Como-comprar-um-caminhão-6-Dicas-para-ter-sucesso-nessa-escolha
Comprar caminhão: confira dicas para fazer a melhor escolha

Na hora de comprar um caminhão, é fundamental saber como escolher o veículo — seja ele o seu primeiro ou não. A decisão deve ser avaliada com cuidado tanto por quem é motorista autônomo quanto por quem é dono de uma transportadora.

É preciso que a aquisição seja feita com atenção porque envolve uma grande quantia financeira. Além disso, ela impacta diretamente os resultados do negócio de transporte e entregas. Com a decisão certa, o desempenho pode ser melhor.

Para saber como escolher, confira 6 dicas que você deve considerar na compra de caminhão!

1. Identifique e priorize suas necessidades

Existem diversos tipos de caminhões e cada um é mais indicado a certo tipo de uso e necessidade. Se a sua ideia for transportar grãos, por exemplo, é preciso ter uma carroceria diferente da que é usada no transporte de produtos perigosos.

Também é o momento de entender quais são as exigências gerais quanto ao uso do veículo. Quem tem uma pequena transportadora de cargas tem demandas diferentes de quem atua de maneira autônoma. Portanto, comece compreendendo o que seria o melhor veículo para você.

Elenque suas demandas e preferências e priorize entre o que é indispensável, o que é importante e o que é apenas desejável. Assim, você saberá quais são os pontos essenciais que um caminhão precisa apresentar.

2. Defina um orçamento para a compra

Tão relevante quanto conhecer as características do caminhão desejado é estabelecer a quantia disponível para fazer a aquisição. É logo no começo que você deve estipular o orçamento, considerando sua disponibilidade e suas exigências.

Se você deseja um caminhão novo, por exemplo, precisará investir mais do que ao comprar um veículo usado. Um modelo de caminhão que seja mais novo ou tecnológico também tende a custar mais. 

Além disso, não se esqueça de incluir os custos da documentação e da regularização. Então é preciso ponderar o que faz sentido para o seu orçamento. Com a definição do preço, é possível restringir a busca e se aproximar da opção ideal.

3. Selecione a forma de pagamento 

A definição do orçamento também está conectada com a forma de pagamento escolhida. Se você pretende comprar à vista, vale a pena negociar em busca de descontos. 

Além dessa alternativa, veja outras formas de fazer negócio e pagar pelo seu bem!

Financiamento

É bastante comum comprar caminhão financiado. Por meio do financiamento, é possível dividir o valor a ser pago em diversas parcelas, ao longo de um prazo que pode variar de acordo com o combinado.

Porém, antes de escolher a alternativa, é preciso ter atenção com a cobrança de juros. Quanto mais longo for o período de pagamento, maior será o custo efetivo total (CET). Ou seja, o total pago ao final.

Ainda, você deve conhecer quais são as modalidades de financiamento. Existem os com parcelas fixas e os com parcelas que mudam ao longo do tempo, por exemplo. Outras características também podem variar, então é fundamental ter atenção.

Também é preciso fazer um planejamento financeiro para que a parcela do financiamento caiba no seu orçamento. Para tanto, é interessante realizar simulações e conferir os valores previstos. Do contrário, podem ocorrer atrasos, o que pode levar a instituição financeira a retomar o veículo.

Além disso, prepare-se para dar uma entrada no financiamento e estar com a documentação em dia. É comum que haja uma análise de crédito, com base no seu histórico financeiro.

Para o caso de quem tem uma transportadora, vale a pena buscar o financiamento empresarial. Ele costuma ter condições mais interessantes, o que facilita a compra de caminhão.

Consórcio

Outra possibilidade é o consórcio. Essa é uma modalidade de compra coletiva, formada por um grupo de interessados em adquirir o mesmo bem. É preciso fazer pagamentos mensais e, a cada assembleia, ao menos um participante é sorteado.

Ao ser contemplado, você pode usar a carta de crédito, que permite comprar o bem de interesse à vista. Contudo, o pagamento deve continuar até o fim do grupo, para que todos recebam o bem — nesse caso, o caminhão.

A vantagem é que o consórcio não tem juros, apenas uma taxa de administração fixa e diluída em todas as parcelas. Porém, é obrigatório esperar ser contemplado ou dar um lance grande o bastante para poder usar a carta de crédito. Então, é uma possibilidade se você puder aguardar para fazer a compra.

4. Pense nos custos associados

Além de avaliar o preço do veículo, é fundamental considerar os gastos que podem estar associados a ele. Pense, por exemplo, em qual é o consumo de combustível. Quanto mais eficiente ele for, mais econômico será realizar os trajetos.

É importante pensar, ainda, na necessidade de manutenção. Se for preciso ir diversas vezes à oficina, há um gasto com os reparos e perda de produtividade. Se as peças forem muito caras ou difíceis de encontrar, esse também pode ser um ponto negativo da compra.

5. Faça uma avaliação à parte em caminhões usados

Caso o objetivo seja comprar um veículo usado, as dicas anteriores têm que ser atreladas a uma avaliação de características específicas. Você deverá conferir se o veículo já sofreu acidentes e se tem grandes reparos, por exemplo.

Ademais, é válido conferir o estado externo e o motor — e verificar a quilometragem. Quanto mais o caminhão tiver rodado, maiores são os riscos de ele sofrer problemas e precisar de reparos. Além disso, mais desvalorizado ele fica para uma futura revenda.

Para evitar surpresas, opte por fazer um teste no caminhão usado antes de considerar a compra. Veja se todos os comandos funcionam e verifique a existência de ruídos atípicos. Dessa forma, é possível adquirir um veículo que esteja em um estado adequado.

6. Contrate um seguro para o veículo

Depois de comprar o caminhão é fundamental realizar seu seguro. A intenção é garantir que o veículo tenha a cobertura necessária em diversas situações. Por exemplo, acidentes, roubos e efeitos de intempéries.

Para tanto, é indicado buscar uma corretora de seguros e escolher a apólice mais adequada para as suas demandas e para o seu uso. Com a contratação, você paga o valor do prêmio e, então, tem seu veículo protegido em caso de sinistro.

Ao conhecer essas 6 dicas fica mais fácil comprar um caminhão com muito mais segurança. Dessa forma, é possível escolher um veículo adequado às suas necessidades e que possa ajudá-lo a realizar os serviços de transporte.

Quer fazer um consórcio para adquirir um veículo pesado?