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Custo variável: calcule quanto um caminhão gasta por km rodado e aumente seus lucros!

Para ter sucesso no seu negócio no transporte rodoviário de cargas, é indispensável realizar o cálculo do custo variável do caminhão. Esse fator, que infelizmente ainda é ignorado por muitos transportadores, faz muita diferença na definição do valor do frete.

Seja você um caminhoneiro autônomo ou um pequeno ou grande transportador: a consciência desse cálculo do custo variável deve ser levado a sério em suas operações. A decisão de observar frequentemente esse custo impacta os seus negócios de forma positiva e imediata, com sustentação da saúde financeira, no longo prazo.

Mas vamos ao que interessa. Continue acompanhando este conteúdo e entenda o funcionamento do cálculo de custo variável na prática e como é possível reduzi-lo!

Custo variável do caminhão: Busque entender seus erros e acertos

Vamos lá: precisamos entender aqui, juntos, se o que você está fazendo está certo e se está te trazendo as leituras corretas para enxergar possibilidade de economia e cobrança do preço justo do frete.

Agora, se você ainda não tem uma ideia exata de como fazer este cálculo, não se preocupe, pois hoje você sairá daqui com a certeza de como se deve calcular o custo variável.

No 1º artigo desta série sobre cálculo de fretes, eu publiquei uma pesquisa mostrando os itens mais importantes, na opinião dos leitores, e o custo variável ficou em 1º lugar, com 75% das citações.

Faça análises do custo variável no seu negócio

Não importa qual é a sua situação dentro do ramo de transportes, tenha em mente uma coisa: o custo variável é para onde você deve destinar mais tempo de análise.

Neste artigo, você vai aprender a extrair o máximo de valor deste conceito, para que o use de forma adequada no seu negócio.

Portanto, continue lendo para saber mais sobre:

  • Quais são todos os tipos de custo variável;
  • Por que você deve medir o custo variável por km rodado;
  • Um exemplo de cálculo de custo variável por km rodado;
  • Como reduzir o seu custo variável;
  • Importância do seguro de carga para reduzir custos e riscos

Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse artigo com seus amigos para que todos possam aprender sobre o custo variável e consigam o preço justo do frete.

Quais são os tipos de custos variáveis?

Quais são os tipos de custos variáveis? Na imagem, um dos tipos de custos variáveis: o combustível.

Saber exatamente quais são os tipos de custo variável é o primeiro grande passo na direção do seu preço correto de frete.

Todo veículo de transporte tem os custos variáveis, independentemente de você ser um caminhoneiro autônomo ou dirigir uma transportadora.

É importante citar aqui que o custo variável varia de acordo com o quanto sua frota roda, apesar de isso parecer algo óbvio.

Então vamos lá, a seguir, veja todos os custos variáveis que um veículo pode ter.

1. Combustível

O custo com combustível (diesel, gasolina ou álcool) é o maior entre todos os custos de um negócio de transportes.

Estima-se que 35% dos custos totais (variáveis + fixos) são representados pelos combustíveis.

2. Arla 32

O Arla 32 (Agente Redutor Líquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo) chegou em 2012 e, desde então, é obrigatório em todos os caminhões novos.

A proporção é de 5% de consumo de Arla 32 em relação ao consumo de combustível, o que gera um custo adicional de aproximadamente 1,5% dos custos totais.

3. Pneus

O controle da compra de pneus novos, além das recapagens, é fundamental se você quiser calcular adequadamente os custos variáveis com pneus.

Qualquer descuido nas anotações deste custo variável pode colocar todo o seu controle em risco.

É importantíssimo que você tenha um controle, que pode ser eletrônico ou mesmo manual, de tudo o que acontece com os pneus da sua frota.

Outra questão importante é a marcação destes pneus, para um correto rastreamento quando necessário.

4. Manutenção do veículo

Para você conhecer os custos com manutenção da sua frota, é preciso pegar todos os gastos relacionados com a troca de peças com defeitos e desgastadas, e a mão de obra que executa a troca da peça.

Além disso, você não pode esquecer dos serviços executados sem a necessidade de novas peças, como regulagens e ajustes, que também entram na lista de custos variáveis.

5. Lubrificantes

Os lubrificantes são essenciais em qualquer caminhão e, além de fazer a troca no tempo correto, é preciso que você registre também estes custos.

Tanto os gastos com lubrificantes do motor quanto da transmissão precisam ser anotados, para que você possa garantir de que não está esquecendo de nada.

6. Lavagens e graxas

O custo variável de manutenção externa dos veículos também é algo importante e, sempre que houver lavagens e lubrificação externa de cada caminhão, é preciso registrar os gastos.

Custo variável com Seguro de carga

Transportar uma carga envolve uma série de riscos. O primeiro que vem em nossa mente é o risco de acidentes e, para proteger os envolvidos desse tipo de risco, existe o seguro de carga obrigatório RCTR-C. Mas existem muitos outros riscos, como furtos e roubos, desaparecimento de cargas, extravio… Para isso existem os seguros de carga RC-DC: um seguro de carga obrigatório para proteger o motorista de roubos, furtos ou extorsões.

Entenda mais sobre seguros de carga com a Mutuus Seguros, uma corretora digital de seguros com ótimos preços e excelente tempo de resposta, ideal para transportadoras ou autônomos que precisam de retornos rápidos para suas cotações de seguro de carga.

No site da Mutuus você pode realizar o cálculo de forma totalmente online ou, se preferir, pode pedir ajuda para um dos especialistas pelo WhatsApp. Aposto que você nunca pensou que poderia solicitar cotação de seguro de carga pelo WhatsApp, não é mesmo? Essa empresa realmente veio para facilitar a vida de quem está sempre na estrada.

Custo variável: Como calcular o custo de transporte por km rodado?

Como se calcula o custo variável? Na imagem, quilometragem em alusão a qual o custo por km de um caminhão.

Se conhecer quais são os custos variáveis do seu negócio de transportes é importante, saber qual valor eles representam por cada km rodado do seu veículo é fundamental.

É com base nesse cálculo de custo variável que você poderá cobrar adequadamente seu frete por cada viagem, apenas sabendo a distância correta de ida e volta.

É claro que o cálculo de fretes não é feito somente com o custo variável, mas sem dúvida é a parte mais importante devido à representatividade nos custos totais.

Tabela sobre como calcular custos variáveis

Abaixo, nesta tabela, você vê como você pode calcular cada custo variável:

TipoDescriçãoFormatoFunção
Custos DiretosCustos fixos mensaisR$Tempo
Custos variáveis por kmR$Distância
Custos IndiretosDespesas AdministrativasR$Tempo
Despesas de ViagemR$Tempo
Impostos%Variável
Lucratividade%Variável

Como você pode ver na tabela de custo variável, o tempo para medição dos resultados e cálculo dos custos por km rodado são importantes e também variados. Fica difícil, por exemplo, saber o custo efetivo de pneus se você não esperar para entender a vida útil de cada um.

O mesmo acontece com os custos com lubrificantes, que podem ser calculados se você aproveitar o exato intervalo entre uma troca e outra.

Lembre-se que você não precisará fazer isso todos os meses. Se perceber que não existe muita variação nos custos entre um mês e outro, você pode fazer estes cálculos 2 a 3 vezes por ano.

Agora, vamos ver um exemplo prático de como fazer o cálculo de custo variável:

Custo variável: Exemplo prático de como calcular

Vamos supor que você tenha uma carreta (cavalo mecânico com 2 eixos e um semi-reboque de 3 eixos).

Você calculou cada custo variável, de acordo com o tempo ou situação necessária, e os resultados ficaram da seguinte forma:

1. Combustível

Seu veículo rodou um total de 10,5 mil km por efetivamente 15 dias do mês, o que deu uma média de 700 km por dia.

O custo total com diesel neste período foi de R$ 13.430,23 (notas fiscais do posto), ou seja, 4.038 litros de óleo diesel.

Agora que você tem a distância percorrida e a quantidade de litros de óleo diesel gastos, já dá para calcular a média do veículo e também o custo por km rodado.

  • 10,5 mil km divididos por 4.038 litros de diesel = 2,60 km por litro de óleo;
  • Valor do litro de óleo diesel (R$ 2,75) divididos pela média do veículo (2,60) = R$ 1,06;

Ou seja, para cada km rodado por este veículo, existe um custo com combustível de R$ 1,06.

Lembrando que você deve sempre refazer o cálculo do custo variável quando houver variação no preço do combustível na bomba.

2. Arla 32

No caso do Arla 32, vamos considerar um consumo de R$ 403,85, por um total de 200 litros gastos durante os 30 dias.

Ou seja, se o veículo rodou 10,5 mil km no mês, nós temos:

  • 10,5 mil km divididos por 200 litros = 52,5 km por litro de Arla 32;
  • Valor do litro do Arla 32 (R$ 2,00) divididos pela média do veículo (52,5) = R$ 0,038;

Ou seja, para cada km rodado por este veículo, existe um custo com Arla 32 de R$ 0,038.

Lembrando que você deve sempre refazer o cálculo quando houver variação no preço deste insumo.

3. Pneus

Quando o assunto são os custos variáveis com pneus, você precisará de um tempo bem maior que 30 dias para o cálculo exato.

O ideal é trabalhar com toda a vida útil do pneu, conforme eu citei na tabela lá em cima.

Vamos considerar, neste exemplo, que você comprou para o seu veículo todos os pneus novos, e após 12 meses você chegou nos seguintes números:

  • Aquisição ao todo de 22 pneus (4 sobressalentes): R$ 33.000,00;
  • Total de 28 recapagens ou recauchutagem: R$ 12.880,00;
  • Quantidade de km rodados pelo veículo nos 12 meses: 126.000 km.

Com isso nós temos:

  • R$ 33.000,00 + R$ 12.880,00 = R$ 45.880,00;
  • R$ 45.870,00 divididos por 126.000 km = R$ 0,364.

Ou seja, para cada km rodado pelo seu veículo durante este período você gastou R$ 0,36 com pneus.

4. Manutenção do veículo

Alguns consultores podem te dizer para usar um percentual padrão do valor do veículo, mas eu prefiro usar o seu valor real gasto, pois reflete exatamente a sua situação.

Eu sugiro que você pegue os gastos dos últimos 12 meses e divida pela km rodada pelo veículo.

Em nosso exemplo, vamos considerar um gasto de R$ 25 mil com manutenção, dividindo-se pelos 126.000 km rodados.

  • R$ 25 mil divididos por 126.000 km = R$ 0,198.

5. Lubrificantes

No caso do óleo lubrificante, é interessante você observar quanto gastou entre uma troca e outra, considerando também as remontas de óleo.

Em nosso exemplo, vamos considerar que foram gastos:

  • R$ 438,75 por 45 litros de óleo;
  • Troca após 30.000 km rodados;
  • R$ 146,25 como adicional de 15 litros em remonta de óleo.

Com isso nós temos:

  • R$ 438,75 + 146,25 divididos por 30.000 km = R$ 0,0195 (ou R$ 0,02, para facilitar).

6. Lavagens e graxas

Para as lavagens e graxas, vamos considerar um valor de R$ 180,00 para cada 12.000 km rodados.

O ideal é que você pegue o valor exato gasto com as lavagens e graxas e divida pela km rodada do caminhão.

Neste caso de exemplo, temos:

  • R$ 180,00 divididos por 12.000 km = R$ 0,015.

Soma dos custos variáveis

Agora vamos entender quanto este caminhão tem de gasto por km rodado:

Distância (km)Alíquota (%)
1 a 250 km0,30 %
251 a 500 km0,40 %
501 a 1.000 km0,60 %
1.001 a 1.500 km0,70 %
1.501 a 2.000 km0,80 %
2.001 a 2.600 km0,90 %
2.601 a 3.000 km1,00 %
3.001 a 3.400 km1,10 %
acima de 3.400 km1,20 %
Coleta e entrega0,15 %

No caso do exemplo desta carreta, para cada km rodado, o dono gastará de custo variável R$ 1,70.

E você, entendeu o cálculo de custo variável?

Que tal replicar agora para a sua realidade, hein?

Custo variável: Como reduzir este custo do seu caminhão?

Custo variável: como reduzir este custo?

Agora que você já sabe calcular o seu custo variável, acredito que seria uma ótima ideia se pensássemos em como reduzir este custo, você concorda? A verdade é que existem diversos aspectos que podem colaborar na redução do custo variável, e veremos aqui alguns deles.

Os itens que certamente impactam no consumo dos custos variáveis são:

  • Qualidade da manutenção;
  • Idade do veículo;
  • Qualidade do insumo (óleo diesel, lubrificantes, pneus, etc);
  • Velocidade operacional do caminhão na estrada;
  • Tipo de piso em que o veículo roda (asfalto ou terra) (superfície plana ou acidentada);
  • Clima onde o caminhão roda (quente ou frio) (úmido ou seco);
  • Peso da carga transportada.

Se você olhar para cada uma delas, talvez poderá encontrar oportunidades de melhoria e diminuição do consumo. Além disso, é fundamental que você olhe para os dois custos variáveis mais importantes:

1. Combustível

  • Tenha controle do consumo de óleo diesel e acompanhe sempre estes números com os motoristas;
  • Procure realizar treinamentos e premiações de motoristas;
  • Não deixe de fazer a regulagem do motor, bomba e bicos;
  • Faça sempre a manutenção da pressão dos pneus;
  • Se possível, faça uso de acessórios, como defletor de ar e tanques suplementares;
  • Evite sobrecargas.

2. Pneus

  • Mantenha sempre a pressão correta;
  • Faça rodízio periódico para uniformizar o desgaste;
  • Procure alinhar e balancear as rodas, além de regular freios e “casar” bem os pneus;
  • Não deixe pneus desgastados nos eixos de tração e direcionais;
  • Faça a ressulcagem em pneus novos.

Custo variável em transporte de cargas: Conclusão

São considerados custos variáveis de transporte? Na imagem, caminhoneiro que entendeu o que são custos variáveis.

Sim, você pode saber tudo sobre custo variável no seu negócio de transporte de cargas. Uma vez que você tenha dominado os números, será possível:

  • Reduzir estes custos operacionais;
  • Entender exatamente quanto cobrar de frete do seu cliente;
  • Saber, em minutos, se determinado frete oferecido é viável ou não.

Mas, como vimos, você precisará usar algum tempo levantando no detalhe todos os seus custos variáveis para poder fazer o cálculo corretamente. O passo de conhecer no detalhe os seus custos variáveis é importantíssimo para que você saiba exatamente como fazer o cálculo de fretes.

Aproveite, agora que você já sabe como calcular o seu custo variável, e junte esse conhecimento com o cálculo dos custos fixos. Saber com profundidade estes dois tipos de custos começa a te credenciar para ser um expert em custos de transporte rodoviário de cargas. 😉

Espero que esse artigo sobre custo variável de caminhão tenha contribuído no seu conhecimento, e possa te ajudar no dia a dia. Se ficou alguma dúvida, por favor, deixe o seu comentário a respeito, logo abaixo!

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Comentários (1)

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  1. IP

    Muito Boa a orientação, espero que essa informação chegue a muitos caminhoneiros, e eles abram os olhos. Obrigado.