Faça seguro de transportes mas também evite acidentes||Seguros para embarcador e transportador||Lista de seguradoras de transporte||Tipos de cobertura de seguro de transportes||Mercadorias mais roubadas em São Paulo||risco de roubo por estado do Brasil||Dicas para economizar||fluxograma do seguro de transportes||Quem-faz-o-seguro-de-carga
Saiba como fazer o melhor seguro de carga para transportadora.

Seguro de Carga: 10 Dicas infalíveis para economizar

Às vezes, ao receber a fatura do seguro de carga, pode ser que você se questione se vale realmente a pena pagar esse valor ou se está jogando dinheiro fora. O que posso dizer é que, infelizmente, conheço empresas que foram à falência por não contarem com um seguro desse tipo — tenho certeza que você não quer que isso aconteça com o seu negócio.

Sabemos que ninguém deseja ter que utilizar o seguro de carga, mas quando um imprevisto acontece, certamente, fará todo sentido ter contratado a apólice. Sendo assim, acho que você já tem uma resposta, não é mesmo?

E tem mais: além de estar protegido contra eventuais prejuízos, há de se considerar também que algumas modalidades de seguro de carga são obrigatórias. Estamos falando do Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR C) e do Seguro de Transporte Nacional, conforme determinam o artigo 20 do Decreto-Lei nº 73/1966 e o artigo 10 do Decreto nº 61.867/1967.

Portanto, como o custo do seguro de carga será inevitável, o que resta é tentar reduzir ao máximo o valor a ser pago como prêmio. Então, continue lendo este artigo para conhecer 10 dicas infalíveis para economizar no seguro de transporte!

Quais são os tipos de seguro de carga?

Seguro de carga - RCTR C e RCF DC - frete com lucro – transportadora | Caminhão | logística | rodoviário

Primeiramente, é importante que você conheça melhor os tipos de seguro de carga existentes. Assim, será possível entender exatamente a dinâmica desse mercado e encontrar as oportunidades certas.

Para começar, o seguro de transporte pode ser contratado tanto por embarcadores quanto por transportadores. Portanto, vamos compreender melhor o papel de cada um deles e trazer os diferentes tipos de seguro de carga para cada uma dessas categorias.

Seguro de carga para embarcadores

O embarcador é, em geral, do dono da carga, ou seja, a empresa que necessita realizar o deslocamento do produto entre dois pontos da cadeia de suprimentos. Aqui, ele é responsável pelo controle do transporte de modo gerencial.

Dessa forma, sendo o embarcador o proprietário da mercadoria, o seguro de carga contratado por ele garante o ressarcimento do valor segurado em caso de sinistro. Existem dois tipos de seguro de transporte voltados para o embarcador. Acompanhe!

Seguro de Transporte Nacional

  • É um seguro de carga obrigatório que protege o segurado contra danos ocorridos durante o transporte de bens ou mercadorias;
  • A sua cobertura para a circulação doméstica de cargas garante indenização por:
    • danos e prejuízos causados à mercadoria durante o transporte em quaisquer vias, sejam terrestres, aéreas ou marítimas, em caso de acidente com o veículo, provocado por colisão, capotagem, abalroamento, tombamento, incêndio ou explosão;
    • roubo das mercadorias transportadas por ação de assalto à mão armada ou desaparecimento da carga (quando o veículo também é roubado). A cobertura contra roubo, no entanto, precisa ser contratada adicionalmente.
  • Permite que a mercadoria seja transportada pelo embarcador em sua frota própria, por uma empresa transportadora contratada ou por um transportador autônomo.

Seguro de Transporte Internacional

  • Não é um seguro de carga obrigatório, mas protege o dono da mercadoria contra riscos durante o transporte em viagens internacionais;
  • Cobre todos os danos decorrentes do transporte rodoviário, aéreo, marítimo ou ferroviário, do embarque até a entrega da carga em seu destino final;
  • É dividido nas categorias importação e exportação;
  • Pode ser contratado com coberturas adicionais para guerras, greves, tumultos, despesas, frete, impostos, lucros esperados para a mercadoria que estiver destinada à revenda ou industrialização e deterioração de carga e outras.

Seguro de carga para transportadores

O transportador é o responsável pelo transporte da carga, ou seja, é a empresa ou o autônomo que realiza o deslocamento dos bens ou mercadorias.

Por não se tratar do dono da carga, o transportador pode contratar apenas seguros de carga de responsabilidade civil sobre o transporte rodoviário. Isso significa que, caso ocorra algum sinistro, ele aciona a seguradora para cobrir a sua responsabilidade.

Para o transportador rodoviário, basicamente, existem três tipos de seguro de carga. Confira!

Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga – RCTR C:

  • É um seguro de carga obrigatório;
  • Normalmente, é chamado de Seguro Acidentes ou RC Acidentes;
  • Garante ao transportador rodoviário o reembolso de indenizações por prejuízos causados às mercadorias transportadas sob sua responsabilidade, caso ocorra acidente rodoviário durante o transporte;
  • As suas coberturas básicas incluem:
    • colisão;
    • capotagem;
    • abalroamento;
    • tombamento;
    • incêndio ou explosão.
  • É válido em todo o território nacional, mediante a apresentação do conhecimento de transporte rodoviário, nota de embarque ou de outro documento que comprove a contratação do transporte.

Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional (Danos à Carga Transportada) – RCTR-VI:

  • É um seguro de carga obrigatório;
  • Conhecido também como carta azul;
  • Utilizado na circulação dos meios de transporte no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile e Peru;
  • Garante indenização por perdas ou danos sofridos pelos bens ou mercadorias de propriedade de terceiros que são transportados, da origem ao destino final, desde que causados por:
    • colisão;
    • capotagem;
    • abalroamento;
    • tombamento;
    • incêndio ou explosão do veículo transportador.

Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga – RCF-DC:

  • É um seguro de carga facultativo, ou seja, opcional;
  • Normalmente, é chamado de seguro de roubo;
  • Pode ser considerado um seguro de carga complementar aos seguros de acidente (nacional e internacional);
  • Garante riscos contra roubo de cargas transportadas;
  • A sua cobertura abrange roubo por ameaça grave ou violência;
  • É um seguro complexo em função da grande variedade de cargas, tipo de transporte, mercadoria, embalagem, perecibilidade, destino, período coberto, frequência de ocorrências e valores indenizados;
  • Quanto menores a frequência e os valores indenizados, menor será a taxa desse seguro de carga.

Por que contratar duas apólices de seguro de carga?

Muita gente me pergunta qual seria a razão para contratar duas apólices diferentes de seguro de carga — do embarcador e do transportador — para o mesmo fim. Outro questionamento frequente é: tendo os dois tipos de seguro, se ocorrer um sinistro, ambos os segurados serão reembolsados?

Criei um esquema para explicar o que acontece em um sinistro de seguro de carga. Confira:

Como você deve ter visto, a carga em si será paga apenas uma vez. No entanto, a seguradora do embarcador cobrará a responsabilidade civil de quem cometeu o sinistro, por isso, é preciso que o transportador também tenha um seguro de carga para estar protegido.

Quais as formas de contratação do seguro de carga?

Além de dominar os tipos de seguro de transporte, também é fundamental que você conheça as formas de contratação de apólices de seguro de carga. Isso costuma definir a duração da apólice, como você já vai entender.

Cargas avulsas ou embarque único

  • Como o nome indica, é um seguro de carga válido somente para uma única viagem;
  • Pode ser contratado apenas pelo embarcador;
  • Indicado para transporte com veículos próprios, agregados ou autônomos;
  • Costuma ser utilizado para transporte de máquinas ou equipamentos de alto valor que farão apenas um embarque.
  • Do ponto de vista financeiro, é uma alternativa vantajosa apenas para casos pontuais. A partir do momento que o embarcador passa a ter uma recorrência, o seguro mensal se torna a opção mais econômica.

Apólice mensal ou embarque múltiplo

  • É o seguro de carga ideal para quem realiza transporte de cargas regularmente ou com bastante frequência;
  • Cada embarque necessita de uma averbação com todas as características da viagem e da mercadoria;
  • Na sua contratação, devem ser definidos a vigência, o limite por embarque e o número de averbações possíveis na contratação da apólice.

O que é Dispensa do Direito de Regresso (DDR) no seguro de carga?

Por fim, antes de falar sobre as dicas para economizar na contratação do seguro de carga, vou me deter um breve momento na Dispensa do Direito de Regresso. A questão gera bastante polêmica, então, é essencial saber do que se trata.

A DDR é um documento emitido pela seguradora de carga do embarcador. A carta indica que, em caso de sinistro, a companhia não entrará com uma ação contra o transportador, desde que tenham sido seguidas as orientações de gerenciamento de risco.

Portanto, caso o transportador não conte com um seguro de carga, porém tenha uma carta DDR e provas de que seguiu todas as normas da gerenciadora de risco, ele poderá se livrar de reembolsar a seguradora do embarcador.

Polêmica sobre a carta DDR

A Dispensa do Direito de Regresso vem sendo usada há muitos anos pelos embarcadores, como uma forma de não pagar o Ad Valorem aos transportadores. Segundo os embarcadores, já que a seguradora de carga emite uma carta DDR, o transportador estaria livre de contratar o seguro RCTR C.

Contudo, como já mencionei, esse seguro de carga é obrigatório, ou seja, o transportador não está dispensado mesmo com a DDR. Por outro lado, o que costuma acontecer é que o transportador pode deixar de fazer o RCF DC quando tem a carta DDR. Nesse caso, se tiver RCTR C e a DDR, ele está dentro da lei.

Agora que toda , finalmente, chegamos às dicas!

Veja 10 dicas infalíveis para economizar no seguro de carga

Seguro de carga: Dicas para economizar - Seguro de carga - RCTR C e RCF DC - frete com lucro – transportadora | Caminhão | logística | rodoviário

A lógica do funcionamento do seguro de carga é baseada em estatística e negociação. Talvez você não saiba, mas existem dois dados importantes que dizem respeito a esse fato:

  • de cada R$ 100 que as seguradoras de carga recebem em prêmios de seguro de carga de acidente, R$ 58 são gastos com sinistros;
  • de cada R$ 100 que as seguradoras de carga recebem em prêmios de seguro de carga de roubo, R$ 72 são gastos reembolsando os embarcadores.

Logo, isso significa que se houver menos acidentes ou roubos, a tendência é, certamente, que o valor do prêmio do seguro de carga também diminua.

Infelizmente, o que estamos dizendo é que não existe mágica. A seguradora simplesmente cobra o custo necessário para cobrir os sinistros que acontecerão, para pagar as despesas da operação do negócio e lucrar com o que sobrar. Faz sentido, não é mesmo?

Bom, dito isso, vamos às dicas!

1. Certifique-se de que as regiões nas quais você entrega estejam atualizadas na apólice

As regiões com menores índices de acidentes rodoviários ou roubos de carga representam riscos menores para as seguradoras. Sendo assim, esse é um fator determinante do valor do prêmio do seguro de carga.

O que isso tem a ver com você? Pense comigo: é muito provável que você tenha contratado a apólice já há algum tempo. Naquele momento, estimou as regiões nas quais faria mais entregas. Mas elas continuam as mesmas até hoje?

Se a sua zona de atuação mudou, é importante avaliar as novas regiões. Esse ponto pode ser uma oportunidade de rever o contrato de seguro de carga e baixar a taxa que está pagando.

Afinal, se nas novas regiões os índices de roubos e acidentes forem menores, você poderá pleitear uma redução no custo da apólice.

Veja aqui as regiões mais arriscadas para roubo de cargas:

Seguro de carga: risco de roubo por estado do Brasil - Seguro de carga - RCTR C e RCF DC - frete com lucro – transportadora | Caminhão | logística | rodoviário

2. Verifique se o tipo de mercadoria que transporta mudou desde que contratou o seguro de carga RCF DC

Aqui, temos a mesma situação da primeira dica, porém em relação à carga. O tipo de carga transportada está diretamente ligado ao valor da taxa do seguro de carga. Isso ocorre porque existem cargas mais visadas pelos criminosos — com índices de roubo maiores — e outras menos.

Abaixo, listamos as mercadorias “preferidas” dos ladrões. Logo, se você não transporta esse tipo de produto, é bom rever a sua taxa junto à corretora de seguros.

Mercadorias mais roubadas em São Paulo - Seguro de carga - RCTR C e RCF DC - frete com lucro – transportadora | Caminhão | logística | rodoviário
Em R$ milhões, dados de 2011, no estado de São Paulo

3. Considere o Gerenciamento de Riscos como uma forma de prevenção

Normalmente, os transportadores só pensam em Gerenciamento de Risco quando o assunto é roubo de cargas. No entanto, apesar da incidência desses eventos ser muito alta no país, a maioria das ocorrências de sinistros no Brasil tem relação com outros tipos de danos. Aqui estão alguns deles:

  • queda de mercadoria;
  • molhadura;
  • extravio de carga;
  • falta;
  • colisão;
  • tombamento;
  • avaria durante o transporte;
  • avarias da carga.

Dessa forma, ao considerar a possibilidade do Gerenciamento de Riscos também ser útil em alguns dos eventos acima, você já estará muito à frente de outras transportadoras.

Por fim, saiba que é importantíssimo investir em prevenção. Assim, além de evitar essas ocorrências, você ganha créditos com as seguradoras de carga. Certamente, isso também ajuda a reduzir o valor do prêmio do seguro de carga.

4. Valorize o bom cadastro

Por falar em uma boa reputação, ter um bom histórico parece uma dica óbvia. Contudo, a verdade é que poucos levam isso realmente a sério.

Acontece, porém, que ter uma ficha limpa junto às seguradoras significa que a sua empresa tem menos chances de acionar o seguro de carga. Isso conta pontos a seu favor e também pode fazer diferença na hora de negociar o custo da apólice.

5. Tenha atenção ao valor coberto pela apólice de seguro de carga

Imagine que você vai contratar uma apólice de seguro de carga com vigência de um ano. O corretor precisará saber qual é o valor médio das cargas que o seu negócio transporta.

Assim, vamos supor que você responda que as suas cargas têm um valor médio de R$ 100 mil, mas que, eventualmente, transporta cargas de até R$ 500 mil. Se o corretor sugerir que o valor a ser coberto pelo seguro de carga seja de R$ 500 mil, não aceite. Isso não faz sentido e, evidentemente, aumentará bastante o valor do prêmio do seguro de carga.

Então, o que fazer? Bom, nesse caso, o melhor é contratar uma apólice no valor de R$ 100 mil. Dessa forma, quando e se tiver que transportar valores maiores, você poderá informar ao seu corretor e pagar a diferença apenas por aquele embarque.

Muita gente não sabe que é possível proceder desse modo. Porém, é uma grande oportunidade de redução de custo do seguro de carga.

6. Entenda em detalhes as coberturas do seguro de carga sugeridas pelo corretor

Em toda contratação de seguro de carga, você terá direito a uma cobertura básica e pagará a mais por coberturas adicionais. No entanto, existe uma série de coberturas desse tipo. Logo, é fundamental que você avalie a real necessidade de cada adicional na apólice e corte aquelas que não fazem sentido.Para tanto, dê uma olhada nas três principais modalidades de coberturas. Considere que a Ampla A é a mais completa, por isso é aquela que terá o custo mais elevado:

Tipos de cobertura de seguro de transportes - Seguro de carga - RCTR C e RCF DC - frete com lucro – transportadora | Caminhão | logística | rodoviário

7. Avalie o que é de fato mais em conta: DDR ou Seguro de Roubo (RCF DC)

Ao fazer o seguro de transporte, o embarcador pode pedir à seguradora de carga para incluir na apólice a Dispensa do Direito de Regresso. Como mencionei, em teoria, ela livraria o transportador da obrigação de pagar pela carga em caso de roubo.

No entanto, a carta DDR vem junto de uma série de exigências do Gerenciamento de Risco. Muitas vezes, o problema é que custa mais caro para o transportador cumpri-las do que contratar a apólice do seguro de carga de roubo.

Portanto, é muito importante que você avalie bem e faça uma comparação para entender o que vale mais a pena no seu caso. É claro que é mais difícil negociar com grandes embarcadores, mas em empresas menores, pode haver essa possibilidade.

8. Prefira a contratação da apólice mensal

Lembra que no início do artigo falamos sobre as diferentes formas de contratação do seguro de carga? Se você viaja com frequência, evidentemente não faz nenhum sentido contratar um seguro de carga avulsa ou de embarque único.

Isso significa que o ideal, no seu caso, é fazer o segundo tipo de contratação, ou seja, de embarque múltiplo. Assim, existe a possibilidade de contratar uma apólice anual (simplificada) e pagar um valor fechado antecipadamente ou de forma fracionada.

Contudo, você também pode contratar apólices mensais ou abertas. Esse modelo pode ser mais econômico porque, além de pagar depois do risco decorrido, você vai quitando mês a mês, conforme as averbações.

9. Antes de renovar, considere outras opções no mercado

Você sabia que, mesmo trocando de seguradora de carga, não perde o seu histórico? Então, antes de fechar a renovação do seguro de transporte, é sempre bom avaliar outras opções, afinal, é possível encontrar valores melhores.

Atualmente, no Brasil, existem mais de vinte seguradoras que trabalham com seguro de carga, por isso, você não tem desculpa para não pesquisar.

Todavia, também não dá para esquecer que, além do preço, tem a questão da credibilidade da companhia. Logo, converse com o seu corretor sobre outras possibilidades e analisem juntos a situação.

Mais adiante, listarei todas as seguradoras de carga do mercado brasileiro.

10. Tente negociar o valor do prêmio

Por fim, é bom saber que o seguro de carga é um tipo de produto que sempre terá margem para negociação. Portanto, é fundamental você tentar dar aquela “chorada” para fechar o melhor valor.

Para tanto, considere que, à medida que a frota da sua empresa aumenta, o seu poder de negociação também aumentará, logo, não desperdice isso. Já vi empresas conseguirem até 65% de desconto sobre o valor de tabela da seguradora de carga.

Dica bônus: fique atento ao valor da franquia

Eu sei que você faz o seguro de transporte pensando em não usá-lo. No entanto, se precisar acioná-lo, poderá ter uma enorme dor de cabeça, caso não se atente ao valor da franquia na contratação.

Isso porque pode acontecer de você encontrar um seguro que tenha um prêmio de custo bem baixo, mas ter que desembolsar uma “bolada” em uma situação de sinistro. Portanto, fique esperto com o valor da franquia!

Lista de seguradoras de carga

A grande maioria das seguradoras de carga no Brasil trabalha tanto com o embarcador quanto com o transportador, porém existem algumas com um foco maior nas empresas de transporte.

Assim, sugiro que você comece a pesquisar por essas companhias. Uma vez que elas já conhecem melhor as suas necessidades e podem oferecer os produtos certos.

Confira abaixo a lista de seguradoras de carga que atuam no mercado brasileiro. Ordenamos de acordo com esse foco, sendo que a primeira do elenco é a que mais se dedica ao transportador, em relação ao embarcador, e assim por diante.

Lista de seguradoras de transporte - Seguro de carga - RCTR C e RCF DC - frete com lucro – transportadora | Caminhão | logística | rodoviário

Confira a lista em ordem alfabética:

  • Seguro de carga – Aig Seguros;
  • Seguro de carga – Allianz Seguros;
  • Seguro de carga – Argo Seguros;
  • Seguro de carga – Axa Seguros;
  • Seguro de carga – Berkley Seguros;
  • Seguro de carga – Chubb;
  • Seguro de carga – Fairfax Brasil Seguros;
  • Seguro de carga – HDI Seguros;
  • Seguro de carga – Liberty Seguros;
  • Seguro de carga – Mapfre Seguros;
  • Seguro de carga – Mitsui Sumitomo;
  • Seguro de carga – Porto Seguro;
  • Seguro de carga – Sompo Seguros;
  • Seguro de carga – Sura Seguros;
  • Seguro de carga – Swiss RE;
  • Seguro de carga – Tokio Marine.

Gerenciadoras de risco

Como forma de prevenção e redução de custos, é muito importante que você também conheça as opções quando o assunto é gerenciamento de risco. Por isso, segue uma lista das principais empresas que atuam no mercado brasileiro:

  • Buonny;
  • Brasil Risk;
  • Control Risc;
  • Control Way;
  • Digr;
  • Global;
  • GS Service;
  • Skymark;
  • Monytor.

A dica aqui é entender como cada uma funciona e o que oferece para avaliar se você está usando a melhor opção para sua empresa.

Conclusão — resumo

Para concluir esse material sobre seguro de transporte, gostaria que você refletisse sobre todos os pontos que foram colocados. Pense que as opções existem, então depende de você fazer acontecer!

Além disso, vale dizer que essas dicas são muito úteis e devem, é claro, ser usadas com ética. Lembre-se que, ao fornecer informações não verdadeiras à seguradora, você corre o risco de ter o pagamento do sinistro negado. Logo, não vale a pena fazer isso.

Agora, vamos recapitular as 10 dicas para economizar no seguro de carga:

  1. Certifique-se que as regiões onde você entrega não estão desatualizadas na apólice;
  2. Verifique se o tipo de mercadorias com as quais trabalha não mudou desde que fez a apólice de roubo;
  3. Pense no Gerenciamento de Riscos como uma forma de prevenção;
  4. Valorize o bom cadastro;
  5. Fique atento ao valor a ser coberto pela apólice;
  6. Entenda em detalhes as coberturas sugeridas pelo corretor de seguros;
  7. Avalie o que é de fato mais em conta: DDR ou Seguro de Roubo (RCF DC);
  8. Prefira a contratação da apólice mensal;
  9. Antes de renovar, considere outras opções no mercado;
  10. Tente negociar o valor do prêmio.

O que você achou das dicas? Não se esqueça de comentar logo abaixo! Estou curioso para saber a sua opinião e conhecer a sua experiência sobre esse assunto!