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Seguro de carga: Entenda o que é, como funciona, tipos e o que cobre

No Brasil, todos os meses, inúmeras cargas são roubadas nas rodovias brasileiras. Esta é a primeira razão que poderíamos usar para convencer você de que o seguro de carga é indispensável para qualquer empresa, mas existem ainda outros bons motivos.

O fato é que algumas modalidades do seguro são obrigatórias. Tratam-se, por exemplo, do Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR C) e do Seguro de Transporte Nacional.

É importante reforçar também que ninguém que contrata um seguro deseja precisar acioná-lo. No entanto, se qualquer imprevisto infelizmente acontecer, a apólice será a responsável por assegurar toda a devida proteção às cargas e à operação, como um todo.

Mas contratar um seguro de transporte não precisa ser uma coisa chata. Só é preciso que você esteja munido de informações para contratar as condições adequadas ao seu negócio e por um preço justo. Para saber tudo, continue acompanhando. Desejo uma boa leitura!

O que é seguro de carga?

O seguro de carga é uma proteção voltada para a carga sendo transportada por um veículo adequado durante todo o trajeto. Isso justifica o fato de ele ser essencial para empresas transportadoras e caminhoneiros MEI, por exemplo.

Durante o transporte de carga, caso algum imprevisto aconteça, o seguro de cargas cobre a situação, indenizando o prejuízo de acordo com o que foi definido no contrato de seguro. Alguns exemplos de imprevistos são roubos, furtos, acidentes e até desastres naturais.

É importante entender que o seguro de carga é um conceito amplo, já que pode ser usado em diferentes tipos de transporte, como transporte rodoviário e transporte marítimo, bem como para proteger cargas variadas, como cargas leves, perigosas e animais vivos.

Qual a diferença entre transportador e embarcador?

Para entender com facilidade o que é seguro de cargas, definir a diferença entre transportador e embarcador é essencial, especialmente porque há seguros obrigatórios para um que não são para o outro — e vice-versa.

Assim, o transportador é a empresa ou pessoa que fará o transporte de carga, da coleta à entrega para o destinatário. Isso vai ser feito por meio de veículos próprios ou contratando outros transportadores, como caminhoneiros autônomos, para prestar o serviço.

Enquanto isso, o embarcador é a empresa ou pessoa dona da carga sendo transportada.

Quais são as modalidades de transporte de carga?

Outro ponto importante para se entender todas as particularidades do seguro de carga envolve o tipo de transporte. Ou seja, o modal de transporte, cuja escolha depende da distância do transporte, o custo e outros fatores. 

Os principais modais de transporte são:

  • Transporte rodoviário, que se trata do modal mais utilizado no mundo, incluindo veículos como caminhões e carretas que fazem o transporte por meio de rodovias;

  • Transporte aquaviário: usando navios e outros tipos de embarcações, esse modal se dá por meio de rios, lagos, mares e oceanos. É lento, mas o melhor para transportar grandes volumes;

  • Transporte ferroviário: nesse modal está o uso de ferrovias para transportar cargas em vagões. Comparado aos anteriores, tem menor flexibilidade, já que requer infraestrutura específica;

  • Transporte aéreo: feito por meio de veículos aeronáuticos, como aviões cargueiros — é o tipo de transporte mais rápido, porém, um dos mais caros.

Quais são os tipos de carga?

Além dos tipos de modais no transporte, compreender os tipos de carga que podem ser transportadas também é necessário. Confira:

  • Carga geral: diversos tipos de cargas, como produtos químicos, industrializados e alimentícios;

  • Carga a granel: engloba a carga transportada sem embalagem individual, isto é, soltos, como é o caso dos grãos;

  • Carga conteinerizada: carga transportada dentro de contêineres, sendo importante por facilitar o transporte em diferentes modais;

  • Cargas indivisíveis e excepcionais de grande porte: aqueles que não podem ser divididas/fracionadas sem que isso comprometa sua integridade — máquinas industriais, por exemplo;

  • Cargas frigoríficas: são cargas que, necessariamente, precisam ser transportadas em condições térmicas específicas para não sofrerem danos, como produtos sensíveis ao calor;

  • Carga viva: presente no agronegócio, a carga viva engloba animais vivos, como bois e cavalos;

  • Carga seca: como sugere o termo, trata-se de uma carga não perecível — móveis, eletrodomésticos, embalagens, material de construção e similares que não precisam de controle de temperatura;

  • Carga perigosa: esse tipo de carga engloba todas aquelas que podem causar danos ao meio ambiente, saúde humana e segurança público, como produtos inflamáveis e corrosivos;

  • Cargas especiais: são cargas específicas seja por conta do valor agregado ou da forma específica que precisam ser transportadas, como obras de arte e documentos sigilosos;

  • Cargas frágeis: engloba qualquer carga que danifica com facilidade, ou seja, tem pouca resistência a vibrações e impactos no translado, como vidros e cerâmicas;

  • Carga farmacêutica: assim como a carga frigorífica, essa carga — como medicamentos e insumos farmacêuticos — precisa ser transportada em condições de temperatura e umidade específicas;

  • Transporte de veículos: comumente transportada por caminhões-cegonhas, esse tipo de carga engloba veículos, como os veículos agrícolas e barcos;

  • Carga de minério e cimento: são cargas presentes na construção civil — areia, pedra brita, cal, cimento, alumínio, etc.;

  • Carga fracionada: é o tipo de carga que agrupa diferentes tipos de mercadorias para diferentes tipos de remetentes;

  • Carga perecível: são cargas que tem um prazo de validade bem curto, como alimentos frescos, e é por isso que seu transporte precisa ser rápido.

O que é apólice de seguro de carga?

A apólice de seguro de carga é o documento que formaliza o seguro contratado. Você encontra nele diversas informações sobre o contrato de seguro, como as coberturas garantidas, qual o limite de indenização, o que não está coberto, como acionar o sinistro, etc.

Resumindo, essa apólice detalha tudo sobre o contrato de seguro de carga que você fez. Assim como existem diferentes tipos de seguro para carga, as apólices também variam, por isso, é sempre importante ler esse documento com atenção. É o contrato, afinal de contas.

É obrigatório ter seguro de carga?

Comumente, pergunta-se se o seguro de carga é obrigatório e a resposta para isso, resumidamente, a seguinte: alguns seguros de carga são legalmente obrigatórios, enquanto outros são opcionais.

É por isso que há tantas perguntas acerca disso, como “De quem é a responsabilidade do seguro da carga?” ou “Quem deve pagar o seguro da carga?”. 

Resumidamente, esta tabela explica quais seguros de carga são obrigatórios e quais não:

Seguro de cargaÉ obrigatório?
Seguro RCTR-CSim
Seguro RC-DCSim
Seguro RC-VSim
Seguro RCA-CSim
Seguro RCTA-CSim
Seguro RCTF-CSim
Seguro RCOTMNão
Seguro Carta AzulSim
Seguro Transporte NacionalSim
Seguro Transporte RC Ambiental Sim, em alguns casos (isso é explicado ainda neste conteúdo)

O que o seguro de carga cobre?

O seguro de carga cobre uma série de situações, porém, não há como destacar aqui todas as coberturas que o seguro de carga oferece por conta do que falamos antes: o seguro de carga é um conceito amplo que engloba várias modalidades.

Em outras palavras, o que estamos dizendo é que há seguros de carga para o transporte rodoviário, assim como há para o transporte aéreo, aquático e ferroviário.

Quer um exemplo? 

No seguro de carga para transporte rodoviário, você encontra o seguro RCTR-C, RC-DC e RC-V. Cada um desses seguros de carga mais específicos tem as próprias apólices, que, por sua vez, trazem particularidades que as diferenciam entre si.

Entende?

Ainda neste conteúdo, você conhecerá melhor as coberturas do seguro de carga com base em cada um dos seus tipos. Apesar disso, em termos gerais, nós podemos listar algumas coberturas que o seguro para cargas oferece. 

Detalhe: há tipos que vão ter várias coberturas em comum, enquanto outros não. Isso dependerá. 

A cobertura de naufrágio, por exemplo, é específica para quando a carga é transportada no modal aquático, não no rodoviário. O mesmo acontece com a cobertura chamada de carga lançada ao mar.

Outro exemplo é o seguro RC ambiental no transporte de carga, cuja cobertura básica é cobrir custos relacionados à limpeza da área que a carga contaminou durante um acidente, como solo, rios, lagos e represa. Essa cobertura não existe no seguro RC-DC.

Em termos gerais, quais as coberturas do seguro de carga?

  • Roubo e furto: cobre estes dois crimes quando acontece durante o transporte ou no local de armazenamento do segurado;

  • Causas naturais: cobre danos em caso de enchentes, incêndios, tempestades, entre outros fenômenos da natureza;

  • Responsabilidade civil: cobre danos causados a terceiros durante o transporte — se ocorrer um acidente e a carga danificar um prédio, por exemplo;

  • Operações de carga, descarga e içamento: cobre danos a carga por conta de quedas, colisões e avarias durante esses tipos de operações;

  • Deterioração por descongelamento: lembra que falamos sobre a carga congelada? Essa cobertura é crucial para cobrir danos a ela em caso de aumento de temperatura do ambiente, por exemplo;

  • Contaminação: cobre danos que a carga causou durante o transporte.

Essas foram apenas algumas coberturas do seguro para cargas. Isso, inclusive, só mostra a importância de contar com uma corretora de seguros para auxiliar durante todo o processo de contratação, sobretudo pelo direcionamento que ela dá na escolha das coberturas.

O que o seguro de cargas não cobre?

Assim como nas coberturas do seguro de carga, o mesmo cenário se aplica nas situações que a proteção não cobre. Isso se dá pelo mesmo motivo: cada um dos tipos de seguro de carga vai ter os próprios riscos excluídos.

Por exemplo, o seguro RCTR-C não cobre operações de carga, descarga e içamento. Para ter essa proteção, é preciso contratar uma cobertura adicional específica. 

Ele também não cobre responsabilidade civil por conta de danos ao meio ambiente. Para contar com esse tipo de proteção, o transportador precisa contratar o seguro RCTR-C junto com o seguro de responsabilidade civil dano ambiental. 

Existe esse cenário de um risco excluído que pode ser coberto caso seja contratada uma cobertura, porém, também há casos de riscos excluídos que a seguradora não cobre em nenhuma circunstância. É o caso de quando o segurado agrava o risco de forma intencional e quando age de má-fé em caso de sinistro, escondendo a carga, por exemplo.

Para que serve o seguro de carga: principais benefícios

Há dois benefícios principais para contratar o seguro de carga. O primeiro deles — e certamente o mais importante — envolve o cumprimento da lei. Afinal, há seguros de carga obrigatórios no Brasil, como o seguro RCTR-C.

O segundo benefício trata-se da tranquilidade de operar no transporte de carga, seja em qual modal for, e saber que há cobertura para caso imprevistos aconteçam. Isso é fundamental tanto para empresas transportadoras quanto para transportadores autônomos e donos de mercadorias. 

Fora essas vantagens, há outras como o ganho de reputação. Quando uma transportadora tem um seguro RC para transporte rodoviário, por exemplo, além de estar dentro da lei, ela demonstra para o dono da mercadoria seu compromisso com a segurança da carga. 

Quais são os tipos de seguros para transporte de cargas?

Primeiro, vamos conhecer os tipos de seguro de carga existentes? Vai ser mais fácil para você entender exatamente a dinâmica desse mercado e encontrar as oportunidades certas para o seu negócio!

Para começar, o seguro de transportes pode ser contratado tanto por embarcadores quanto por transportadores. Como assim? Calma, sem motivo para sustos!

Dê uma olhada no papel de cada um deles para saber como os diferentes tipos de seguro de carga entra em cada uma dessas categorias. 🙂

Seguro de carga para embarcadores

O embarcador é, em geral, do dono da carga, ou seja, a empresa que necessita do deslocamento do produto entre dois pontos da cadeia de suprimentos e, assim, contrata o serviço de transportes. Aqui, ele é responsável pelo controle do transporte de modo gerencial.

Dessa forma, sendo o embarcador o proprietário da mercadoria, o seguro de carga contratado por ele garante o ressarcimento do valor segurado em caso de sinistro. Existem dois tipos de seguros de transportes voltados para o embarcador. Acompanhe!

Seguro de carga Transporte Nacional

  • A sua cobertura para a circulação doméstica de cargas garante indenização por:
    • danos e prejuízos causados à mercadoria durante o transporte em quaisquer vias, sejam terrestres, aéreas ou marítimas, em caso de acidente com o veículo, provocado por colisão, capotagem, abalroamento, tombamento, incêndio ou explosão;
    • roubo das mercadorias transportadas por ação de assalto à mão armada ou desaparecimento da carga (quando o veículo também é roubado). A cobertura contra roubo, no entanto, precisa ser contratada adicionalmente.

  • Permite que a mercadoria seja transportada pelo embarcador em sua frota própria, por uma empresa transportadora contratada ou por um transportador autônomo.

Seguro de carga Transporte Internacional

  • Não é um seguro de carga obrigatório, mas protege o dono da mercadoria contra riscos durante o transporte em viagens internacionais;

  • Cobre todos os danos decorrentes do transporte rodoviário, aéreo, marítimo ou ferroviário, do embarque até a entrega da carga em seu destino final;

  • Pode ser contratado com coberturas adicionais para guerras, greves, tumultos, despesas, frete, impostos, lucros esperados para a mercadoria que estiver destinada à revenda ou industrialização e deterioração de carga e outras.

Seguro de carga para transportadores

O transportador é o responsável pelo transporte da carga, ou seja, é a empresa ou o autônomo que realiza o deslocamento dos bens ou mercadorias.

Por não se tratar do dono da carga, o transportador pode contratar apenas seguros de carga de responsabilidade civil sobre o transporte. Isso significa que, caso ocorra algum sinistro, ele aciona a seguradora para cobrir a sua responsabilidade.

Para o transportador, existem os seguintes tipos de seguro de cargas. Confira!

Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga – RCTR C:

  • É um seguro de carga obrigatório;

  • Normalmente, é chamado de Seguro Acidentes ou RC Acidentes;

  • Garante ao transportador rodoviário o reembolso de indenizações por prejuízos causados às mercadorias transportadas sob sua responsabilidade, caso ocorra acidente rodoviário durante o transporte; 

  • As suas coberturas básicas incluem:
    • colisão;
    • capotagem;
    • abalroamento;
    • tombamento;
    • incêndio ou explosão.

  • É válido em todo o território nacional, mediante a apresentação do conhecimento de transporte rodoviário, nota de embarque ou de outro documento que comprove a contratação do transporte.

Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional (Danos à Carga Transportada) – RCTR-VI:

  • É um seguro de carga obrigatório;

  • Utilizado na circulação dos meios de transporte no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile e Peru;

  • Garante indenização por perdas ou danos sofridos pelos bens ou mercadorias de propriedade de terceiros que são transportados, da origem ao destino final, desde que causados por:
    • colisão;
    • capotagem;
    • abalroamento;
    • tombamento;
    • incêndio ou explosão do veículo transportador.

Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga – RC-DC:

  • É um seguro de carga obrigatório;

  • Normalmente, é chamado de seguro roubo de carga;

  • Pode ser considerado um seguro de carga complementar aos seguros de acidente (nacional e internacional);

  • Garante proteção contra o risco de roubo de cargas transportadas;

  • A sua cobertura abrange roubo por ameaça grave ou violência;

  • É um seguro complexo em função da grande variedade de cargas, tipos de transporte, mercadoria, embalagem, perecibilidade, destino, período coberto, frequência de ocorrências e valores indenizados;

  • Quanto menores a frequência e os valores indenizados, menor será a taxa deste seguro de carga.

Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo de Carga (RCTA-C)

  • É um seguro de carga obrigatório;

  • Pode ser chamado de seguro de carga transporte aéreo ou seguro de carga aérea;

  • Sendo contratado por empresas que fazem transporte aéreo, as coberturas desse seguro incluem:
    • colisão;
    • aterrissagem forçada;
    • incêndio e explosão.

Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aquaviário de Carga (RCA-C)

  • É um seguro de carga obrigatório;

  • Também conhecido como seguro de carga transporte marítimo ou seguro de carga marítimo;

  • Entre as principais coberturas desse seguro, podemos destacar:
    • encalhe;
    • incêndio e explosão;
    • colisão do navio/embarcação com qualquer corpo fixo ou móvel.

Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Ferroviário de Carga (RCTF-C)

  • É um seguro de carga obrigatório;

  • Outros nomes para essa proteção são seguro de carga transporte ferroviário ou, ainda, seguro de transporte ferroviário;

  • As proteções do seguro RCTF-C incluem:
    • colisão, capotagem, abalroamento, tombamento e descarrilamento de vagão ou de toda a composição ferroviária;
    • incêndio e explosão, tanto nos vagões e composições ferroviárias quanto nos depósitos, armazéns e pátios que o transportador usa (isso vale ainda que a carga esteja fora da composição ferroviária).

Seguro de Responsabilidade Civil do Operador de Transporte Multimodal (RCOTM)

  • É um seguro de carga opcional;

  • Denominado também de seguro RC transporte multimodal ou seguro de transporte multimodal;

  • As coberturas são diferentes a depender do modal de transporte em que o sinistro acontecer. Para citar algumas coberturas conforme o modal, confira:
    • Transporte em percurso terrestre: colisão, capotagem, incêndio, explosão, entre outras;
    • Transporte em percurso aquaviário: naufrágio, encalhe, varação, incêndio, explosão, entre outras;
    • Transporte em percurso aéreo: queda ou aterrissagem forçada, incêndio, explosão, entre outras.

Seguro de Responsabilidade Civil de Veículos (RC-V)

  • É um seguro de carga obrigatório;

  • Também pode ser chamado de seguro de responsabilidade civil de veículos do transportador de cargas;

  • Um pouco diferente em relação aos seguros anteiros, as coberturas deste englobam:
    • danos corporais, morais e materiais a terceiros;
    • veículo circulante (durante viagens ou deslocamentos sem carga).

Seguro de Transporte RC Ambiental

  • É um seguro de carga obrigatório apenas em alguns casos, como:
    • exigência contratual para obter ou renovar o licenciamento ambiental;
    • contratos específicos com clientes, investidores e Governo (em obras ou projetos de grande porte, por exemplo);
    • exigência de legislações estaduais ou municipais, bem como regulamentos setoriais — o regulamento da ANP, por exemplo, que pode exigir o seguro para certas atividades;
    • para transporte rodoviário de carga de produtos perigosos, como expressamente afirma o Decreto 96.044/1988 em seu art. 51.

  • Essa proteção também recebe o nome de seguro de transporte danos ambientais ou seguro RC ambiental transportes;

  • Sua cobertura inclui:
    • danos que a carga perigosa ou poluente causa a terceiros ou ao meio ambiente;
    • despesas de limpeza por conta de poluição da carga transportada;
    • custos de monitoramento e remoção de contaminação.

Seguro de carga: como funciona?

Além de dominar os tipos de seguro de transportes, também é fundamental que você conheça as formas de contratação de apólices de seguro de carga. Isso costuma definir a duração da apólice, como você já vai entender.

Cargas avulsas ou embarque único

  • Como o nome indica, é um seguro de carga válido somente para uma única viagem;

  • Pode ser contratado apenas pelo embarcador;

  • Indicado para transporte com veículos próprios, agregados ou autônomos;

  • Costuma ser utilizado para transporte de máquinas ou equipamentos de alto valor que farão apenas um embarque;

  • Do ponto de vista financeiro, é uma alternativa vantajosa apenas para casos pontuais. A partir do momento que o embarcador passa a ter uma recorrência, o seguro mensal se torna a opção mais econômica.

Apólice mensal ou embarque múltiplo

  • É o seguro de carga ideal para quem realiza transporte de cargas regularmente ou com bastante frequência;

  • Cada embarque necessita de uma averbação com todas as características da viagem e da mercadoria;

  • Na sua contratação, devem ser definidos a vigência, o limite por embarque e o número de averbações possíveis na contratação da apólice.

Qual o valor de um seguro de carga?

Na verdade, não existe um valor fixo, porque há uma série de fatores analisados pelas seguradoras para que o valor do seguro de carga seja definido.

Para definir o custo mínimo mensal do seguro de carga, existe um formulário a ser preenchido pelo segurado. 

No questionário, informações sobre a carga e a rota, por exemplo, são importantes para que a seguradora possa definir o valor do prêmio do seguro. Confira algumas informações exigidas no formulário:

  • Tipo de carga transportada;
  • O tipo da região (se é de grande circulação);
  • Valor médio cobrado pelo frete;
  • Abrangência da cobertura (condições incluídas na apólice);
  • Tipo de veículo (se é agregado, frota própria etc);
  • Histórico de ocorrência de sinistros.

Qual o valor do seguro de carga RC-DC (desaparecimento de carga)?

Para definir o valor do seguro de carga que garante a cobertura para desaparecimento de carga, o RC-DC, é comum que a seguradora ainda exija o gerenciamento de risco, que é fornecido por empresas terceirizadas.

O GRIS é uma tecnologia capaz de fazer o monitoramento e acompanhamento da carga nas etapas do processo de entrega, minimizando os riscos pelos quais a prestação de serviço de transporte passa nas estradas.

Todo o detalhamento oferecido pelo segurado, assim, é capaz de definir o prêmio do seguro de carga. E é sempre importante lembrar que, quanto mais informações forem fornecidas, mais baixo o valor tende a ficar!

Como calcular seguro de carga?

Você pode calcular o valor do seu Seguro de Carga com a nossa parceira, a Mutuus Seguros. Essa corretora online desenvolveu uma plataforma ágil e 100% digital, que garante facilidade e transparência na cotação até a contratação do seguro.

Trata-se do melhor custo em apólices mensais que você vai encontrar. Então, caso você já tenha um seguro vigente, a Mutuus faz a revisão da sua apólice, de forma gratuita, para oferecer as melhores condições.

Agora que você sabe como é calculado o seguro de carga, não perca tempo. Fale agora com um especialista!

E sobre economia, não se esqueça de que, logo adiante, você vai conferir nossas 10 incríveis dicas para economizar no seguro. Continue acompanhando para não perder!

Por que existem duas apólices de seguro de carga?

Muita gente me pergunta qual seria a razão para contratar duas apólices diferentes de seguro de carga — do embarcador e do transportador — para o mesmo fim. Outro questionamento frequente é: tendo os dois tipos de seguro, se ocorrer um sinistro, ambos os segurados serão reembolsados?

Criei um esquema para explicar o que acontece em um sinistro de seguro de carga. Confira::

Seguro de carga: Processo de sinistro: na imagem, símbolos representam como funciona o processo de sinistro, ou seja, quando acontece uma situação coberta pela apólice

Como você deve ter visto, a carga em si será paga apenas uma vez. No entanto, a seguradora do embarcador cobrará a responsabilidade civil de quem cometeu o sinistro, por isso, é preciso que o transportador também tenha um seguro de carga para estar protegido.

Qual é a diferença entre seguro de carga e seguro de veículo?

A principal diferença entre o seguro de carga e o seguro de caminhão está relacionada ao objeto segurado. Em um, existe a cobertura relacionada à danos e roubo de mercadorias. No outro, a cobertura oferece proteção ao veículo.

Inclusive, o modo de contratação do seguro de carga e seguro de veículo é diferente. O seguro do veículo é de responsabilidade do proprietário – seja ele autônomo ou uma empresa transportadora. O seguro de carga, por sua vez, costuma ser contratado pela transportadora e embarcador.

Grave mais esta diferença: o seguro de cargas não oferece coberturas para terceiros, mas apenas à mercadoria. Já o seguro de caminhão também possui condições para as pessoas envolvidas – terceiros ou passageiros do veículo.

Qual o papel do seguro de cargas no dia a dia do comércio exterior?

A cadeia de distribuição de mercadorias do Comércio Exterior é bastante complexa. O seguro de transporte de cargas, nesse contexto, evita prejuízos com roubo e danos à mercadoria. 

Dessa forma, com o seguro, o dono da mercadoria fica protegido nas operações de transporte internacionais.

Você não pode esquecer do gerenciamento de risco!

Como forma de prevenção e redução de custos, é muito importante que você também conheça as opções quando o assunto é gerenciamento de risco. Por isso, segue uma lista das principais empresas que atuam no mercado brasileiro:

  • Buonny;
  • Brasil Risk;
  • Control Risc;
  • Control Way;
  • Digr;
  • Global;
  • GS Service;
  • Skymark;
  • Monytor.

A dica aqui é entender como cada uma funciona e o que oferece para você avaliar se está usando a melhor opção para sua empresa.

Como fazer a averbação para o seguro de carga?

Quando um serviço de transporte é realizado, a empresa contratante do seguro de transporte de cargas precisa comunicar informações sobre o frete e mercadoria à seguradora. O procedimento se chama “averbação”. As informações que devem ser comunicadas ficam contidas nos documentos fiscais, que são:

É fácil fazer a comunicação das informações necessárias pela internet, preenchendo os seguintes dados:

  • Valor da mercadoria transportada;
  • Origem e destino da mercadoria;
  • Número da apólice de seguro de transporte;
  • CT-e e chave de acesso;
  • Informações do veículo e motorista;
  • Data de início da viagem.

Ainda é possível realizar a comunicação à seguradora do seguro de transporte por meio de soluções tecnológicas, como plataformas, que facilitam todo o processo.

O que é Dispensa do Direito de Regresso (DDR) no seguro de carga?

Por fim, vou me deter por um breve momento a falar sobre a Dispensa do Direito de Regresso. A questão gera bastante polêmica, então, é essencial saber do que se trata.

A DDR é um documento emitido pela seguradora de carga do embarcador. A carta indica que, em caso de sinistro, a companhia não entrará com uma ação contra o transportador, desde que tenham sido seguidas as orientações de gerenciamento de risco.

Portanto, caso o transportador não conte com um seguro de carga, porém tenha uma carta DDR e provas de que seguiu todas as normas da gerenciadora de risco, ele poderá se livrar de reembolsar a seguradora do embarcador.

Polêmica sobre a carta DDR

A Dispensa do Direito de Regresso vem sendo usada há muitos anos pelos embarcadores, como uma forma de não pagar o Ad Valorem aos transportadores. Segundo os embarcadores, já que a seguradora de carga emite uma carta DDR, o transportador estaria livre de contratar o seguro RCTR C. 

Contudo, como já mencionei, esse seguro de carga é obrigatório, ou seja, o transportador não está dispensado mesmo com a DDR.

Processo sinistro no seguro de carga: o que fazer?

Em caso de ocorrência de um sinistro, a seguradora responsável pela apólice do seguro transporte de carga deverá ser informada imediatamente. Nesse processo de sinistro, a comunicação poderá ser feita diretamente com ela ou por intermédio da corretora de seguros.

Para a comprovação, depois o segurado deverá enviar os documentos necessários, explicando o tamanho da perda e os danos materiais sofridos no sinistro. Isso faz parte das principais etapas do processo de sinistro.

Por fim, depois que a documentação for recebida, a seguradora inicia o procedimento de avaliação do sinistro ocorrido. Ela leva em conta questões como os danos e análise da cobertura prevista na apólice, por exemplo.

Quanto tempo leva para o pagamento da indenização?

Depois que a documentação prevista na apólice é fornecida à seguradora, a SUSEP determina o prazo de 30 dias para o recebimento da indenização de seguro de frete.

Vamos supor que, nesse processo de envio de documentações, foram necessárias novas informações. Se isso acontecer, o prazo é suspenso e a contagem do prazo é reiniciada.

Quando as exigências de documentos forem finalmente atendidas, a contagem reinicia no dia útil subsequente à data.

Qual seguradora faz seguro de carga: conheça as principais

A maioria das seguradoras de carga no Brasil trabalha tanto com o embarcador quanto com o transportador, porém existem algumas com um foco maior nas empresas de transporte.

Assim, sugiro que você comece a pesquisar por essas companhias, uma vez que elas já conhecem melhor as suas necessidades e podem oferecer os produtos certos.

Confira abaixo a lista de seguradoras de carga que atuam no mercado brasileiro. Ordenamos de acordo com esse foco, sendo que os dados levam em conta o prêmio de seguro de carga em relação às seguradoras no ano de 2020.

Seguradoras de seguro de carga: na imagem, lista de seguradoras que atuam no mercado brasileiro de seguro de carga

Confira a lista completa das seguradoras de carga, em ordem alfabética:

  • AIG SEGUROS BRASIL S.A.
  • AKAD SEGUROS S.A.
  • ALLIANZ SEGUROS S.A.
  • AXA SEGUROS S.A.
  • BERKLEY INTERNATIONAL DO BRASIL SEGUROS S/A
  • CHUBB SEGUROS BRASIL S.A.
  • ESSOR SEGUROS S.A
  • EZZE SEGUROS S.A.
  • FAIRFAX BRASIL SEGUROS CORPORATIVOS S.A
  • HDI GLOBAL SEGUROS S.A
  • HDI SEGUROS S.A.
  • LIBERTY SEGUROS S.A.
  • MAPFRE SEGUROS GERAIS S.A.
  • MITSUI SUMITOMO SEGUROS S.A.
  • PORTO SEGURO COMPANHIA DE SEGUROS GERAIS SEGUROS
  • SURA S.A.
  • SOMPO SEGUROS S.A.
  • STARR INTERNATIONAL BRASIL SEGURADORA S.A.
  • SWISS RE CORPORATE SOLUTIONS BRASIL SEGUROS S.A.
  • TOKIO MARINE SEGURADORA S.A.
  • ZURICH MINAS BRASIL SEGUROS S.A.

Qual a melhor seguradora de cargas do Brasil?

Não é possível determinar qual a melhor seguradora de cargas no Brasil, já que isso depende de outras variáveis, como reputação no mercado, preferências pessoais e necessidades específicas.

Outros fatores devem ser combinados para escolher a melhor empresa de seguros de carga, como o custo-benefício.

Apesar disso, entre as seguradoras de carga no Brasil que falamos no tópico anterior, algumas das melhores são:

  • Porto Seguro;
  • Tokio Marine;
  • Mapfre Seguros;
  • Allianz Seguros.

10 dicas exclusivas para você economizar ao contratar o seguro de carga!

Seguro de transporte de cargas: na imagem, caminhão na estrada em alusão a dicas infalíveis para economizar ao contratar um seguro de carga

A lógica do funcionamento do seguro de carga é baseada em estatística e negociação. Talvez você não saiba, mas existem dois dados importantes que dizem respeito a esse fato:

  • de cada R$ 100 que as seguradoras de carga recebem em prêmios de seguro de carga de acidente, R$ 58 são gastos com sinistros;

  • de cada R$ 100 que as seguradoras de carga recebem em prêmios de seguro para roubo, R$ 72 são gastos reembolsando os embarcadores.

Logo, isso significa que se houver menos acidentes ou roubos, a tendência é, certamente, que o valor do prêmio do seguro de cargas também diminua.

Infelizmente, o que estamos dizendo é que não existe mágica. A seguradora simplesmente cobra o custo necessário para cobrir os sinistros que acontecerão, para pagar as despesas da operação do negócio e lucrar com o que sobrar. Faz sentido, não é mesmo?

Bom, sabendo dessa lógica por parte das seguradoras, vamos às dicas!

1. Certifique-se de que as regiões nas quais você entrega estejam atualizadas na apólice de seguro

As regiões com menores índices de acidentes rodoviários ou roubos de carga representam riscos menores para as seguradoras. Sendo assim, esse é um fator determinante do valor do prêmio do seguro de carga.

O que isso tem a ver com você? Pense comigo: é muito provável que você tenha contratado a apólice já há algum tempo. Naquele momento, estimou as regiões nas quais faria mais entregas. Mas elas continuam as mesmas até hoje?

Se a sua zona de atuação mudou, é importante avaliar as novas regiões. Esse ponto pode ser uma oportunidade de rever o contrato de seguro de frete e diminuir a taxa que está pagando.

Afinal, se nas novas regiões os índices de roubos e acidentes forem menores, você poderá pleitear uma redução no custo da apólice, não é?

Veja aqui as regiões mais arriscadas para roubo de cargas:

Seguro de carga RC-DC: Risco de roubo no Brasil: na imagem, representação da frequência de ocorrência de roubos no Brasil, evidenciando a importância de contratar Seguro de Carga RC-DC para proteger mercadorias

2. Verifique se o tipo de mercadoria que transporta mudou desde que contratou o seguro de carga RCF DC

Aqui, temos a mesma situação da primeira dica, porém em relação à carga. O tipo de carga transportada está diretamente ligado ao valor da taxa do seguro de carga. Isso ocorre porque existem cargas mais visadas pelos criminosos — com índices de roubo maiores — e outras menos.

Abaixo, listamos as mercadorias “preferidas” dos ladrões. Logo, se você não transporta esse tipo de produto, é bom rever a sua taxa junto à corretora de seguros.

Seguro de carga: Mercadorias mais roubadas em São Paulo. Na imagem, gráfico mostra tipos de mercadorias mais roubadas em São Paulo
Em R$ milhões, dados de 2011, no estado de São Paulo

3. Considere o Gerenciamento de Riscos como uma forma de prevenção

Normalmente, os transportadores só pensam em Gerenciamento de Risco quando o assunto é roubo de cargas. No entanto, apesar da incidência desses eventos ser muito alta no país, a maioria das ocorrências de sinistros no Brasil tem relação com outros tipos de danos. Aqui estão alguns deles:

  • queda de mercadoria;
  • molhadura;
  • extravio de carga;
  • falta;
  • colisão;
  • tombamento;
  • avaria durante o transporte;
  • avarias da carga.

Dessa forma, ao considerar a possibilidade do Gerenciamento de Riscos com soluções como a Buonny, por exemplo, você ganhará utilidades para os eventos acima e estará muito à frente de outras transportadoras. 

Por fim, saiba que é importantíssimo investir em prevenção. Assim, além de evitar essas ocorrências, você ganha créditos com as seguradoras de carga. Certamente, isso também ajuda a reduzir o valor do prêmio do seguro de carga.

4. Valorize o bom cadastro

Por falar em uma boa reputação, ter um bom histórico parece uma dica óbvia. Contudo, a verdade é que poucos levam isso realmente a sério. 

Acontece, porém, que ter uma ficha limpa junto às seguradoras significa que a sua empresa tem menos chances de acionar o seguro de carga. Isso conta pontos a seu favor e também pode fazer diferença na hora de negociar o custo da apólice.

5. Tenha atenção ao valor coberto pela apólice

Imagine que você vai contratar uma apólice de seguro de carga com vigência de um ano. O corretor precisará saber qual é o valor médio das cargas que o seu negócio transporta.

Assim, vamos supor que você responda que as suas cargas têm um valor médio de R$ 100 mil, mas que, eventualmente, transporta cargas de até R$ 500 mil. Se o corretor sugerir que o valor a ser coberto pelo seguro de frete seja de R$ 500 mil, não aceite. Isso não faz sentido e, evidentemente, aumentará bastante o valor do prêmio do seguro de carga.

Então, o que fazer? Bom, nesse caso, o melhor é contratar uma apólice no valor de R$ 100 mil. Dessa forma, quando e se tiver que transportar valores maiores, você poderá informar ao seu corretor e pagar a diferença apenas por aquele embarque.

Muita gente não sabe que é possível proceder desse modo. Porém, é uma grande oportunidade de redução de custo do seguro de carga.

6. Entenda em detalhes as coberturas sugeridas pelo corretor de seguros

Em toda contratação de seguro de carga, neste caso do embarcador, você terá direito a uma cobertura básica e pagará a mais por coberturas adicionais. 

No entanto, existe uma série de coberturas desse tipo. Logo, é fundamental que você avalie a real necessidade de cada adicional na apólice e corte aquelas que não fazem sentido. Para tanto, dê uma olhada nas três principais modalidades de coberturas. Considere que a Ampla A é a mais completa, por isso é aquela que terá o custo mais elevado:

CausaTipo de cobertura ATipo de cobertura BTipo de cobertura C
Incêndio, raio ou explosãoxxx
Encalhe, naufrágio ou soçobramento do navioxxx
Capotagem, colisão, tombamento ou descarrilamento de veículo terrestrexxx
Abalroamento, colisão ou contato do navio ou embarcação com qualquer objeto externo que não seja águaxxx
Colisão, queda e/ou aterrissagem forçada da aeronave, devidamente comprovadaxxx
Descarga da carga em ponto de arribadaxxx
Carga lançada ao marxxx
Perda total de qualquer volume, durante as operações de carga e descarga do navioxxx
Perda total decorrente de fortuna do mar e/ou arrebatamento pelo marxxx
Inundação, transbordamento de cursos d’água, represas, lagos ou lagoas durante a viagem terrestrexx
Desmoronamento ou queda de pedras, terras, obras de arte de qualquer natureza ou outros objetos durante a viagem terrestrexx
Terremoto ou erupção vulcânicaxx
Entrada de água do mar, lago ou rio, na embarcação ou no navio, veículo, “container”, furgão (“liftvan”) ou local de armazenagemxx
Quaisquer causas externas, exceto as previstas na cláusula de prejuízos não indenizáveisx

7. Prefira a contratação da apólice mensal 

Lembra que no início do artigo falamos sobre as diferentes formas de contratação do seguro de carga? Se você viaja com frequência, evidentemente não faz nenhum sentido contratar um seguro de carga avulsa ou de embarque único.  

Isso significa que o ideal, no seu caso, é fazer o segundo tipo de contratação, ou seja, de embarque múltiplo. Assim, existe a possibilidade de contratar uma apólice anual (simplificada) e pagar um valor fechado antecipadamente ou de forma fracionada. 

Contudo, você também pode contratar apólices mensais ou abertas. Esse modelo pode ser mais econômico porque, além de pagar depois do risco decorrido, você vai quitando mês a mês, conforme as averbações.

8. Antes de renovar, considere outras opções no mercado

Você sabia que, mesmo trocando de seguradora de carga, não perde o seu histórico? Então, antes de fechar a renovação do seguro de transportes, é sempre bom avaliar outras opções, afinal, é possível encontrar valores melhores.

Atualmente, no Brasil, existem mais de vinte seguradoras que trabalham com seguro de carga, por isso, você não tem desculpa para não pesquisar. 

Todavia, também não dá para esquecer que, além do preço, tem a questão da credibilidade da companhia. Logo, converse com o seu corretor sobre outras possibilidades e analisem juntos a situação. 

Mais adiante, listarei todas as seguradoras de carga do mercado brasileiro.

9. Tente negociar o valor do prêmio do seguro

Por fim, é bom saber que o seguro de frete é um tipo de produto que sempre terá margem para negociação. Portanto, é fundamental você tentar dar aquela “chorada” para fechar o melhor valor.

Para tanto, considere que, à medida que a frota da sua empresa aumenta, o seu poder de negociação também aumentará, logo, não desperdice isso. Já vi empresas conseguirem até 65% de desconto sobre o valor de tabela da seguradora de carga.

10. Fique atento ao valor da franquia do seguro

Eu sei que você faz o seguro de transportes pensando em não usá-lo. Foi o que comentamos lá no começo do artigo, lembra? No entanto, se precisar acioná-lo, poderá ter uma enorme dor de cabeça, caso não se atente ao valor da franquia na contratação.

Isso porque pode acontecer de você encontrar um seguro que tenha um prêmio de custo bem baixo, mas ter que desembolsar uma “bolada” em uma situação de sinistro. Portanto, fique esperto com o valor da franquia!

Como fazer seguro de carga?

Para contratar seguro de carga, o primeiro passo é ter um direcionamento correto por parte de um profissional. Como você viu ao longo deste conteúdo, existem seguros para carga obrigatórios e outros opcionais. 

Também existem coberturas que o transportador ou embarcador podem contratar para ampliarem a proteção, mas elas precisam ser escolhidas para atenção e pensamento estratégico. 

Tudo isso torna essencial o auxílio de uma corretora de seguros digital, como a Mutuus Seguros, especialista nesta modalidade! 

Com eles, você pode facilmente fazer cotação de seguro de carga nas melhores seguradoras de carga no Brasil e contratar a melhor opção para você.

Entre em contato com a nossa parceira hoje e, caso você já tenha um seguro, solicite a revisão de sua apólice com um especialista.

Dúvidas frequentes sobre seguro de carga

Além de todos os pontos que falamos até aqui, todos tornando o entendimento acerca dos seguros de carga mais simples, outros questionamentos podem surgir. É por isso que separamos os principais deles a seguir.

Como fazer seguro de carga para autônomo?

Também conhecido como seguro de carga para MEI ou seguro de carga para caminhoneiro MEI, o processo de contratar a proteção segue a mesma lógica que abordamos anteriormente.

Ou seja, deve-se entrar em contato com uma corretora de seguros digital de qualidade e com experiência no mercado, como a Mutuus Seguros, e fazer todo o processo de contratação de forma online.

Com a nossa parceira, é possível cotar o seguro de carga para autônomo nas melhores seguradoras de carga no Brasil, analisar aquela mais alinhada com você e contratar o seguro.

Qual seguro é obrigatório para transportadora?

Há seguros que os transportadores são legalmente obrigados a contratar. Estamos falando dos seguros:

  • RCTR-C: Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga;
  • RC-DC: Seguro de Responsabilidade Civil – Desaparecimento de Carga;
  • RC-V: Seguro de Responsabilidade Civil Veicular;
  • RCTA-C: Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo de Carga;
  • RCA-C: Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aquaviário de Carga;
  • Seguro Carta Azul;
  • RCTF-C: Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Ferroviário de Carga;
  • Seguro de Transporte RC Ambiental (para os casos detalhados anteriormente).

Seguro de carga avulso: o que é?

Também chamado de seguro de carga mensal ou seguro de transporte para embarque único, esse seguro só pode ser contratado pelo dono da mercadoria, o embarcador. Apenas por ele. 

Além disso, os termos “mensal” e “avulso” fazem referência justamente à essência dessa proteção, cuja contratação é ideal para quando há uma frequência muito pequena no transporte de carga.

Nesse sentido, é importante compreender que o conceito “seguro de carga avulso” engloba dois tipos de seguro: o seguro de transporte nacional e o seguro de transporte internacional.

Ou seja, essa forma de contratação avulsa do seguro, que só é possível de ser adotada quando o embarcador faz transportes com baixa frequência, está presente tanto no transporte de carga no Brasil quanto fora dele.

Pode descontar seguro de carga?

Não, o embarcador, transportador ou cooperativa de transporte não podem descontar do frete do motorista agregado nenhum tipo de valor relacionado a taxas administrativas e a seguro.

Isso está claramente expresso na Lei 14.599, quando ela dispõe que essas partes citadas ficam impedidas de “descontar do valor do frete do TAC, ou de seu equiparado, valores referentes a taxa administrativa e seguros de qualquer natureza”. 

Caso isso seja feito, é ilegal, o que leva a penalidada de “indenizar ao TAC o valor referente a 2 (duas) vezes o valor do frete contratado”.

Quem faz seguro de carga?

Quando se trata de seguros de carga, quem é responsável por contratar a proteção dependerá. No seguro de transporte nacional, por exemplo, é o embarcador quem deve contratar. Enquanto isso, no seguro RCTR-C e RC-DC, quem deve fazer é o transportador.

Essa é uma abordagem mais específica, citando quem deve fazer o seguro.

No entanto, se usamos uma resposta mais ampla, sem atribuir a responsabilidade de contratar para partes específicas, o seguro de carga pode ser contratado tanto por transportadores, embarcadores e cooperativas de transporte.

Vale a pena fazer um seguro de transporte?

Sim, vale a pena fazer o seguro de transporte e há vários motivos que justificam isso. O principal deles diz respeito à obrigatoriedade de alguns seguros de carga com base na lei, evitando penalidades. 

Junto a isso, outros pontos mostram a importância do seguro para cargas, como o fato de ele evitar prejuízos para o dono da carga e para o transportador. Também evita, a depender do seguro, problemas com terceiros prejudicados pela carga por conta de um acidente, por exemplo.

Quem deve pagar o seguro de carga?

Quem deve pagar o seguro de carga é a parte responsável por contratá-lo. Isso dependerá do tipo de seguro para carga em questão. A exemplo disso, no seguro RC-DC, é o transportador quem deve entrar em contato com a corretora de seguros, cotar o seguro, contratá-lo e fazer o pagamento para obter a apólice de carga.

Já no seguro de transporte nacional, é o dono da mercadoria (o embarcador) quem deve fazer todo esse processo, ficando sob sua responsabilidade pagar o prêmio do seguro.

Ou seja, para saber quem deve pagar o seguro de carga é crucial saber qual o tipo de seguro que será contratado. 

Seguro de carga Porto Seguro: o que é?

O seguro de carga Porto Seguro é um produto que engloba diversos tipos de seguro para cargas, tanto para transportadores quanto embarcadores. Alguns deles são:

  • Para embarcadores, a Porto Seguro oferece os seguros: Transportes Mais Simples, Transportes Embarcador, Transportes Embarcador Programável e Transporte Internacional;

  • Para transportadores, o seguro RCTR-C, RC-DC, RCTA-C, RC transporte internacional e RC ambiental (fundamental para o transporte de cargas perigosas e poluentes).

É importante ter em mente que esses produtos podem, ao longo dos anos, sofrerem alterações. Por isso, sempre confira no site oficial da seguradora para mais detalhes. E, caso queira contratar um seguro de cargas de um jeito fácil, basta cotar com a Mutuus Seguros para garantir seu seguro fazendo o processo pelo celular ou computador.

O que são seguradoras de carga?

As seguradoras de carga são empresas de seguros que oferecem uma variedade de seguros de carga — tanto para embarcadores quanto para transportadores.

Elas são as melhores opções quando se trata de contratar proteção para o transporte de cargas no Brasil e fora do país quando comparadas a seguradoras que até comercializam seguros de carga, mas tem pouco destaque nesse tipo de produto.

Considerações finais

Para concluir esse material sobre seguro de transportes, gostaria que você refletisse sobre todos os pontos que foram colocados. Pense que as opções existem, então depende de você fazer acontecer!

Além disso, vale dizer que essas dicas são muito úteis e devem, é claro, ser usadas com ética. Lembre-se que, ao fornecer informações não verdadeiras à seguradora, você corre o risco de ter o pagamento do sinistro negado. Não vale nem um pouco a pena fazer isso!

Agora, vamos recapitular as 10 dicas para economizar no seguro de frete:

  1. Certifique-se que as regiões onde você entrega não estão desatualizadas na apólice;
  2. Verifique se o tipo de mercadorias com as quais trabalha não mudou desde que fez a apólice de roubo;
  3. Pense no Gerenciamento de Riscos como uma forma de prevenção;
  4. Valorize o bom cadastro;
  5. Fique atento ao valor a ser coberto pela apólice;
  6. Entenda em detalhes as coberturas sugeridas pelo corretor de seguros;
  7. Prefira a contratação da apólice mensal;
  8. Antes de renovar, considere outras opções no mercado;
  9. Tente negociar o valor do prêmio;
  10. Fique atento ao valor da franquia do seguro.

O que você achou das dicas? Não se esqueça de comentar logo abaixo! Estou curioso para saber a sua opinião e conhecer a sua experiência sobre esse assunto. Até a próxima!

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Comentários (2)

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  1. BM

    Ótimo artigo, bem esclarecedor e de fácil compreensão. Eu que não entendia de seguro de carga, consegui ter uma ótima noção agora! Parabéns!!

  2. RC

    Ricardo Castro – Muito bom o conteúdo. Esclareceu varias dúvidas e abriu um leque de opções.