega.

4. Aumentar a margem de lucro

Você percebeu que com a roteirização Via Fácil haverá um controle maior sobre os custos das viagens. Questões como pedágios, combustível, diárias e serviços são calculados previamente e podem ser otimizados.

Então, com esse controle em mãos, você pode aumentar a margem de lucro da empresa ou oferecer preços com condições mais acessíveis. Isso traz aumento na receita da sua transportadora e uma vantagem competitiva clara.

Conseguiu entender o que é o roteirizador Via Fácil e as demais soluções que estão disponíveis? Vale ressaltar que há outras maneiras de trazer eficiência e redução de custos nas suas entregas — como a contratação de seguros para arcar com despesas imprevistas.

Quer conhecer os planos e alternativas de seguros de cargas disponíveis? Então fale com a nossa parceira Mutuus!

Guilherme Bitencourt

Guilherme Bitencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
F-azul-transp.png

Seja um assinante Frete com Lucro e receba conteúdos exclusivos.