Aumentar o lucro da transportadora não é uma tarefa fácil — é preciso estratégia com inovação. Ao trabalhar com transporte, há variáveis e detalhes a que o gestor deve estar atento, pois são muitas as exigências do mercado, e isso determina entre o prejuízo e o lucro. Todas as receitas e despesas precisam estar registradas no fluxo de caixa para se avaliar os gastos.
Assim, a empresa deve contratar um software de gestão direcionado ao mercado de transportes para auxiliar a parte financeira e ter um diferencial no mercado.
O conhecido TMS (Transportation Management Software) realiza o gerenciamento completo, permitindo ao usuário fazer o acompanhamento e a otimização dos processos, com qualidade e confiança.
Continue a leitura e aprenda o passo a passo para que você possa aumentar o lucro da sua transportadora!
Dicas para aumentar o lucro da transportadora
A tecnologia pode ajudar você neste processo, trazendo grandes benefícios, com o uso do TMS. Confira!
1. Entenda a importância de avaliar os processos internos
O TMS faz a gestão das etapas de uma operação de transporte de carga visando aumentar o lucro da empresa, pois proporciona um ROI (retorno sobre o investimento) satisfatório, em que as soluções superam os custos iniciais.
Com o software, sua transportadora reduzirá os custos operacionais nos processos internos, tendo auxílio no planejamento, execução, controle de atividades e no monitoramento de tudo o que acontece na empresa, começando pela consolidação das cargas, emissão dos documentos fiscais (tudo online), coletas e entregas. Por consequência, há aumento de vendas.
Se em algum ponto houver um “gargalo”, o programa logo identificará e será possível ajustá-lo ou eliminá-lo.
2. Veja como acompanhar o frete e torná-lo um aliado para o aumento dos lucros
Vivemos em um mundo amplamente conectado. Usando a tecnologia a seu favor, sua transportadora poderá oferecer o acompanhamento do frete online até a entrega. Este serviço demonstra transparência e credibilidade.
A empresa consegue manter um relacionamento mais próximo com os clientes e se torna mais competitiva. Assim, evita imprevistos financeiros para a cadeia de suprimentos.
3. Analise quais métricas de desempenho acompanhar
A transportadora que usa o TMS recebe respostas instantâneas quanto ao desempenho dos seus processos. Isso ajuda na geração de dados e relatórios para que os gestores visualizem as operações e os custos para uma possível melhoria.
O estudo dos dados, por exemplo, pode trazer mais agilidade nas entregas, pois os clientes estão cada vez mais exigentes. Quanto mais rápido for, ultrapassará a concorrência e ganhará competitividade, aumentando o lucro. O TMS acrescenta no desempenho da empresa e traz uma análise geral do negócio.
4. Perceba a necessidade de resolver erros rapidamente
Uma boa gestão resolve qualquer problema para que as entregas não se atrasem, com agilidade e eficiência. A demora pode trazer insatisfação ao cliente e deixá-lo mais perto do concorrente.
Já que a tecnologia ajuda a ver o desempenho de cada etapa, conheça a fundo seus relatórios e suas análises. Dessa maneira, a transportadora tomará as medidas necessárias quando houver algum atraso e evitará a insatisfação do cliente.
5. Prepare a empresa para as exigências do mercado
Trabalhe com transparência para que seus clientes confiem que suas mercadorias chegarão ao seu destino — isso é determinante para que os lucros aumentem. Outra medida é interligar o TMS ao EDI, caso precise de maior agilidade no processo.
O software notifica os clientes quando suas cargas estiverem chegando, assim evita-se erros na emissão e travamento dos lucros.
O nível de serviço prestado pela transportadora aos clientes, quanto mais alto for, se traduz em qualidade, satisfação, recompra e recomendação. Por isso, uma empresa bem gerida, com software específico que cumpra o papel de otimizar processos e reduzir custos, faz aumentar o lucro da transportadora.
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