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O que é frete Spot e quando vale a pena? Entenda seu significado e como funciona

Empresas de transporte de carga normalmente têm contratos de prestação de serviço com validade de um ano. No entanto, um cliente pode precisar de um frete não previsto no contrato para lidar com alguma demanda específica. Nesse caso, a solução pode ser o frete Spot.

Sabe o que significa frete Spot, quais são suas vantagens e como ele pode impactar as operações da empresa? É fundamental ter em mente o funcionamento desse serviço para evitar problemas no atendimento prestado aos clientes.

Leia o post até o final para entender o conceito de frete Spot!

O que é o frete Spot?

Frete Spot é o frete pontual, ou esporádico, que eventualmente os clientes podem solicitar. A necessidade pode partir de um cliente que já tem contrato com a sua transportadora. No entanto, o transporte em questão tem características particulares — não previstas no contrato.

Até mesmo empresas que não usam os serviços da sua transportadora podem precisar de um frete Spot. Uma característica marcante nessa modalidade de frete é a urgência. Além disso, a carga pode precisar de um tratamento especial e até mesmo exigir um transporte dedicado.

Por isso, o frete Spot geralmente tem um preço elevado. Vale destacar também que o pagamento é feito à vista. 

Mas é importante que você analise tudo o que está envolvido além da possibilidade de lucro. Afinal, esse tipo de frete pode causar transtornos no transporte da carga dos outros clientes.

Como o frete Spot funciona?

O valor do frete Spot não é incluído no ciclo de pagamento do cliente quando ele já tem um contrato tradicional. Assim, não é necessário aguardar o fechamento do ciclo para fazer a cobrança. Visto que se trata de uma prestação de serviço à parte do contrato, a fatura tem uma data de vencimento imediata.

Ao negociar um contrato de frete Spot, certifique-se de que sua transportadora tem condições de honrar com o prazo. Isso é fundamental, pois quando o cliente solicita o serviço geralmente há uma urgência. Por exemplo, ele pode estar com uma máquina aguardando uma peça ser consertada.

Em alguns casos, a carga pode exigir mais do que um prazo de entrega reduzido — talvez ela seja fora do padrão. Assim, muitas transportadoras não têm condições de transportar qualquer produto que o cliente apresente.

Por exemplo, a mesma loja que vende celulares talvez precise transportar uma grande quantidade de paletes contendo eletrônicos. Por isso, ao firmar um contrato Spot, é preciso se certificar de que sua transportadora tem condições de levar a carga até o destino.

Em alguns casos, vale a pena ter parceiros a quem você possa recorrer para esse tipo de necessidade. Ao criar um cadastro de caminhões e motoristas que apoiarão o seu negócio como agregados, você terá condições de oferecer fretes Spot e aproveitar o lucro que eles proporcionam.

Quais são as vantagens do frete Spot?

Você está vendo que o frete Spot é um serviço exclusivo. Está se perguntando quais vantagens ele oferece? Para a empresa, há o benefício da satisfação que esse tipo de frete gera para o consumidor final, aumentando a fidelização.

O principal beneficiado é o cliente, que consegue evitar a interrupção de suas operações. Mas também existem diversas outras vantagens para a transportadora. Por exemplo, o processo de negociação e contratação geralmente é rápido.

A empresa se beneficia, ainda, do pagamento à vista. Trata-se de uma receita extra, que não estava prevista e contribui para o fluxo de caixa. Ademais, vale notar que essa modalidade de frete pode ajudar a identificar novas necessidades no mercado.

Por exemplo, no frete Spot, o transporte geralmente é dedicado. Como o veículo é totalmente descarregado no local de entrega, você tem a oportunidade de negociar um frete de retorno. Desse modo, potencializa o lucro das suas operações.

Quais são as desvantagens do frete Spot?

Visto que o frete Spot atende demandas bem específicas, pode trazer também desvantagens. Talvez você não tenha veículos ou pessoal suficientes para prestar o serviço. Quando não há parceiros, a seleção de última hora demanda muitos recursos.

Além disso, se essa seleção for feita às pressas, você corre o risco de o parceiro ser desqualificado e não prestar um bom serviço. Caso isso aconteça, a sua imagem pode ser manchada, e talvez seja muito difícil remediar a situação perante o cliente.

Outra desvantagem está na possibilidade de combinar um frete de retorno. Como se trata de um serviço de urgência, o tempo curto pode dificultar esse planejamento. Logo, tenha muito cuidado ao calcular o frete Spot a fim de evitar prejuízo na prestação do serviço.

O que é melhor: o frete SPOT ou o tradicional?

Você viu que o frete Spot geralmente pode ser vantajoso para a transportadora por conta do alto preço envolvido. No entanto, existem diversos fatores a considerar para saber o que é melhor. Primeiramente, o cliente deve avaliar o ideal para as operações do negócio dele.

Observa-se que empresas maiores têm condições de firmar um contrato fixo. Afinal, a demanda delas justifica esse tipo de compromisso. No entanto, para empresas menores, talvez não seja possível gerar uma demanda que enseje um contrato de frete tradicional.

Em relação à transportadora, você precisa avaliar se ela deve focar os fretes Spot, os tradicionais ou ambos. Por um lado, os fretes Spot geralmente representam uma boa fonte de lucro. Por outro lado, eles não oferecem previsibilidade de receita.

Os contratos fixos apresentam mais estabilidade. No entanto, o faturamento gerado por eles pode ser insatisfatório. Além disso, se a transportadora tem apenas um ou dois clientes fixos, a situação continua sendo delicada.

Considerando esses fatores, talvez você decida alcançar um equilíbrio entre as duas modalidades. Com uma carteira de clientes diversificada, é possível reduzir o risco e obter um faturamento interessante. Assim, vale a pena ter uma análise completa para decidir.

Como vimos, o frete Spot pode dar a você a possibilidade de aumentar a receita da sua transportadora. Além disso, ele pode ser uma oportunidade de atender uma necessidade específica de um cliente, o que contribui para o relacionamento e fidelização.

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