Está buscando crescer profissionalmente e, para isso, deseja saber como abrir uma transportadora? Eu acho que vale a pena você saber logo que, após a grave crise de 2020, por motivos de força maior, em 2021 o número de empregos no setor cresceu 18,1%. A partir desse número de crescimento, podemos inferir que é um momento em que o setor está se reestabelecendo economicamente.
Vamos te dizer uma coisa: sim, é possível abrir uma transportadora do zero. Mas isso não significa que seja simples – e muito menos fácil, é claro. Será necessário ter conhecimento sobre o mercado, estar preparado para assumir diversos custos, saber estruturar os processos e formalizar a operação.
Outros detalhes ainda são importantes para fazer o negócio andar. É sobre eles e tantos outros que vamos comentar neste conteúdo de hoje.
Está preparado? Boa leitura!
Falta profissionalização no setor de transportes
De acordo com o Sebrae, apesar do grande número de transportadores existentes no país, muitos âmbitos ainda deixam a desejar por falta de profissionalização e estrutura.
Sabendo que o setor sofre com essa defasagem, existe muito espaço para quem deseja saber como abrir uma transportadora, atuar de forma diferenciada e obter fretes com lucro.
Ao mesmo tempo, o e-commerce está com crescimento acelerado e faturou R$ 161 bilhões em 2021, segundo a Neotrust. A tendência é que o setor ganhe ainda mais importância, no futuro, na medida em que esse tipo de comércio está expandindo para mercados dos interiores do país.
Com base nisso, se você tem planos de investir no segmento de transporte de cargas, se profissionalizar e abrir uma transportadora de sucesso, é só seguir acompanhando. Nós vamos abordar, em seguida, alguns pontos fundamentais que você precisa saber sobre o assunto.
Como abrir uma transportadora?
Confira, a seguir, 9 pontos que precisam ser observados para você entender como abrir uma transportadora de sucesso e que gera bons fretes.
1- Definição do tipo de transportadora
Depois de tomar a decisão inicial de abrir uma transportadora, a definição básica que servirá como ponto de partida para todo o resto está relacionada ao tipo de transportadora que você deseja ter. Esse segmento se divide em alguns ramos e o ideal é ter foco para começar.
Os tipos de transportadoras que existem variam conforme a área de atuação:
- Transportadora de cargas pesadas;
- Transportadora de veículos;
- Transportadora de cargas perigosas;
- Transportadora de mercadorias;
- Transportadora de medicamentos;
- Transportadora de mudanças.
2- Elaboração do plano de negócios
Um bom plano de negócios é requisito para começar empresas de qualquer tipo. Logo, não poderia faltar nesse guia sobre como abrir uma transportadora. Trata-se de uma ferramenta que possibilita que você organize as ideias, descrevendo o mercado no qual o empreendimento está inserido e detalhando no que ele consiste e de que forma funcionará.
Alguns itens são fundamentais de se considerar no seu plano de negócios, e por aqui já escrevemos sobre eles:
- Finanças: como calcular o ponto de equilíbrio da sua transportadora;
- Vendas: 8 dicas para você vender mais fretes;
Ainda, esse é o momento de responder perguntas essenciais, como “o que é o negócio?” e “qual é o público-alvo?”. Por outro lado, também é a hora de definir valores de investimento e avaliar a viabilidade financeira e o retorno que terá com os fretes.
3- Escolha da localização da empresa
O setor de transportes atua realizando movimentações entre diferentes pontos, levando produtos e mercadorias de um lugar para outro. Sendo assim, a questão da localização da transportadora é muito importante e merece uma atenção especial. Sem localização estratégica, não há como abrir uma transportadora de sucesso.
Além de considerar fatores estratégicos comuns a outros negócios em relação ao ponto comercial, o empreendedor do segmento deve se atentar a algumas especificidades. É claro que é válido avaliar itens básicos, como visibilidade, facilidade de acesso, proximidade do público-alvo e presença de concorrentes nos entornos.
No entanto, no caso de quem está analisando como abrir uma transportadora, é indispensável entender a viabilidade do local em relação a outros elementos. Por exemplo, ele dispõe de facilidade de circulação, ou seja, de entrada e saída de veículos? Ainda, o tráfego de caminhões na área é liberado e o estacionamento é autorizado pela prefeitura?
Nesse sentido, será necessário conhecer a Lei de Zoneamento e o Plano Diretor da cidade, a fim de compreender os aspectos legais e as possíveis restrições referentes à instalação desse tipo de empresa em determinadas regiões.
4- Decisão sobre o perfil ou tipo de operação
O perfil de operação diz respeito ao âmbito no qual a transportadora atuará e aos tipos de transporte que pretende realizar. A definição é fundamental, já que, a partir dela, será possível entender vários outros aspectos, como o tipo de veículo adequado e o valor do frete.
Nesse momento, o empreendedor deverá definir, por exemplo, se vai realizar ou não transporte de cargas com tributações diferenciadas (químicas, perigosas etc.). Além disso, também decidirá se trabalhará com carga fechada — aquela que ocupa totalmente um caminhão — ou fracionada — pequenos volumes que não ocupam a capacidade total do caminhão.
5- Determinação dos tipos de serviços a serem oferecidos
Quem está buscando entender como abrir uma transportadora, precisa saber que quanto maior o rol de serviços oferecidos pela empresa, mais competitividade ela terá no mercado. Logo, será necessário analisar se você pode entregar adicionais, como armazenagem, inspeção, paletização, lonagem, pesagem, entre outros.
Entenda que a integração do serviço principal de transporte de carga com esses extras pode resultar em pacotes mais vantajosos para os clientes, que não terão que buscar outros fornecedores.
6- Opção por frota própria ou caminhoneiros autônomos
Se você deseja saber como montar uma transportadora, é preciso que entenda que tem duas opções: trabalhar com frota própria ou contar com os serviços de caminhoneiros autônomos. Assim, os prós e contras das duas situações devem ser considerados.
A primeira opção exige um investimento bem maior, tanto para compra quanto para manutenção dos veículos. Contudo, esse formato certamente garantirá mais controle sobre os profissionais atuantes.
Já a terceirização apresenta custos menores e possibilita uma operação mais ágil. Entretanto, o controle em relação à entrega e à qualidade do serviço é muito menor. Esses são alguns dos fatores que devem estar na balança na hora da decisão e de entender como abrir uma transportadora.
7- Montagem da estrutura da transportadora
Ao optar por ter frota própria, o empreendedor, ao abrir uma transportadora, deverá adquirir os veículos, mas, independentemente disso, há também outros itens necessários sobre como montar uma transportadora.
Nesse caso, toda a infraestrutura precisa ser pensada, considerando a segurança dos veículos e das cargas, os equipamentos necessários para operação e o conforto dos colaboradores e dos clientes.
Sendo assim, é fundamental tratar de todos os detalhes, sem esquecer de itens como computadores, impressoras, telefones, móveis, banheiros, balanças, aparelhos de rastreamento etc.
Além disso, a estrutura da transportadora também é formada pelo quadro de funcionários. Então, o ideal é planejar quantas pessoas são necessárias para cada área e como será feita cada contratação.
8- Descrição de processos e uso de sistemas para auxiliar o dia a dia
Os processos não podem engessar um negócio, mas, quando definidos na medida certa, ajudam muito na otimização da operação e na garantia da qualidade do serviço. Por essa razão, determinar como será o seu processo produtivo, segmentando etapas e descrevendo protocolos, fará uma grande diferença quando tudo estiver funcionando.
A automação e a disponibilidade de ferramentas tecnológicas também são pontos a serem considerados. Atualmente, existem sistemas de gestão voltados especificamente para a área de transportes. O uso dessas plataformas facilita muito a rotina e reduz significativamente o risco de erros decorrentes do trabalho manual.
9- Investimento para abrir uma transportadora
Outro ponto que trataremos sobre como abrir uma transportadora refere-se ao investimento para um projeto desse tipo. O investimento necessário varia, pois, depende muito dos fatores que pontuamos ao longo do artigo, como ramo e modelo de atuação, equipamentos, etc.
É evidente que, ao optar por ter frota própria, por exemplo, será necessário um capital inicial bem elevado para aquisição dos veículos. Ao passo em que, se começar com fretes de pequenos volumes, não haverá a necessidade de adquirir caminhões grandes e tampouco de montar uma superestrutura.
No entanto, de qualquer modo, ao montar sua empresa de transportes, o empreendedor deverá estar preparado para arcar com custos iniciais inevitáveis. Além disso, será imprescindível elaborar um planejamento financeiro e ter conhecimento sobre todos os valores do negócio, incluindo gastos com folha de pagamento, luz, água, telefone, internet, combustível, manutenção da frota e outros.
Como abrir uma transportadora? Preparação da documentação necessária
Neste passo a passo sobre como abrir uma transportadora, precisamos mencionar também a burocracia que, infelizmente, faz parte do processo. A primeira etapa nesse sentido será providenciar o CNPJ, o alvará de funcionamento e outros documentos exigidos por lei, o que envolve o registro em diferentes órgãos. De acordo com o Sebrae, são eles:
- Junta Comercial;
- Receita Federal;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- Prefeitura;
- Corpo de Bombeiros Militar.
Além disso, será preciso, ainda, ir atrás do enquadramento na Entidade Sindical Patronal — em função da necessidade de contribuição — e do cadastramento junto à Caixa Econômica Federal, para inserção no sistema do INSS/FGTS.
Atenção às exigências legais da ANTT ao abrir uma transportadora
Ainda em relação às exigências legais para transportadores, é necessário falar sobre o cadastro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Trata-se do órgão federal responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de transporte de cargas e passageiros em rodovias e ferrovias brasileiras.
Para realizar a supervisão da prestação de serviço no transporte, a ANTT precisa identificar e formalizar os prestadores e, para tanto, criou o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). De acordo com a Resolução ANTT nº 4.799/2015, todo transportador de carga remunerado precisa ter o cadastro na agência para atuar como tal.
As transportadoras devem se registrar como Empresas de Transporte de Cargas (ETC) e cumprir os requisitos para isso. Atualmente, é possível realizar o cadastro no RNTRC de forma remota, por meio do RNTRC Digital.
Como abrir uma transportadora: Seguro obrigatório RCTR-C
Por fim, outra informação essencial para o empreendedor que está pesquisando sobre como abrir uma transportadora está relacionada à obrigatoriedade do Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário — mais conhecido pela sigla RCTR-C.
A ANTT determina que toda a operação de prestação de serviço de transporte realizada por transportador rodoviário remunerado de cargas deve estar acobertada por esse seguro. Portanto, para realizar fretes, você deverá providenciar a contratação da apólice do RCTR-C ou exigir que o proprietário da mercadoria contrate o serviço em nome da transportadora.
Esse seguro de transporte de carga também é conhecido como Seguro Acidentes, pois indenizará o transportador em caso de perdas em decorrência de acidentes rodoviários envolvendo o veículo em território nacional. Entre as suas coberturas, estão:
- capotagens;
- tombamentos;
- colisões;
- abalroamentos e choques violentos;
- incêndios;
- explosões.
Logo, além de ser obrigatório, o RCTR C é considerado muito importante para evitar prejuízos causados por situações imprevistas, uma vez que garante proteção à empresa transportadora.
Como conseguir clientes para uma transportadora?
Por último, agora que você já sabe como abrir uma transportadora, fica a pergunta: mas como atrair os primeiros clientes? Como funciona a prospecção funciona? Eu poderia me ater a vários pontos aqui, mas vou focar apenas em dois, considerados básicos: networking e investimento de tempo em marketing digital.
O networking precisa ser constante. Cada novo cliente é mais uma nova chance de fidelização e parcerias de longo prazo, ao mesmo tempo em que um serviço bem prestado poderá lhe servir como porta para conseguir novas oportunidades com outros clientes, por indicação. Por isso, networking é fundamental.
Ao mesmo tempo, jamais abra mão de alavancar seus lucros através do marketing digital. Um site básico, porém bem construído e com as informações certas, chama muito a atenção. Investimento em redes sociais — organicamente ou através de tráfego pago — também poderá ser viável. Mas lembre-se sempre que o foco precisa estar no cliente e em atender suas dores e necessidades essenciais.
Gostou? Espero realmente que nosso conteúdo sobre como montar uma transportadora tenha ajudado você a pelo menos dar os primeiros passos nessa direção. Leia também o nosso conteúdo sobre franquia de transportadora. Até mais!
Olá. Vocês teriam algum artigo publicado sobre como avaliar o valor de uma Transportadora?!! Ou como avaliar e vender uma Transportadora?!!
Agradeço
Olá, Ana Paula! Ainda não possuímos um artigo com esse tópico, obrigada pela sugestão.