FROTA PRÓPRIA OU TERCEIRIZADA: CONFIRA AS VANTAGENS DE CADA UMA

frota própria ou terceirizadaPara quem trabalha no setor de transporte é necessário lidar com diversas decisões, desde a área operacional às estratégicas. Entre elas, escolher se a transportadora deve investir em frota própria ou terceirizada. Isto pode afetar o futuro dos negócios.

De maneira planejada é necessário avaliar as vantagens de cada uma delas, além do custo-benefício. Considerando onde você perde e ganha com as duas opções, pois há pessoas que consideram a frota própria uma economia, outras acreditam que gera altos custos. Vamos juntos encontrar um denominador comum? Confira a seguir.

Conheça as vantagens da frota própria

Realizar a gestão de uma frota própria proporciona rapidez e independência nas tomadas de decisões. A empresa reage rapidamente em caso de emergência e está em contato com o cliente o tempo todo.

Controle completo da frota

Ao utilizar a frota própria, os gestores da transportadora terão acesso a toda capacidade de transporte da empresa, obtendo um controle completo para fazer a gestão da frota e das cargas a serem despachadas. Como também, todos os custos envolvidos na operação como manutenção de veículos, combustíveis, renovação da frota etc.

Agilidade na tomada de decisões

Haverá uma flexibilidade na agenda para atender às demandas quando e como for preciso. Isso reduzirá os atrasos das entregas e a transportadora terá controle de todas as etapas. Deixando, desta forma, os clientes satisfeitos, mesmo quando houver algum imprevisto poderá agir com rapidez para minimizar maiores problemas.

Confiabilidade nos processos

Tendo o controle dos processos, os gestores saberão que o serviço é realizado com qualidade e profissionalismo para atender às necessidades mais peculiares de seus clientes. Inclusive, prevenindo incidentes que causem erros, danos às embalagens e aos produtos. Com a frota própria você pode acompanhar de perto cada etapa para que tudo ocorra dentro do prazo.

Powered by Rock Convert

Saiba as vantagens da frota terceirizada

Há duas maneiras de trabalhar com terceirização de frota. Uma é terceirizar os veículos e motoristas. A outra é terceirizar somente os veículos para as operações, contando, ainda, com o capital humano.

Tempo para se concentrar em outros setores

Pense que não terá que se concentrar em frota, manutenção, combustível, folha de pagamento. Com a frota terceirizado haverá tempo para fazer a gestão de sua transportadora, melhorar seus serviços e criar outras oportunidades de negócios de maneira estratégica. O foco estará direcionado para o crescimento da sua empresa.

Redução das despesas operacionais

A redução dos custos envolvidos no transporte de mercadorias será uma das maiores vantagens. A composição do valor do frete proporcionará preços mais atrativos e competitivos. Não que tenham deixado de ser cobrados pelos terceirizados e sim que foram diluídos trazendo mais benefícios.

Evitar possíveis problemas

Não seguir os regulamentos e as normas de transporte e contratações de funcionários coloca qualquer transportadora em risco de receber multas e outras penalidades. Com a terceirização tudo isto é eliminado e sua empresa não perde tempo com burocracias e responsabilidades.

Considere as questões a serem avaliadas

Antes de decidir entre a frota própria ou terceirizada, primeiramente você deve conhecer profundamente as necessidades de seu negócio para fazer a escolha acertada. Se o objetivo de sua empresa é mantê-la com custos reduzidos, menos setores a serem controlados, manter constantes análises e planejamentos, o mais indicado é optar pela frota terceirizada. Assim, sua gestão se concentrará nas atividades que promovem receitas para o negócio.

Agora, se busca fazer com que sua transportadora saia na frente, tenha um controle maior dos processos, mais autonomia e tome suas próprias decisões, a alternativa é a frota própria. Afinal você poderá comprar os veículos, fazer o planejamento de manutenção e a gestão dos custos. Analise as vantagens e liste o que cada tipo gestão proporciona, para assim, escolher entre a frota própria ou terceirizada. Boa escolha!

Gostou do artigo? Nos siga no Facebook, Twitter e Linkedin e receba muitas informações.