Publicado em 12/05/ 2020

7 Segredos de Coletas e Entregas que garantem muito mais eficiência e qualidade no serviço

O serviço de coleta e entrega de mercadorias é um tanto complexo dentro de uma operação logística, mas alguns profissionais ainda não olham para isso com a devida atenção.

E sabe de uma coisa? A concorrência entre empresas de transporte se torna cada vez mais acirrada – tanto na carga lotação como também na carga fracionada. No entanto, especialmente quando falamos da fracionada, o serviço de coletas e entregas é essencial.

Por esse motivo, hoje resolvemos trazer alguns segredos dessa operação e te mostrar a diferença entre o sucesso e o fracasso trabalhando com essa modalidade.

Continue lendo este artigo para saber quais são os 7 segredos sobre coletas e entregas que todo transportador de carga precisa conhecer. Aproveite!

Coletas e entregas – SEGREDO 1: Faça das parcerias a maior força do seu negócio de carga fracionada

Parcerias em coletas e entregas

Se você trabalha em uma operação de carga fracionada, deve saber que uma operação como esta envolve muitas atividades peculiares.

Acontece que, se você possui uma pequena empresa de transportes de carga fracionada, ou quer entrar neste ramo, provavelmente vai fazer apenas uma parte do trabalho.

É como se diz no mercado, ao fazer apenas uma coleta para um cliente, ou uma entrega na sua cidade, você está fazendo somente uma perna do serviço.

Exemplo de parceria em coleta e entrega

Um cliente te contrata para fazer a coleta de uma encomenda, para levar até o terminal de cargas de uma companhia aérea. Este mesmo cliente vai fazer a coleta desta mercadoria no destino, porém, você poderia “abraçar” este serviço também.

Mas para isso você precisaria de um parceiro confiável na outra ponta, não é mesmo?

E se esse não fosse um serviço esporádico, como as cargas expressas? E se esse trabalho fizesse parte de um serviço contínuo? Perceba que, ao preocupar-se com toda a cadeia logística, independentemente da região do serviço de coleta e entrega, você está entregando o máximo de valor ao seu cliente.

Isso sem dúvida é valorizado, e é desta forma que você poderá conquistar e sustentar clientes fiéis. Porém, você não precisa inicialmente formar uma grande rede com filiais em outras regiões. Basta que você use toda a sua energia nos melhores parceiros possíveis.

Esses possíveis parceiros também são transportadoras de carga, normalmente pequenas, e que também podem precisar de você. Você pode utilizar ferramentas online para encontrar a melhor transportadora de acordo com suas necessidades e fazer essas parcerias!

Coletas e entregas – #SEGREDO 2: A centralização como principal benefício dos seus serviços junto ao cliente

Coletas e entregas: Centralização como principal benefício

Dando sequência ao que falamos no segredo 1, tente pensar na realidade pela qual passam os profissionais do seu possível cliente, o embarcador.

Imagine que, em função da escassez de uma solução completa, este embarcador muitas vezes precisa dividir os serviços de coletas e entregas entre vários, muitas vezes dezenas de transportadoras de carga fracionada, dependendo da região do país.

Agora, imagine o nível de esforço e responsabilidade a que ele se submete, tentando gerenciar algo que não faz parte do seu core business, ou seja, não é a atividade principal daquela empresa.

Um embarcador destes enxergaria muito valor em uma empresa que pudesse resolver tal problema, centralizando as operações de coletas e entregas a um preço justo.

Agregar valor centralizando operações e mostrando transparência

É interessante você saber também que é possível agregar muito valor mostrando transparência nas atividades de coletas e entregas, o que pode ser atingido através de ferramentas de gestão hoje disponíveis no mercado.

Como exemplo, você pode trabalhar com parceiros logísticos que aceitem utilizar um mesmo sistema de rastreamento de encomendas, o que permitiria a esse embarcador ter a informação de toda a cadeia em tempo real.

Veja, meu propósito ao falar deste segredo é que você pense na centralização dos serviços de coletas e entregas como uma das melhores formas de se diferenciar no mercado.

Apesar de todo o trabalho com uma atividade como esta pode te trazer, ela pode ser a diferença entre ser um mero espectador ou ser um agente importante no cenário crescente de transporte de cargas fracionadas.

Coletas e entregas – SEGREDO 3: Um bom trabalho de zoneamento poderá melhorar em muito sua eficiência

Serviço de coleta e entrega e zoneamento

Antes de falar de zoneamento, é importante que você entenda muito bem a diferença entre entregas expressas e coletas e entregas agendadas.

No caso das entregas expressas, fica impossível prever qualquer coisa, pois são serviços emergenciais, sem clientes fixos.

Já no caso das coletas e entregas agendadas de cargas fracionadas o trabalho é mais previsível, porém com muitas peculiaridades, que iremos ver a seguir.

Problemas nos serviços de coletas e entregas

  • Uma região geográfica é dividida em zonas
  • Para cada zona é determinado um veículo
  • Cada veículo cumpre um roteiro dentro de sua zona
  • O serviço deverá ser realizado dentro de um tempo de ciclo previamente determinado
  • Os veículos são despachados a partir de um depósito, onde se efetua a triagem da mercadoria em função das zonas
Coletas e entregas e zoneamento

Decisões que devem ser tomadas

  • Como dividir a região de atendimento em zonas de serviço?
  • Como selecionar o veículo mais adequado ao serviço?
  • Qual a quilometragem média percorrida pela frota na região de atendimento de modo que se possa quantificar os custos?
  • Qual a frequência ideal do serviço?

Restrições mais frequentes

  • Tempo máximo da jornada de trabalho;
  • Capacidade dos veículos (peso, cubagem);
  • Janelas de tempo em que os clientes devem ser atendidos;
  • Restrições a circulação e estacionamento;
  • Regras de trânsito, velocidades máximas;
  • Coletas inseridas junto com entregas.

É impossível eu citar aqui como você pode fazer isso, mas ao colocar as variáveis que citei acima, fica mais fácil de você avaliar cada uma delas, e determinar o que vai de fato melhorar a sua operação.

Coletas e entregas – SEGREDO 4: A roteirização não é mais um diferencial, é determinante

Roteirização de coletas e entregas

Graças à tecnologia cada vez mais avançada, hoje em dia existem diversas soluções no mercado, que sem dúvida poderão lhe auxiliar na hora de determinar a melhor rota para fazer coletas ou entregas.

Esses sistemas não são estáticos, ou seja, eles não vão entregar sempre a mesma solução para você, ano após ano.

Ao contrário disso, eles evoluem à medida que novas rotas vão sendo criadas, para que sempre seja entregue o melhor roteiro possível para seus serviços de coletas e entregas.

A verdade é que, por melhor que seja um profissional que faz rotas manualmente, ele nunca poderá ganhar de um computador, pelo menos não no quesito roteirização.

Coletas e entregas – SEGREDO 5: Evite a ociosidade com o dimensionamento correto dos carros

Coletas e entregas e o dimensionamento dos carros da frota

Uma das grandes dificuldades em obter o máximo de lucro numa operação de carga fracionada é evitar a ociosidade dos carros.

Já imaginou você usando uma van para coletar uma caixa com menos de 1 kg?

Se estiver na rota, tudo bem, mas e se o motorista teve que rodar km e mais km apenas para este serviço?

8 passos para o dimensionamento

Vou te relacionar aqui 8 passos que você pode tomar para dimensionar corretamente sua frota:

  1. Determine a demanda mensal de carga
  2. Fixe os dias de trabalho por mês e as horas de trabalho por dia
  3. Verifique as rotas a serem utilizadas, considerando volume de tráfego, tipo de estrada, etc
  4. Com os dados sobre as rotas a serem utilizadas, determine a velocidade média nestas rotas
  5. Determine o tempo de carga e descarga, espera, refeição e descanso do motorista
  6. Analise as especificações técnicas para tipo de veículo disponível no mercado que você acredita servir à operação, como caminhões, vans, fiorinos e motos
  7. Identifique a capacidade de carga útil de cada um dos modelos de veículos
  8. Calcule o número de viagens por mês, que serão possíveis de serem realizadas por cada veículo

Com esses dados em mãos, você já será capaz de determinar corretamente a sua frota, lembrando que isso não é uma ciência exata, e o dia a dia é fundamental para os ajustes necessários.

Coletas e entregas – SEGREDO 6: Faça controles, não se gerencia o que não se mede

Controle e gerenciamento em coleta e entrega

O controle de coletas e entregas é algo fundamental em qualquer operação deste tipo, porém não é a única coisa que você pode fazer. É preciso entender que uma operação de carga fracionada é mais complexa do que as operações de carga lotação.

Além das atividades de coletas e entregas, muitas vezes você precisará fazer armazenagem, consolidação de cargas, desconsolidação, fornecer uma possibilidade ao cliente de rastrear a encomenda e muito mais.

Por isso, é fundamental que você utilize mecanismos de controle, que vão do mais simples possível, uma planilha no Excel, até softwares criados para este fim.

Como meu objetivo é e sempre será de te ajudar em todo esse processo, eu preparei uma planilha de controle de entrega de mercadorias grátis para você. Baixe através do formulário abaixo!

Coletas e entregas – SEGREDO 7: Saiba os custos atrelados à atividade

Coletas e entregas: Cálculo de custos da atividade

Uma das maiores dificuldades dos empresários ao atuar com carga fracionada é entender como calcular os custos com coletas e entregas.

Se você também tem essa dificuldade, saiba que isso é perfeitamente normal, afinal, não estamos falando de algo simples.

Diferentemente da carga lotação, onde um caminhão normalmente coleta uma mercadoria no ponto A e a leva diretamente para o ponto B, na carga fracionada podem existir mais etapas no processo.

Atividades de operador de carga fracionada

Veja algumas das atividades que pode ter um operador de carga fracionada:

  1. Coleta de produtos;
  2. Armazenagem;
  3. Gestão de estoques;
  4. Embalagem;
  5. Transporte entre centros de distribuição;
  6. Distribuição para agências;
  7. Entrega.

Para saber os custos com os carros da frota rodando, leia esta série de artigos que escrevi sobre cálculo de fretes.

Já os demais custos dependem do tamanho da sua operação, mas basicamente vão envolver custos fixos quando for operação própria e custos variáveis, se você trabalhar com parceiros.

Conclusão sobre coletas e entregas

Eu decidi escrever um artigo inteiro sobre coletas e entregas pois entendo que esta é a atividade mais desafiadora dentro da operação de carga fracionada.

Mesmo com a complexidade de se fazer armazenagem, consolidação de carga e outras atividades, é na hora de coletar e entregar as mercadorias que você interage com o cliente e tem a maior chance de mostrar o valor do serviço.

Além disso, se você puder se responsabilizar pela operação de coletas e entregas de uma ponta a outra, estará assumindo uma função de quem pensa grande.

E aí? O que achou dos 7 segredos? Comente logo abaixo com a sua crítica ou sugestão porque somente assim poderemos enriquecer este tema. Além disso, dúvidas também são muito bem-vindas e farei o possível para te responder o mais rápido que eu conseguir!

Fontes consultadas:
UFRGS: Gestão de Frotas e Operação do Transporte Rodoviário de Cargas, Professor Michel

Redação do Frete com Lucro

Redação do Frete com Lucro

5 respostas

  1. Olá, Eu, hélio frentes express sp olha muito bom cada vez mais saber,e ter a conclusão, das nossas atividades dos transportes, de carga fracionadas , e conhecer a cada explicação, e o valor do clecimento, profissional, junto ao cliente, de cada operação, em transporte, Eu, já faz um tempo que estou na área de Autônomo, de transporte, dos utilitário, mais busco, conhecimento, de sabedoria, que irá sempre ser bom pro meu , desempenho junte aos meus clientes, adorei, prof: Michel hélio frentes express

  2. Muito bom os artigos, parabéns
    Estou com um galpão, 1 caminhão 3/4 e uma van para fazer coletas e entregas expressas ou fracionadas.
    Preciso de clientes nesse momento de crise.
    Caso tenha alguma coisa para ajudar eu agradeço.

      1. Sou Alexandre e estou tentando entrar nesta área e o artigo que acabei de ler abriu um leque de conhecimento até mesmo porque sou uma pessoa nova neste mercado,agradeço pelo publicação deste conteúdo que me mostre que não é somente fazer a entrega mas olhar além disso.

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