Gestão de frota. Quais são os desafios?
Gestão de frota

Aprenda como Superar os Principais Desafios da Gestão de Frotas

Equilibrar os custos de uma transportadora começa com as boas práticas da gestão de frotas. Desde a parte burocrática até a entrega dos produtos devem ser planejadas para que, se surgirem algumas intercorrências, não prejudiquem a empresa.

Os profissionais envolvidos no processo são orientados a terem uma rotina de trabalho estruturada, para que assim, lidem com os desafios quanto aos custos decorrentes desta prestação de serviços. Continue lendo e saiba como contornar cada situação.

Desafios da gestão de frotas e soluções

O Brasil transporta suas mercadorias, em sua maioria, por meio da malha viária.

Com isso, enfrenta muitos desafios na gestão de frotas, por sua extensão continental, com os custos de combustíveis, qualidade das estradas para a manutenção dos veículos, rotas inseguras para entrega das mercadorias, etc.

Neste post você aprenderá como driblar essa problemática.

Realize a manutenção preventiva

Os veículos são ativos de sua transportadora e devem receber muita atenção, porque sem eles, você não trabalha. A conservação deles requer inspeções até diárias, se for o caso, evitando prejuízos.

Manter uma agenda automatizada de manutenção preventiva de cada caminhão evita que este fique ocioso dentro da oficina esperando por peças, que atrase entregas deixando clientes insatisfeitos.

Claro, que imprevistos existem, mas, evitá-los é sua obrigação. É interessante ter um veículo reserva para dar continuidade aos fretes quando algum dos caminhões precisarem de reparos.

Garanta a segurança dos motoristas e cargas

Assaltos, roubos de cargas, assassinato de motoristas nas estradas vemos constantemente nos noticiários, e para evitar ao máximo que isto ocorra, os gestores precisam dar as orientações devidas aos motoristas, para que eles se previnam.

Powered by Rock Convert

Além disto, o uso de sistemas de rastreamento trará mais tranquilidade na viagem, já que, há o monitoramento da rota de cada caminhão e qual o melhor caminho para trafegar. Qualquer problema, a transportadora pode entrar em contato com o motorista, ou mesmo, acionar ajuda quando algo sai do previsto.

Outra forma de obter mais segurança é fazer seguro de todos os caminhões com assistência e translado 24 horas por dia, inclusive da carga, assim ninguém ficará na estrada à mercê da sorte.

Acompanhe o controle de gastos

Um dos grandes desafios da gestão de frotas é o controle de gastos. A constante atenção à manutenção preventiva, utilização de sistemas especializados de gestão de frotas, monitoramentos e telemetria é possível economizar até 25% das despesas.

Com a telemetria você terá dados do consumo de combustível, forma como os motoristas estão dirigindo, as rotas usadas, assim, poderão avaliar cada situação e o que pode ser feito para melhorar.

Mais uma dica para reduzir despesas é fazer um convênio com um posto de combustíveis, já que os veículos mais novos contam com sistema flex. Por aplicativo, sua empresa verifica qual compensa mais: o diesel ou biodiesel (opção sustentável).

As documentações dos caminhões e demais veículo devem estar em dia, conforme a Legislação Brasileira de Trânsito. Isso evitará multas e apreensão do veículo e ainda, a perda do cliente, se a carga não for entregue dentro do prazo combinado.

Planeje as rotas

O Brasil é um grande produtor de combustível, no entanto, os valores encontrados nas bombas são exorbitantes e isto prejudica, consideravelmente, a gestão das transportadoras.

Para minimizar estas despesas, o planejamento de rotas determinará quais os melhores caminhos, considerando até o desvio de um engarrafamento para reduzir o consumo do combustível.

Além disso, também levará em conta, qual rota dará maior segurança e reduzirá o tempo da entrega, inclusive simultaneamente, conforme o volume de pedidos em uma determinada região.

Os desafios da gestão de frotas estão todos os dias nos testando, basta seguir as boas práticas e não menosprezar nenhuma, que sua transportadora conseguirá se manter estabilizada, com redução de custos e um atendimento qualificado.