Publicado em 05/04/ 2022

Seguro marítimo: entenda o que cobre e os tipos de apólices

Ter um seguro é essencial para quem quer uma jornada tranquila, com a garantia de uma indenização da seguradora, caso aconteça qualquer imprevisto contratado na apólice. Os seguros são importantes em qualquer esfera, mas quando se trata de trabalho eles têm ainda mais peso. Afinal, em qualquer atividade, sempre estamos correndo riscos. Neste artigo iremos abordar sobre o seguro marítimo.

Para quem trabalha com transporte, ter um seguro é a garantia de um trabalho com muito menos dores de cabeça. Transportar as cargas de terceiros é uma grande responsabilidade. Se qualquer acidente ocorrer durante o transporte de uma carga, o dono da transportadora precisará arcar com as consequências. Isso pode ter um custo muito alto para a sua empresa.

Dentre os variados tipos de seguros, podemos destacar o seguro marítimo. Afinal de contas, o transporte marítimo é um dos mais utilizados ao redor de todo o mundo para o transporte de cargas nacionais ou internacionais.

Se você é um transportador de cargas, já sabe como essa função é importante – assim como a responsabilidade de proteger as cargas que você transporta. Além disso, ter um seguro também confere mais confiança aos seus clientes, que se sentem mais seguros sabendo que suas mercadorias estão em boas mãos e protegidos por uma seguradora.

Dessa forma, caso ocorra qualquer tipo de sinistro coberto pelo seguro, ninguém fica no prejuízo: tanto o transportador como o embarcador (o dono da carga) podem ter certeza de que estão amparados por uma boa apólice.

Não importa se você é um transportador ou um embarcador. Também não importa o tamanho da sua empresa ou o tipo de mercadoria você vai transportar – embora quanto mais valiosa a mercadoria, mais importante é o seguro.

Se você transporta cargas – suas ou de terceiros – por via marítima, precisa entender tudo sobre o seguro marítimo.

E é exatamente sobre isso que eu quero falar:

O que é seguro marítimo?

Seguro marítimo é o seguro feito, especialmente, para cargas que serão transportadas pelo mar, utilizando qualquer tipo de embarcação, desde pequenos barcos até grandes navios carregados de containers.

Esse é um tipo de seguro de carga que oferece garantia às mercadorias transportadas e não ao veículo. Ou seja, ao contratar o seguro marítimo, você garante que, caso ocorra qualquer acidente que cause danos à carga, ela seja indenizada. Porém, se esse mesmo acidente causar danos ao barco ou navio, o seguro marítimo não indenizará as despesas.

Para problemas com o navio, é necessário contratar outro tipo de seguro. Para problemas com a carga, o seguro marítimo é a melhor opção.

Por isso é preciso ficar atento ao que, exatamente, você está contratando e se certificar de que esse serviço contempla todas as suas necessidades.

Vamos falar mais sobre isso:

Como funciona o seguro marítimo?

Ao contratar um seguro marítimo, vários pontos importantes precisam ser observados. Um dos mais importantes é a apólice. A apólice é o documento que rege o seguro, o contrato onde estarão descritas e estabelecidas todas as normas daquele serviço.

Tudo sobre o seguro que você contratar, estará na apólice, como descrição do objeto segurado, quais as coberturas que o seguro abrange, qual a indenização, entre muitas outras informações importantes. Por isso é primordial que você leia o documento atentamente e se certifique de que tudo que foi combinado, consta na apólice.

Além de ler a apólice com cuidado, guarde-a bem, pois também é por meio dela que você terá acesso aos seus direitos de indenização, caso ocorra algum sinistro.

Quem são as partes do seguro marítimo?

Via de regra, existem três pessoas que são parte em um seguro marítimo: a seguradora, o segurado e o tomador.

O segurado e o tomador podem sem a mesma pessoa. Vamos entender:

O segurado é quem receberá a indenização, caso ocorra algum dos imprevistos cobertos pela apólice. O tomador é quem faz a contratação do seguro, o responsável pelo pagamento do prêmio. Por isso, é comum que o tomador e o segurado sejam a mesma pessoa.

Já a seguradora é uma empresa regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). A Susep fiscaliza as regras dos contratos de seguros no Brasil.

O que é o Prêmio?

O prêmio de um seguro é o valor pago pelo contratante, ou seja, o tomador. E o preço pago à seguradora pela contratação do seguro, um custo que deve ser considerado pela empresa no momento da contratação.

O custo do prêmio não é um valor fixo. Ele costuma variar de acordo com alguns fatores, como o valor da carga segurada, o local de saída e destino do transporte, entre outros fatores.

O prêmio é diferente da indenização. Enquanto o prêmio é um valor que o segurado precisa pagar para ter acesso ao serviço do seguro, a indenização – ou reembolso – é o valor que é pago pela seguradora ao segurado em caso de sinistro com a carga coberta pela apólice.

Se acontecer algum acidente ou imprevisto que cause danos à carga, o segurado precisa acionar o seguro por meio de um dos telefones informados no momento da contratação. Esse comunicado deve ser feito o mais rápido possível. Além do comunicado por telefone, também é preciso fazer a comunicação oficial por escrito.

Para facilitar esse processo, é de extrema importância contar com uma corretora de seguros séria, de confiança e que torne sua vida mais fácil. 

Como contratar um seguro marítimo?

Existem duas formas de contratar um seguro marítimo: apólice mensal e apólice avulsa.

A apólice mensal, também chamada de apólice aberta, é caracterizada por uma contratação que cobre diversas viagens. Na apólice mensal, o seguro é contratado por um período de tempo. Nesse período de tempo, todos os transportes marítimos da empresa ficam segurados de acordo com a apólice. Esse tipo de apólice é ideal para empresas que fazem vários envios marítimos em pouco tempo.

Já a apólice avulsa, também conhecida como apólice de embarque único, o seguro é contratado para cobrir apenas uma viagem. Ela é mais indicada para empresas que fazem poucos embarques marítimos e precisam contratar o seguro marítimo apenas em casos esporádicos.

O que o seguro marítimo cobre?

O seguro marítimo oferece cobertura para sinistros com a embarcação que afetem a carga, como o encalhe, naufrágio, afundamento, abalroamento ou colisão, incêndios e explosões durante o percurso ou em locais de armazenagem.

Além das coberturas básicas, também é possível contratar coberturas adicionais para tornar o seguro ainda mais completo, abrangendo mais situações de risco.

Quais os tipos de apólices de seguro marítimo?

Cobertura 1

  • Perda Total
  • Assistência e Salvamento

Cobertura 2

  • Perda Total
  • Assistência e Salvamento
  • Responsabilidade civil por abalroação

Cobertura 3

  • Perda Total
  • Assistência e Salvamento
  • Responsabilidade civil por abalroação
  • Avaria particular

Perda total (PT)

A perda total acontece quando o objeto segurado é destruído – ou sofre danos extremos – ou quando o objeto segurado é dado como desaparecido após um período de buscas infrutíferas.

Já a Perda Total Construtiva acontece quando o custo da preservação, recuperação, reparação ou reconstrução do objeto segurado for igual ou superior a 75% de seu valor real.

Assistência e Salvamento (AS)

A cobertura de Assistência e Salvamento é a remuneração ao segurado que tenha ajudado a salvar a embarcação ou o objeto segurado em alguma situação de perigo de perda total ou de outros prejuízos indenizáveis. Essa cobertura também abrange as despesas necessárias para a operação de salvamento.

Avaria Grossa (AG)

A cobertura por Avaria Grossa garante ao segurado uma indenização por danos causados intencionalmente para evitar um dano ainda maior. Por exemplo se, para evitar um naufrágio, o navio fosse intencionalmente encalhado e, com isso, fosse avariado.

Encontre uma corretora de seguros e contrate um seguro marítimo

É incontestável que o seguro marítimo traz benefícios importantes e que ele pode ser fundamental para a transportadora e para os embarcadores, caso algum acidente aconteça durante o transporte das mercadorias.

E a gente sabe que tudo que um empresário quer, é manter a saúde financeira da sua empresa. Quem trabalha com transporte marítimo, um dos mais utilizados no Brasil para transporte de cargas, sempre está exposto a diversos riscos. O custo de um seguro é pequeno em comparação com os prejuízos que um acidente sem seguro pode causar.

Para que você tire todas as suas dúvidas e encontre a melhor cobertura de seguro marítimo para a sua empresa, é imprescindível contar com uma corretora de seguros. Uma das melhores corretoras do país, nós indicamos a Mutuus Seguros, tanto por sua confiabilidade quanto pela facilidade para contratar e para conversar sempre que houver um imprevisto.

Na Mutuus, o procedimento de contratação de seguro marítimo é bem simples e pode ser feito de forma totalmente online. Além disso, você poderá conversar com um especialista que indicará as melhores alternativas dentre as principais seguradoras do país.
Agora que você já entendeu como funciona o seguro marítimo, suas características e sua importância, basta entrar em contato com uma corretora experiente e sem burocracias, para facilitar a sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
F-azul-transp.png

Seja um assinante Frete com Lucro e receba conteúdos exclusivos.