Manutenção Preventiva em Transportadoras: 4 Perguntas e Respostas

Publicado em 22/09/ 2021

Você sabe o que é manutenção preventiva? Na gestão de uma empresa, esse é um processo chave para o sucesso do negócio. Com ela, a companhia pode mitigar riscos, evitar imprevistos, ter mais lucros e garantir um maior controle sobre os seus ativos.

Se você já ouviu falar sobre o tema e ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre a manutenção preventiva, veja a nossa lista com as principais perguntas sobre esse processo!

1. O que é a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é uma política de gestão de ativos voltada para reduzir as chances de problemas ocorrerem. A partir da análise da infraestrutura da empresa, o gestor cria uma série de rotinas para garantir um nível uniforme de performance para os seus equipamentos de trabalho. Assim, gastos são eliminados, e a companhia tem menos surpresas no seu dia a dia.

2. Como a manutenção preventiva influencia os resultados da sua empresa?

Não ter uma política de manutenção preventiva é um erro grave. Quando o negócio negligencia essa atividade, os veículos terão uma performance menor e apresentarão mais problemas a médio e longo prazo.

Isso impactará todos os gastos que a empresa tem. O uso de combustível, pneu e a frequência com que peças são trocadas aumentará. Consequentemente, a lucratividade e a competitividade do negócio caem.

3. Como realizar a manutenção preventiva?

Para realizar a manutenção preventiva da sua frota, uma série de passos podem ser tomados. Veja os principais abaixo!

Identifique o perfil da frota

O perfil da sua frota é um dos pontos básicos para ter bons processos de manutenção preventiva. Isso te auxiliará a avaliar quais são os indicadores de desempenho adequados, a frequência com que os veículos são utilizados e as cargas mais transportadas.

Também ficará mais fácil avaliar como cada rota impacta na durabilidade de peças. Portanto, sempre faça um levantamento básico com todas as características da frota e como ela é utilizada.

Crie indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho também são importantes. Com eles, você conseguirá identificar pontos que merecem atenção e qual o impacto dos processos de manutenção preventiva. Portanto, sempre utilize métricas para avaliar a performance e o desgaste de seus veículos.

Negocie preços de peças com fornecedores

Uma vez que você tenha o conhecimento sobre quando e quais são as peças a serem trocadas, negocie preços com os seus fornecedores. A empresa poderá realizar compras com prazos maiores e maior planejamento, portanto, use isso ao seu favor: garanta que as peças de reposição sempre sejam adquiridas com o melhor preço possível, reduzindo custos.

Documente os dados

Todos os processos de manutenção preventiva, os custos e indicadores devem ser documentados. Isso auxiliará o negócio a identificar o impacto das suas medidas, avaliar quais são as operações que podem ser reformuladas e ter mais previsibilidade para a manutenção da frota a médio e longo prazo.

4. Como repassar os custos da manutenção preventiva para os meus consumidores?

A sua manutenção preventiva deve estar incluída na sua lista de custos operacionais. Como ela é um processo periódico, traz mais regularidade para os gastos com a troca de peças. Ou seja, o orçamento terá maior previsibilidade.

Para a empresa, isso será algo estratégico ao fechar negócios. Será possível conseguir criar contratos para grandes períodos sem correr o risco de ter prejuízos.

A gestão de frotas é um processo complexo, que envolve o conhecimento das melhores rotas, meios para cortar custos e garantir bons contratos.

Diante disso, a manutenção preventiva deve ser vista como um processo estratégico. Ela previne prejuízos operacionais, dá mais qualidade para a frota e reduz gastos. Assim, a empresa pode ser mais competitiva e ter menos imprevistos no seu dia a dia.

Picture of Redação do Frete com Lucro

Redação do Frete com Lucro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
F-azul-transp.png

Seja um assinante Frete com Lucro e receba conteúdos exclusivos.