Caminhões elétricos: como funcionam e quais as vantagens dessa tecnologia_
Caminhões elétricos_ como funcionam e quais as vantagens dessa tecnologia

Caminhões elétricos: como funcionam e quais as vantagens dessa tecnologia?

A indústria automobilística tem evoluído bastante nos últimos tempos. Uma tendência é o desenvolvimento de veículos não poluentes, o que contribui para a preservação do meio ambiente. Com isso, os caminhões elétricos estão se tornando populares.

Os veículos podem conquistar a confiança de motoristas autônomos e transportadoras. Naturalmente, eles são mais caros que os de motor a diesel. Por isso, é importante conhecê-los melhor e considerar as vantagens de adotá-los.

Neste post, você terá a oportunidade de entender como funcionam os caminhões elétricos e quais são seus diferenciais. Confira!

O que é um caminhão elétrico e como ele funciona?

O caminhão elétrico é um veículo movido à eletricidade armazenada em baterias. Elas são as responsáveis pela tração — em vez das tradicionais explosões dos motores a diesel. Vale destacar que outros recursos precisam ter suas próprias baterias, como é o caso dos faróis.

Os veículos tradicionais usam baterias que acionam o motor de arranque. No entanto, a durabilidade delas geralmente se resume a poucos anos. As baterias de um caminhão elétrico, por outro lado, precisam se destacar por sua durabilidade e alta capacidade.

A tecnologia necessária para atingir esses objetivos torna os caminhões elétricos mais caros. Eles podem custar cerca de três vezes mais que os modelos similares movidos a diesel. Mas o custo operacional de tais veículos gera uma boa economia: essas despesas são cerca de 65% menores.

Assim, é possível recuperar o investimento dentro de uma média de sete anos. Além disso, por ser movido a eletricidade, o ruído gerado pelo caminhão é menor. Até mesmo as vibrações são reduzidas — e tudo isso contribui para o conforto do condutor.

Qual é a tendência de uso desses veículos?

A tecnologia dos caminhões elétricos já avançou bastante e a tendência é que continuará avançando. A preocupação com as emissões de carbono levou a Europa a estabelecer um prazo para a extinção dos carros a combustão: o ano de 2035. 

O esperado é que o restante do mundo acompanhe a Europa. Assim, continuarão surgindo cada vez mais modelos elétricos tanto de carros quanto de caminhões. Atualmente, todos os grandes fabricantes já possuem pelo menos um modelo de caminhão elétrico.

Quais são as vantagens de um caminhão elétrico?

Em vista de todas essas particularidades dos caminhões elétricos, o que acha de conferir as vantagens que eles oferecem? A seguir, conheça as principais!

Menor impacto ambiental

Visto que não queimam combustível, os caminhões elétricos não emitem poluentes. Isso contribui, por exemplo, para a preservação da camada de ozônio, que filtra a radiação nociva que vem do sol. Além disso, a tecnologia ajuda a reduzir os gases que causam o efeito estufa.

No longo prazo, veículos elétricos podem contribuir para o controle do aquecimento global. Este fenômeno tem sido uma das maiores preocupações dos humanos. Diversos encontros são realizados entre grandes autoridades para debater soluções para os problemas relacionados com o clima.

O controle do aquecimento global requer a atuação em várias frentes — e o uso de veículos elétricos é uma delas. Assim, a tecnologia pode trazer impactos positivos na saúde de todos e ajudar a geração do presente a contribuir para o bem das gerações futuras.

Economia

No Brasil, o preço dos combustíveis tem colaborado para o aumento dos preços de produtos em geral. A situação tem se complicado a ponto de provocar greves por parte de caminhoneiros, afetados com o aumento dos gastos. Isso impacta também a saúde financeira das transportadoras.

Por isso, a tecnologia dos caminhões elétricos surge como solução para o preço do diesel. A eletricidade está amplamente disponível — não somente a hidrelétrica, mas também a de outras fontes, como a solar e a eólica. 

Mas a economia não se deve apenas ao uso de energia elétrica. A quantidade de componentes mecânicos em um caminhão elétrico é bem menor. Além disso, aqueles que estão presentes no veículo têm uma maior durabilidade. 

Desse modo, há menos peças que sofrem desgaste, o que reduz a manutenção, colaborando para que o proprietário economize.

Rapidez no carregamento

As baterias usadas nos caminhões elétricos são imensas, mas isso não quer dizer que o carregamento seja demorado. Em alguns modelos, é possível carregar 30% da bateria com apenas 15 minutos de carga. 

Para a área de logística, essa característica é um diferencial que colabora para o bom andamento das operações.

Tecnologia

Caminhoneiros e empresas de transporte de cargas se beneficiam muito da tecnologia. Um recurso fundamental é o rastreador, que contribui para a segurança das operações. A novidade é que os caminhões elétricos têm oferecido aprimoramentos no rastreamento.

A central de comando, por exemplo, tem uma integração completa com o motor. Somando isso ao computador de bordo, o proprietário tem toda uma estrutura que contribui para a segurança da carga e do próprio veículo.

Eficiência dos motores

Uma preocupação relacionada com os motores elétricos diz respeito à sua potência. Mas é digno de nota que eles provavelmente se tornarão superiores aos motores a combustão nos quesitos velocidade e potência.

É interessante compreender também como os caminhões elétricos lidam com o consumo de energia. Quando o condutor freia, o caminhão usa o atrito para produzir eletricidade. Desse modo, as baterias são recarregadas constantemente, o que contribui para a eficiência energética.

Os caminhões elétricos no Brasil

A Europa está na vanguarda com relação aos caminhões elétricos. O continente já comprovou o quanto eles são benéficos por não emitirem poluentes e promoverem uma vantagem financeira. No Brasil, por outro lado, esse mercado ainda tem muito para se desenvolver.

Um dos motivos é que nosso país depende bastante de tecnologia estrangeira para fabricar caminhões elétricos. Mesmo assim, a Volkswagen conseguiu desenvolver um modelo no Brasil — com 50% da tecnologia nacional.

O veículo tem um sistema regenerativo de freios, que usa o movimento do próprio caminhão para gerar energia. Os recursos incluem também assistente de rampa e um ar-condicionado que não consome nem 2% da energia elétrica usada no veículo.

À medida que o mercado se desenvolver em território nacional, os caminhões elétricos poderão se tornar mais acessíveis. Assim, podem ser uma solução vantajosa para empresas do setor de transporte e carga.

Além das vantagens vistas, adotar a tecnologia de caminhões elétricos no seu negócio pode contribuir até mesmo para o posicionamento da sua marca. Afinal, é uma forma de mostrar para a sociedade que sua empresa está comprometida com a causa ambiental!

Está interessado em potencializar a saúde financeira das suas operações no longo prazo? Veja 4 formas de reduzir despesas operacionais na transportadora!