planilha de controle de frete
Controle de Frete para transportadoras

Planilha de Controle de Frete: Saiba Porque sua Transportadora Deve Ter Uma!

Primeiramente, todos os bens de consumo devem ser transportados, pois na maioria das vezes, são fabricados em uma cidade e o comprador está em outra. Quando uma transportadora inicia seus fretes ela não costuma fazer a planilha de controle de frete do processo. No entanto, isto é imprescindível.

A empresa tem o objetivo de oferecer segurança, rapidez e qualidade no transporte das mercadorias, visto que é sua atividade principal. Com a planilha de gestão de fretes você consegue ter mais resultados garantindo o fluxo das tarefas.

Veja a importância da planilha de controle de frete e da implementação dela em sua transportadora.

Benefícios da gestão de frete para transportadoras:

Para sua empresa ganhar da concorrência em termos de entrega rápida, qualidade e preço é preciso investir na gestão de frete. Por esses motivos, você percebe as vantagens dessa estratégia para alavancar seu negócio obtendo o mínimo possível de prejuízos.

Aumente os lucros dos seus transportes:

O cálculo de frete se baseia em levantar todos os custos que a transportadora tem, somá-los a uma margem de lucro para chegar ao valor adequado que se deve cobrar do cliente, dando a você uma perspectiva dos ganhos possíveis.

Mas é a planilha de controle de frete que realmente demonstrará como está a lucratividade da empresa. Ela informa os fretes feitos e o que a transportadora já gastou, incluindo imprevistos nas viagens e, também, o dinheiro que recebeu para o transporte das mercadorias.

Diante dos dados fornecidos você será capaz de traçar estratégias para aumentar seus lucros, assim como, melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Controle os processos da sua transportadora:

A prestação de serviço de uma transportadora tem muitos detalhes em sua rotina. E fazer o gerenciamento deles proporciona controle das atividades executadas. Como ter ciência de tudo que ocorre em uma viagem para evitar erros e prejuízos, bem como, agir com prevenção a alguma situação.

Domine o controle financeiro:

Você não precisa ter formação na área para dominar o setor financeiro. Um software, ou melhor, uma planilha de gestão de frete acessível fornecerá todos os dados para deixar a transportadora bem organizada financeiramente e com planejamento. Para isso, é preciso otimizar este setor e controlar minuciosamente os números e os processos.

Reduza seus gastos:

Diminuir gastos é uma forma de obter mais lucro, porém isso só acontece quando há uma gestão correta em que demonstre de maneira holística onde se encontram os processos que estão gerando prejuízos e desperdícios. Com inteligência é possível fazer as adequações necessárias para eliminar os processos ineficientes.

Controle e Gestão de frete:

A planilha de controle de frete permite que domine inúmeras informações que a de cálculo de frete não tem. Exemplificando, com a planilha da Frete com Lucro você obtém relatórios por veículo, motorista, rota e cliente para ter o resultado de cada um.

Poderá registrar os fretes inserindo dados do veículo, motorista, rota que percorreu, cliente que foi atendido, assim, ao final do mês, terá análises mensais ou se precisar, anuais. Demonstrando a rentabilidade.

Powered by Rock Convert

Poderá verificar que uma rota não é tão rentável, torando possível mudanças para reduzir gastos de peças de caminhão, segurança da carga, seguros de carga e etc.

Resumindo, é na planilha de controle de fretes que terá uma visão sistêmica para saber se os fretes realizados fecharão no positivo ou negativo. Caso feche no vermelho, os cálculos deverão ser revistos.

Planilha de controle de frete:

Para trabalhar com a planilha é preciso registrar as informações corretamente para que depois sua apuração seja organizada e eficiente. É essencial, inserir a rota que o frete fez, para qual cliente, qual caminhão ou carro foi usado, os dias necessários para entregar a mercadoria, distância percorrida e o peso transportado. Estes dados permitem fazer uma leitura comparativa em sua análise.

Como a maioria das transportadoras no Brasil são de pequeno porte, geralmente tem um funcionário atuando em todos os setores, quando não é o próprio dono cuidando de tudo. Se a transportadora começa a crescer, as atividades são divididas entre comercial, financeira, administrativa e operacional. Sendo um pouco maior, o setor responsável por cuidar do controle de frete é o operacional.

Delimitar as informações ajuda no momento de fazer a comparação. Por exemplo, na sua transportadora há uma carreta com nove eixos e uma Fiorino, analisando a rentabilidade dos dois, percentualmente a Fiorino é mais rentável, podendo fazer mais entregas. Assim, como a rota X é mais rápida e segura do que a Y.

Por isso, você não pode deixar de fazer a planilha de controle de frete. Para facilitar seu manuseio e entendimento a Frete com Lucro desenvolveu a Planilha de Gestão de Fretes em que oferece todas as informações relevantes que um software tem, também proporciona fácil acesso, sendo nada complexa. Seu preenchimento é simples e rápido de se fazer.

O importante é a transportadora ter controle se está ganhando dinheiro ou não, tudo isso sem precisar usar um software complicado e de difícil leitura.

Outra vantagem está no custo desta planilha, sendo que ao adquiri-la você pagará somente uma vez. Junto com ela virá uma cópia do arquivo, para que você possa usar no próximo ano e assim, sucessivamente. A planilha simula a experiência de um sistema.

Em seus dados há cadastro de veículos, motoristas, rotas e clientes para fazer os lançamentos por mês com os devidos relatórios.

Você pode realizar consultas dos lançamentos feitos por veículos conforme a placa, analisando o faturamento menos os custos, obtendo a margem de lucro. Como também, na parte de cadastro inserir uma terceira rota para que possa selecioná-la, sem dificuldades.

Por ela ser intuitiva, a planilha tem uma curva de aprendizado que dispensa treinamento. Caso tenha conhecimento de excel pode ser editada, depois de destravada, com uma senha que é enviada para você no momento de sua compra.

O objetivo deste conteúdo foi apresentar a planilha de controle de frete explicando o que é, para que serve e como é o seu funcionamento, a fim de que você considere sua implementação na transportadora e melhore seu lucro. Além disso, também vimos os seus benefícios e como fazer bom uso dela para melhorar consideravelmente seus lucros.