CONHEÇA AS VANTAGENS DA TELEMETRIA PARA CAMINHÕES

telemetria para caminhões

O sistema de telemetria tem sido uma ferramenta imprescindível na gestão de frotas pelas transportadoras. Junto a outras tecnologias você tem um volume de informações importantes para o gerenciamento de sua empresa.

A telemetria para caminhões faz o acompanhamento tanto da conduta do motorista como da carga até o seu destino. Interligados com a transportadora, o gestor pode saber se houve algum acidente, roubo de carga, problemas mecânicos com o veículo etc.

Neste artigo você saberá porque a telemetria é uma solução para sua empresa. Confira abaixo!

O que é um sistema de telemetria?

Cada veículo recebe um rastreador ou controlador, baseado na tecnologia GPS, que armazenará inúmeras informações sobre o comportamento do motorista e localização do caminhão em tempo real. Entre os dados coletados estão:

  • velocidade do veículo;
  • aceleração máxima;
  • impactos sentidos pelo caminhão;
  • padrões de condução de tempo gasto dirigindo e em macha lenta;
  • variações de percurso;
  • abastecimento e retirada de combustível entre outros.

A telemetria permite maior segurança no transporte de cargas podendo até ser desligado remotamente por um comando enviado em uma interface pela transportadora e, ainda, melhorar a eficiência em relação aos prazos.

Como a telemetria pode ser usada em caminhões?

Devido à tecnologia GPS, que transfere as informações do caminhão monitorado por meio de um canal GPRS é possível rastrear também outros veículos de grande porte como os contêineres, plataformas, caixas móveis, automóveis, banheiros químicos, entre outros. Há equipamentos de telemetria, tanto analógico como digital, para vários modelos de caminhões. O consumo de energia é baixo, gerando grande benefício.

Quais as vantagens da telemetria para caminhões?

O uso da telemetria na gestão de frotas oferece vantagens importantes para a saúde financeira da transportadora.

Powered by Rock Convert

Diminuição de custo

Reduzir custos sem parâmetro é colocar sua empresa em perigo, porém, com a telemetria isto não ocorre, pois o sistema auxilia no orçamento empresarial por meio do controle de informações dos veículos, permitindo que a transportadora obtenha os dados de:

  • posição geográfica;
  • rota adequada;
  • velocidade;
  • consumo de combustível;
  • peso transportado;
  • nível de aceleração;
  • percurso com perigo.

Com estes dados é mais fácil encontrar os gargalos para solucionar os problemas, minimizando os gastos.

Otimização na manutenção

Fazer as manutenções preventivas dos veículos corretamente reduz em grande parte os custos na gestão de frotas. Sendo feitas nas datas estabelecidas, a transportadora evita ficar com caminhões parados, a perda de fretes e a compra peças que não estavam previstas.

Com a telemetria é possível fazer o planejamento de manutenção adaptando as suas condições. As manutenções periódicas diminuem os desgastes das peças. Ela não somente resolve problemas como gera resultados satisfatórios a longo prazo. Auxiliando no crescimento da empresa.

Prevenção de acidentes

Como o sistema está integrado entre o caminhão e a empresa, o gestor pode entrar em contato com o motorista quando perceber algum erro ou atitude estranha, por exemplo um bloqueio na estrada alertando-o sobre o fato. E, também, se perceber que o caminhoneiro está acima da velocidade permitida.

Qualificação dos serviços

Com o sistema, o consumidor conseguirá acompanhar os prazos de entrega com o dia e hora que receberá sua mercadoria, é mais um benefício que o rastreamento traz. Desta forma, a satisfação dele será maior e fará uma propaganda positiva da empresa, gerando mais clientes e por consequência, lucro.

Em resumo, o sistema de telemetria integra funcionários e empresa, fideliza clientes e faz a gestão de seu negócio. Adote esta solução para sua transportadora, pois é um serviço obrigatório no mercado atualmente.

Leia sobre otimização de transporte para garantir a qualidade dos seus serviços da saída até a chegada da mercadoria.