Publicado em 10/02/ 2022

Como fazer o transporte de container? Entenda tudo sobre o assunto!

Quando a gente fala sobre logística, o transporte de container é uma prática muito utilizada, além de ser uma solução rápida e econômica. É uma boa solução, sobretudo, para quem necessita transportar ou armazenar diferentes tipos e tamanhos de cargas.

Um container, também conhecido como contêiner, é um grande compartimento que pode ser transportado em cima de um caminhão ou em cima de um navio. Apesar de ser usado até mesmo em projetos arquitetônicos, o container tem um objetivo principal: acondicionar e transportar cargas.

O modal mais utilizado para transporte de cargas é o marítimo. O transporte de container serve como apoio para essa operação, formando uma operação multimodal.

Mas você sabe como e por que fazer o transporte de container?

É disso que eu quero falar agora. Vamos lá?

O que é o transporte de container?

O transporte de containers faz parte de uma boa porcentagem das operações logísticas, já que ele tem capacidade para carregar um grande volume de carga, o que otimiza a movimentação da carga.

Vamos entender por que o transporte de container é tão versátil e tão amplamente utilizado.

Digamos que a empresa A seja fabricante de mesas para bar. A empresa A faz uma venda internacional em quantidade suficiente para encher um container de 20 pés e está localizada a mais de 1.500 km do porto mais próximo.

Para que ela possa carregar um container com os produtos vendidos, existem duas opções:

  1. Carregar as mesas para bar em um caminhão próprio ou transportadora e levar essa carga até o porto. O caminhão será, então, descarregado e, em seguida, o container será carregado com esses mesmos produtos; ou
  2. O container é transportado até a empresa A, que o carrega com os produtos vendidos e o container volta para o porto, sem necessidade de descarregamento e mais um carregamento.

O que parece mais simples para você?

É claro que quanto menos manuseio a carga tiver, menores os riscos de avarias, menos o tempo empreendido nessa operação e menores os custos, uma vez que menos pessoas precisam ser designadas para um único carregamento.

Da mesma forma para uma carga importada. O container carregado chega ao Brasil e esse mesmo container é carregado, ainda cheio, em um caminhão e transportado via terrestre até o destino final.

Em resumo, cargas importadas ou exportadas são transportadas nos containers entre o porto e o comprador, ou o vendedor e o porto.

  1. Navio chega ao Brasil carregado de containers;
  2. O container cheio é carregado em um caminhão;
  3. O caminhão leva o container até o destino final;
  4. Só então a carga é descarregada.

Como funciona o transporte de container?

Além dessa operação de apoio nas exportações e importações, o transporte de containers também pode ser feito com outras finalidades.

Quando um container chega ao porto e é esvaziado, ele precisa ser guardado em um armazém ou galpão até que seja utilizado novamente. O transporte de container também é feito nesses casos, para levá-los do porto até o local onde serão armazenados.

O transporte de container também é feito na cabotagem, quando a entrega das cargas é feita dentro do país, pela sua costa, por um modal aquaviário. Nesse caso, ele é transportado tanto pelo caminhão quanto pelo navio.

Quais são as vantagens do transporte de container?

Quais são as vantagens desse tipo de transporte de container?

Transportar os containers oferece muitas vantagens, como aumento da segurança da carga, praticidade, benefícios fiscais e redução de prejuízos.

Vamos entender melhor cada um deles:

Otimização do tempo: os containers podem ser transferidos rapidamente para outros modais de transporte: de um caminhão para um navio, de um navio para um caminhão, sem que haja necessidade de manusear a carga. Dessa forma, poupa-se tempo;

Redução de acidentes: containers são feitos de materiais resistentes, o que ajuda a evitar avarias nos produtos em caso de algum acidente. Além disso, a resistência do material permite que ele seja manuseado facilmente usando máquinas e equipamentos, sem danificar a carga;

Mais segurança: é um método seguro de transporte, tendo sido projetado e fabricado especialmente para movimentar cargas sem que haja danos e sem que ele seja violado. Além disso, eles possuem dispositivos de segurança aduaneira que atendem condições técnicas e de segurança previstas pela legislação nacional e pelas convenções internacionais;

Versatilidade: podem ser usados tanto para o transporte de produtos industrializados, como no transporte de produtos à granel;

Benefícios fiscais: containers são considerados equipamentos do veículo transportador, por isso o transporte com eles conferem benefícios fiscais que ajudam a empresa a reduzir os gastos com tributos.

Quais são os veículos utilizados para o transporte de container?

Quais são os veículos ideais para o transporte de container?

O caminhão que vai fazer o transporte de container deve ter capacidade para suportar grandes volumes e pesos: a tara do container (peso dele vazio), já é bastante pesada. Soma-se a isso ainda o peso da carga.

Por isso, o transporte do container deve ser feito com uma carreta ou caminhão munck, que já tem guincho para a descarga. Esse é um tipo de veículo capaz de suportar o peso e as dimensões de todos os tipos de containers, garantindo que o transporte da carga seja feito com segurança, sem risco de acidentes.

Que tipos de containers existem?

Você sabia que existe muito mais do que container de 20 e de 40 pés? Existem vários tipos de container, cada um deles com características específicas para acomodar diferentes tipos de carga:

Dry Box

Esse é o modelo de contêiner mais básico e mais conhecido. Ele tem duas portas em uma das extremidades, e é usado para para todo tipo de carga: alimentos, móveis, peças e qualquer produto que não precise ser transportado em condições especiais, como em temperatura controlada, por exemplo.

Dry Box Ventilado

É parecido com a Dry Box, mas possui portas ventiladas. É ideal para transportar cargas que precisam dessa ventilação, como cacau e café. Também existem versões com ventilação elétrica.

Dry High Cube

Esse tipo de container é mais alto do que os dois primeiros, usado para produtos que precisam de mais espaço na altura.

Isolantes

O container isolante tem o poder de manter a temperatura mais estável no seu interior. Ideal para cargas que não podem sofrer mudanças bruscas de temperatura. Existem versões com ventilação e sistema de aquecimento.

Refrigerados

Esse tipo de container é usado para transportar alimentos e outros produtos que precisam ser mantidos em baixa temperatura. Eles possuem sistema de refrigeração embutido.

Open Top

Esse tipo de container tem a cobertura flexível: pode ser de tecido ou então de placas de metal removíveis. É usado no transporte de cargas difíceis de manusear, com formatos e outras características que não permitem que sejam carregadas ou descarregadas pelas portas traseiras do container e precisam ser içadas pela parte superior.

Open Side

O container open side tem três lados fixos e um lado aberto. Pode ser utilizado tanto para cargas com volume e formatos que requeiram esse tipo container, como também para o transporte de animais.

Flat Track

O flat track tem apenas uma parede frontal e outra traseira. É usado para o transporte de produtos de grande volume, como máquinas e equipamentos pesados.

Plataforma

O container plataforma é composto apenas pelo piso. Também é usado para o transporte de cargas de grandes dimensões.

Tank / Iso Tank

É o container específico para o transporte de líquidos e gases, ou então para cargas com alto grau de periculosidade.

Bulk

Esse modelo de container tem uma abertura no painel frontal para que a carga possa ser despejada no seu interior, ideal para cargas a granel.

Legislação e normas do transporte de container

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é o órgão responsável pela regulamentação do transporte de contêineres no Brasil. Toda empresa que realiza o transporte de container precisa atender às normas e exigências previstas pelo Contran.

Por exemplo, registro do veículo e identificação específica para circulação, como uma identidade do container, e determina que seja necessária uma autorização especial para veículos que ultrapassem o limite de altura.

O Contran determina, ainda, quais são as penalidades em caso de descumprimento das normas estabelecidas na resolução.

É essencial que toda empresa de transporte que movimenta containers obedeça a todas as determinações do Contran. Isso é importante para evitar multas e também para seguir normas que assegurem a segurança do trânsito e a integridade da carga.

Sistema de rastreamento e roteirização

Para aumentar o nível de segurança durante o transporte de container, é importante usar um rastreador no veículo de transporte. Os rastreadores tornam o transporte mais seguro, além de permitirem controle e precisão sobre a rota. Além disso, o rastreador também facilita a notificação de um acidente ou roubo de carga.

Seguro no transporte de container

Mesmo que a empresa de transporte tome todos os cuidados necessários para aumentar ao máximo os níveis de segurança durante o transporte de container, é impossível garantir que o trajeto será sempre 100% seguro.

Sobretudo quando tratamos de transporte terrestre, com o container acomodado sobre caminhões. Isso porque os índices de criminalidade são muito mais altos no modal rodoviário do que em qualquer outro modal.

Além disso, veículos que precisam percorrer rodovias estão sujeitos a outros problemas como a má condição das estradas, o que aumenta o risco de acidentes e os gastos com manutenção dos veículos.

Por isso mesmo, é essencial contratar um seguro para fazer o transporte de container, garantindo a segurança da empresa, da carga, do motorista e do veículo transportador.

Transporte de Container: Conclusão

O transporte de container via terrestre não é apenas uma forma de otimizar a logística, mas muitas vezes é o único meio viável de transportar uma mercadoria. Como existem vários tipos diferentes de container adaptados para diferentes necessidades, qualquer tipo de produto pode ser transportado em um.

Apesar de oferecer diversas vantagens que realmente valem a pena, é importante tomar alguns cuidados básicos para que o transporte ocorra da melhor forma possível. Uma das medidas mais importantes a serem tomadas é a obediência a todas as determinações impostas pelo Contran.

Outro ponto essencial é contratar um seguro para que toda a operação seja segura, sem perdas nem prejuízos.

Se você tem mais alguma dúvida ou comentário sobre o transporte de container, conte aqui para a gente, porque vamos gostar de ajudar você!

Guilherme Bitencourt

Guilherme Bitencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
F-azul-transp.png

Seja um assinante Frete com Lucro e receba conteúdos exclusivos.