Confira 5 passos para aumentar o lucro da transportadora

Aumentar o lucro da transportadora não é uma tarefa fácil — é preciso estratégia com inovação. Ao trabalhar com transporte, há variáveis e detalhes a que o gestor deve estar atento, pois são muitas as exigências do mercado, e isso determina entre o prejuízo e o lucro. Todas as receitas e despesas precisam estar registradas no fluxo de caixa para se avaliar os gastos. 

Assim, a empresa deve contratar um software de gestão direcionado ao mercado de transportes para auxiliar a parte financeira e ter um diferencial no mercado.  

O conhecido TMS (Transportation Management Software) realiza o gerenciamento completo, permitindo ao usuário fazer o acompanhamento e a otimização dos processos, com qualidade e confiança.

Continue a leitura e aprenda o passo a passo para que você possa aumentar o lucro da sua transportadora!

Dicas para aumentar o lucro da transportadora 

A tecnologia pode ajudar você neste processo, trazendo grandes benefícios, com o uso do TMS. Confira! 

1. Entenda a importância de avaliar os processos internos 

O TMS faz a gestão das etapas de uma operação de transporte de carga visando aumentar o lucro da empresa, pois proporciona um ROI (retorno sobre o investimento) satisfatório, em que as soluções superam os custos iniciais. 

Com o software, sua transportadora reduzirá os custos operacionais nos processos internos, tendo auxílio no planejamento, execução, controle de atividades e no monitoramento de tudo o que acontece na empresa, começando pela consolidação das cargas, emissão dos documentos fiscais — tudo online —, coletas e entregas. Por consequência, há aumento de vendas. 

Se em algum ponto houver um “gargalo”, o programa logo identificará e será possível ajustá-lo ou eliminá-lo. 

2. Veja como acompanhar o frete e torná-lo um aliado para o aumento dos lucros 

Vivemos em um mundo amplamente conectado. Usando a tecnologia a seu favor, sua transportadora poderá oferecer o acompanhamento do frete online até a entrega. Este serviço demonstra transparência e credibilidade. 

Powered by Rock Convert

A empresa consegue manter um relacionamento mais próximo com os clientes e se torna mais competitiva. Assim, evita imprevistos financeiros para a cadeia de suprimentos. 

3. Analise quais métricas de desempenho acompanhar 

A transportadora que usa o TMS recebe respostas instantâneas quanto ao desempenho dos seus processos. Isso ajuda na geração de dados e relatórios para que os gestores visualizem as operações e os custos para uma possível melhoria. 

O estudo dos dados, por exemplo, pode trazer mais agilidade nas entregas, pois os clientes estão cada vez mais exigentes. Quanto mais rápido for, ultrapassará a concorrência e ganhará competitividade, aumentando o lucro. O TMS acrescenta no desempenho da empresa e traz uma análise geral do negócio. 

4. Perceba a necessidade de resolver erros rapidamente 

Uma boa gestão resolve qualquer problema para que as entregas não se atrasem, com agilidade e eficiência. A demora pode trazer insatisfação ao cliente e deixá-lo mais perto do concorrente. 

Já que a tecnologia ajuda a ver o desempenho de cada etapa, conheça a fundo seus relatórios e suas análises. Dessa maneira, a transportadora tomará as medidas necessárias quando houver algum atraso e evitará a insatisfação do cliente. 

5. Prepare a empresa para as exigências do mercado 

Trabalhe com transparência para que seus clientes confiem que suas mercadorias chegarão ao seu destino — isso é determinante para que os lucros aumentem. Outra medida é interligar o TMS ao EDI, caso precise de maior agilidade no processo. 

O software notifica os clientes quando suas cargas estiverem chegando, assim evita-se erros na emissão e travamento dos lucros. 

O nível de serviço prestado pela transportadora aos clientes, quanto mais alto for, se traduz em qualidade, satisfação, recompra e recomendação. Por isso, uma empresa bem gerida, com software específico que cumpra o papel de otimizar processos e reduzir custos, faz aumentar o lucro da transportadora. 

Achou interessante o post? Assine nossa newsletter e esteja bem informado para conquistar cada vez mais mercado na área de transportes.