Você conhece a tabela de capacidade de carga de caminhões? Esta tabela, fruto de uma Resolução do CONTRAN, estabelece regras que devem ser seguidas nos serviços de transporte para gerar segurança a todos: desde o motorista ao pedestre.
Ainda, se as determinações da legislação a respeito dos limites não forem respeitadas, a empresa fica sujeita às penalidades. Trata-se, então, de um assunto ao qual você, transportador ou motorista, precisa ficar de olho para não ser prejudicado.
Então, hoje, você vai saber mais sobre alguns tipos de caminhões, seus tamanhos e capacidades.
Continue aqui conosco, acompanhe a leitura e, em seguida, vamos disponibilizar gratuitamente a tabela de capacidade de carga de caminhões!
O que é capacidade de carga de caminhões?
Antes de nos aprofundarmos no assunto, no entanto, é fundamental compreender o que é a capacidade de carga de caminhões. Esse termo nada mais é do que o limite de peso que o caminhão é capaz de suportar de modo que não se prejudique a segurança, tanto do veículo, como do motorista e dos pedestres.
Além disso, esses valores também são definidos pensando em preservar as vias, tendo em vista que a circulação de caminhões com excesso de peso pode acarretar em danos e aumentar a necessidade de manutenções.
Esses limites são determinados por lei e o não cumprimento pode resultar na cobrança de multas, o que aprofundaremos mais a frente.
Qual a importância da tabela de capacidade de carga de caminhões?
Mas, afinal, qual a importância da tabela de capacidade de carga de caminhões? Vamos imaginar um caminhão de frete transportando uma carga de 25 toneladas. Sem a divisão da carga por eixo – isto é, sem a pesagem por eixo – ele facilmente pode danificar as estradas, com sobrecarga.
Assim, é importante compreender que os limites da tabela de capacidade de carga de caminhões são determinados por profissionais especialistas, como engenheiros. Eles determinam levando em conta o uso do veículo e realizam testes para que as determinações possam ser feitas.
No fim do dia, o objetivo é manter as rodovias mais conservadas – evitando-se frequentes manutenções e problemas de infraestrutura.
Além disso, os limites também são importantes para preservar a segurança nas vias, tanto dos motoristas como dos pedestres.
Por fim, a tabela também é importante por se tratar de limites impostos por lei. Dessa forma, seguir essas determinações é cumprir a legislação, evitando-se a cobrança de multas.
Tolerância de peso na balança rodoviária: Entenda a Lei da Balança
De acordo com a ANTT, a lei 7.408/85 tinha estabelecido a tolerância de 5%, considerando o limite de 45.000 kg para o PBT (Peso Bruto Total). O limite para autuação (multa) era, por sua vez, de 47.250 kg.
Essa tolerância para o excesso de peso por eixo foi alterada pela Resolução nº 104 de 21/12/99, de 5% para 7,5%.
Em 06 de junho de 2014, novamente, foi divulgada a Resolução 489, que elevou para 10% o limite de peso por eixo para veículos de carga. Mas havia uma ressalva: a regra só valia para veículos que não ultrapassassem o limite de 5% do PBT.
Já em 2021, o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que determinou o aumento de 10% para 12,5% a tolerância do limite de peso por eixo – isto é, da capacidade de carga – de veículos de carga e ônibus de passageiro.
Então, com esta última sanção, se o peso no eixo ultrapassar no máximo os 12,5%, não há previsão de aplicação de multas e penalidades.
O que acontece se não respeitar os limites da tabela de peso de caminhão?
A tabela de peso de caminhões não foi definida por acaso, sendo muito importante para a preservar a segurança.
Pensando nisso, o não cumprimento da legislação pode acarretar na cobrança de multas e penalidades, conforme determina o artigo 6° da Resolução 258/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
De acordo com o artigo 13° da Resolução, a multa é cobrada em Reais para cada duzentos quilogramas ou fração de excesso de peso verificada. A infração média é de R$ 85,13 e a penalidade é multa acrescida a cada duzentos quilogramas ou fração da seguinte forma:
até 600 kg | R$ 5,32 |
601 a 800 kg | R$ 10,64 |
801 a 1.000 kg | R$ 21,28 |
1.001 a 3.000 kg | R$ 31,92 |
3.001 a 5.000 kg | R$ 42,56 |
acima de 5.001 kg | R$ 53,20 |
Vale salientar, também, que, quando o excesso de peso é verificado pela fiscalização, é necessário retirar a mercadoria excedida para que o veículo possa voltar a circular, o que traz mais prejuízos para a transportadora.
Quais são os perigos de não respeitar os limites da lei?
Além da cobrança de multas, não respeitar a legislação também pode trazer outros perigos. Veja alguns deles:
Danos às mercadorias
O excesso de peso, combinado com a distribuição ou amarração inadequada, pode fazer com que as mercadorias fiquem balançando. Dessa forma, é comum que a carga seja danificada pelo atrito.
As avarias da mercadoria podem gerar prejuízos para o transportador.
Possibilidade de acidentes
Os limites de peso também são importantes para evitar acidentes. Isso porque ultrapassar a capacidade do caminhão pode aumentar as chances de acidentes, principalmente devido a possíveis desequilíbrios
Não é à toa que há diferentes tipos de tolerância de peso de acordo com o eixo do veículo em questão.
O não cumprimento, portanto, pode ameaçar a segurança do motorista, pedestres, veículos e mercadorias.
Desgaste do veículo
A sobrecarga de peso também pode prejudicar o meio de transporte utilizado. Isso porque pode acarretar no desgaste de estruturas, como no caso dos pneus.
Também é possível que ocorram danos na suspensão e na carroceria. Tudo isso também pode favorecer o acontecimento de acidentes, além de causar prejuízos financeiros.
Quais são os tipos de eixos de caminhões e capacidade de carga?
O eixo é o local onde as rodas de um veículo são instaladas. Trata-se, assim, de um garantidor do equilíbrio do veículo, de forma com que os pneus das laterais estejam ligados.
Nas regras que envolvem a tabela de capacidade de carga de caminhões e pesagem, por exemplo, os eixos são determinantes, uma vez que há diferentes tolerâncias para cada tipo deles. Além disso, eles também influenciam no valor do pedágio.
A seguir, confira os tipos e rodagens dos eixos:
Eixos simples
Os eixos simples são usados em transportes leves, comum em veículos como os VUC (veículos urbanos de carga). Eles se dividem em rodagem simples e rodagem dupla.
- Rodagem simples: Conta com apenas um pneu em cada ponta do eixo. Este tipo de rodagem tem capacidade de carga de até 6 toneladas;
- Rodagem dupla: Na rodagem dupla, por sua vez, são dois pneus em cada ponta. A sua capacidade de carga é de até 6 toneladas.
Eixos duplos
Confira as duas categorias dos eixos duplos:
- Eixos tandem: Possuem rodas duplas e têm dois ou mais eixos seguidos. Eles não têm espaçamento entre os eixos e podem somar, no total, 8 pneus;
- Eixos não tandem: Eles podem ter rodas duplas com espaçamento entre os eixos de 2 metros ou mais.
Eixos triplos
Os eixos triplos costumam estar presentes em caminhões de grande porte, que transportam cargas como cereais a granel, por exemplo. Eles sempre totalizam 12 pneus, contando com três composições de rodagem dupla. Assim como no caso dos eixos duplos, existe a diferença no tandem, isto é, no espaçamento entre os eixos.
Esta categoria também está presente na tabela de capacidade de carga de caminhões, que você vai conferir logo adiante.
Por que é importante realizar a pesagem por eixos?
Para determinar a capacidade de carga de um caminhão, a pesagem por eixos é importante porque ela evita a má distribuição da carga dentro do veículo. Dessa forma, evita-se desequilíbrio e tombamentos em curvas, por exemplo.
A projeção de caminhões na fábrica já considera determinados pesos por eixo. Então, se a pesagem por eixo não for considerada, freios podem ser mais facilmente danificados, bem como os pneus desgastados.
Assim, determinando a tabela de pesagem de caminhão pelo eixo, é possível evitar maiores custos com manutenção, no longo prazo.
Em muitas estradas, existem as balanças dinâmicas. Nelas, o veículo deve passar em uma velocidade específica e o peso por eixo é determinado. Além de o procedimento estar alinhado com o cumprimento da lei, trata-se de maior segurança nas operações.
Capacidade veicular: Lotação, Tara, PBT, PBTC e CMT
Eu sei que os dois últimos parecem nomes de partidos políticos, mas não são. Na verdade, trata-se de uma característica definida por 5 medidas pela Lei da Balança. Elas são essenciais para a definição do peso na tabela de capacidade de carga de caminhões. Veja:
- Lotação (L): Capacidade de carga útil. Sua indicação é feita por quilogramas, no caso do transporte de cargas;
- Tara (T): Tara é o chamado “peso morto”, isto é, o peso de um veículo sem sua carga. Para chegar ao cálculo desse peso, é preciso somar pesos da carroceria, motor, chassi e outros componentes mecânicos;
- Peso Bruto Total (PBT): Trata-se da capacidade máxima suportada por um veículo. É o resultado da Lotação (L) e Tara (T);
- Peso Bruto Total Combinado: Semelhante ao anterior, mas, aqui, o cálculo é feito dos pesos brutos totais + seus reboques e/ou semirreboques que o compõem;
- CMT: É uma sigla para Capacidade Máxima de Tração, responsável por indicar o limite de tração de um veículo. É indicado pelo fabricante, a partir de uma série de variáveis.
Tabela de capacidade de carga de caminhões: Baixe gratuitamente!
Nós preparamos para você, de forma gratuita, a tabela de capacidade de carga de caminhões. Ela é disponibilizada pelo DNIT e está de acordo com todos os limites legais, conforme a Portaria do DENATRAN nº 63/2009.
Nela, você pode conferir as silhuetas de todos os veículos e combinações, considerando grupo por número de eixos, características e seus limites.
Esperamos que você aproveite!
Capacidade de carga: Confira a representação de peso por eixo
Confira a representação esquemática de peso máximo admitido por eixo, de acordo com o DNIT. Esta representação está em alinhamento com o percentual de tolerância de 12,5%, determinado pela Lei nº 14.229 de 21 de outubro de 2021.
Eixo Dianteiro Simples: DS
- Eixo isolado;
- 2 (dois pneumáticos).
Eixo Traseiro Simples: TS
- Eixo isolado;
- 4 (quatro) pneumáticos.
Eixo Traseiro Duplo: TD
- Conjunto de 2 (dois) eixos direcionais;
- 2 (dois) pneumáticos cada.
Eixo Traseiro Duplo: TD
- Conjunto de 2 (dois) eixos em tandem;
- 4 (quatro) pneumáticos por eixo.
Eixo Traseiro Duplo: TD
- Conjunto de 2 (dois) eixos não em tandem;
- 4 (quatro) pneumáticos por eixo.
Eixo Traseiro Misto: TM
- Conjunto de 2 (dois) eixos;
- Um com dois pneumáticos;
- O outro, com 4 (quatro) pneumáticos.
Eixo Traseiro Misto: TM
- Conjunto de 2 (dois) eixos;
- Um com 2 (dois) pneumáticos;
- O outro, com 4 (quatro) pneumáticos.
Eixo Traseiro Duplo: TD
- Conjunto de 2 (dois) eixos em tandem;
- Suspensão pneumática com 2 (dois) pneumáticos em cada eixo.
Eixo Traseiro Triplo: TT
- Conjunto de 3 (três) eixos em tandem;
- 4 (quatro) pneumáticos por eixo.
Eixo Traseiro Triplo: TT
- Conjunto de 3 (três) eixos em tandem;
- Suspensão pneumática, com 2 (dois) pneumáticos extralargos em cada eixo.
Como saber a capacidade de carga do caminhão?
Mas, afinal, quanto de peso cada tipo de caminhão pode carregar? Conforme situamos, a capacidade de carga não é única para todos os veículos e depende de cada tipo de caminhão.
Nesse caso, a tabela DNIT considera a capacidade de carga a partir do peso por eixo, peso bruto e tipo de veículo.
Entenderemos melhor como funciona a tabela de capacidade de carga de caminhão a seguir:
Tabela de capacidade de carga de acordo com o veículo
VEÍCULO | DESCRIÇÃO | COMPRIMENTO | CAPACIDADE DE CARGA POR EIXO |
Veículo Urbano de Carga (VUC) | Possui menor porte e é utilizado em áreas urbanas | De 2,2 a 6,3 metros | 3 toneladas |
Toco ou semipesado | Este veículo tem dois eixos, frontal e traseiro, sendo considerado 4×2. | Em torno de 14 metros | 16 toneladas |
Truck ou caminhão pesado | Para melhor carregar as cargas maiores, tem eixo duplo na carroceria e dois juntos. | 14 metros | 12 toneladas |
Carretas
As carretas não possuem força motriz própria. Em razão disso, elas são conectadas ao cavalo mecânico – a força motriz que fica na parte fronteira, no qual é possível acoplar diferentes módulos. Esses módulos também são conhecidos como semirreboque.
A seguir, confira a tabela de capacidade de carga das carretas:
VEÍCULO | DESCRIÇÃO | COMPRIMENTO | CAPACIDADE DE CARGA POR EIXO |
Bitrem | Tem sete eixos e pode receber tração de cavalo mecânico trucado. | 19,80 metros | 57 toneladas |
Carreta (2 eixos) | Conta com cavalo mecânico e semirreboque. Cada um tem 2 eixos. | 18,15 metros | 33 toneladas |
Carreta (3 eixos) | Conta apenas com cavalo mecânico simples e um semirreboque. Cada um tem 2 e 3 eixos, respectivamente. | 18,15 metros | 41,5 toneladas |
Carreta cavalo trucado | Conta com cavalo mecânico trucado e semirreboque com 3 eixos | 18,15 metros | 45 toneladas |
Rodotrem | Trata-se de dois semirreboques, interligados por intermédio de um Dolly. Tem um total de 9 eixos. | Entre 25 a 30 metros | 74 toneladas |
Bitruck | Conta com quatro eixos | Em torno de 2,2 metros | 22 toneladas |
Capacidade de carga de caminhões: A lei é tolerante?
Caso a fiscalização pegue um veículo cuja capacidade de carga excede o que é previsto na lei, ele só poderá prosseguir com a viagem após descarregar a mercadoria excedente.
Embora tenha havido atualização nos limites de tolerância, é prevista multa para excesso acima de 1.000 kg, além de ser considerada infração gravíssima. A cada 500 kg ou fração acima dos limites, a previsão de multa é de R$ 191,54.
Por esse motivo, é necessário estar sempre atento aos números estabelecidos na tabela de capacidade de carga de caminhões.
Tabela DNIT e ANTT com caminhões pesos e eixos: Entenda a diferença
Quando o assunto é a tabela de capacidade de carga de caminhão, é comum que ocorra uma confusão entre as tabelas DNIT e ANTT.
Existem algumas diferenças entre as duas. A tabela de capacidade de carga DNIT traz informações sobre o peso por eixo, peso bruto e o tipo de veículo de cada fabricante. Resumidamente, é uma tabela que determina os limites de peso que podem ser transportados.
Já a tabela da ANTT é utilizada para determinar as cargas e preço mínimos para fretes para o modal rodoviário, conforme define a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Portanto, tabela de capacidade de caminhões DNIT e ANTT não são a mesma coisa e é preciso tomar cuidado para não confundir.
Dúvidas frequentes sobre tabela de capacidade de carga de caminhões
Agora que você já entendeu como funciona a tabela de capacidade de carga de caminhões, é possível que ainda tenha restado algumas dúvidas mais específicas. Por isso, separamos as mais frequentes, confira:
Quantas toneladas carrega um caminhão truck?
O truck é um tipo de caminhão que tem três eixos, sendo um dianteiro e dois traseiros. A capacidade por eixo desse veículo é de 12 toneladas.
Qual caminhão carrega 24 toneladas?
Respeitar a capacidade de carga do caminhão é essencial. Nesse sentido, existem alguns modelos que suportam de 24 toneladas para cima, como:
- carreta 2 eixos (33 toneladas);
- carreta 3 eixos (41,5 toneladas);
- carreta cavalo trucado (45 toneladas);
- rodotrem (74 toneladas).
Qual a capacidade de carga de carreta 4 eixos?
De acordo com a legislação do PBTc (Peso Bruto Total Combinado), a tabela de peso da carreta 4 eixos é de 58 toneladas.
Qual a capacidade de carga de carreta 3 eixos?
A capacidade de carga de uma carreta 3 eixos é de até 41,5 toneladas. Isso significa que esse limite precisa ser respeitado para evitar acidentes e cobranças de multas.
Quanto cada caminhão pode carregar?
O peso que cada caminhão pode carregar varia bastante, tendo em vista que é preciso considerar cada tipo de veículo.
Nesse sentido, a referência da tabela DNIT que a capacidade de carga que um veículo pode carregar é determinada pelo peso por eixo, peso bruto e tipo de caminhão de cada fabricante.
Por exemplo, uma carreta de 2 eixos é capaz de carregar 33 toneladas por eixo, enquanto uma de 3 eixos tem capacidade de 41,5 toneladas.
Portanto, é sempre importante consultar qual o peso que o veículo utilizado suporta a fim de preservar a segurança e cumprir as determinações da legislação.
Quantos kg um caminhão 3/4 carrega?
O caminhão 3/4 também é conhecido como VUC (Veículo Urbano de Carga). A sua capacidade é de 3 toneladas.
Lembrando que 1 tonelada equivale a 1.000 kg, podemos dizer que um caminhão 3/4 suporta 3.000 kg.
Qual a tara dos caminhões?
A tara dos caminhões nada mais é do que o peso de cada veículo sem considerar passageiros e mercadorias. Isso quer dizer que é o peso do caminhão vazio.
Vale lembrar que esse peso pode variar bastante de acordo com cada modelo de caminhão.
Quantos kg carrega uma carreta de 2 eixos?
A carreta de 2 eixos é capaz de carregar 33 toneladas. Considerando que 1 tonelada equivale a 1.000 kg, podemos dizer que a carreta de 2 eixos tem capacidade de 33.000 kg.
Quantos quilos é permitido por eixo?
O peso permitido por eixo varia bastante. Isso porque é preciso considerar o tipo de eixo, modelo do veículo etc.
Por exemplo, a tabela DNIT determina os limites de peso que podem ser transportados em cada modelo. Assim, considera-se o peso por eixo, o peso bruto e o tipo de caminhão de cada fabricante.
Tabela de capacidade de carga de caminhões: Conclusão
As leis relacionadas à tabela de capacidade de carga de caminhões podem parecer complexas e confusas, mas são elas que oferecem segurança no transporte de carga.
Respeitar a capacidade de carga se trata de segurança não apenas ao motorista, mas também aos pedestres e outros veículos que circulam pelas ruas e rodovias do país. Isso sem falar, é claro, das multas e penalidades, que podem comprometer a sua operação.
Esperamos que a tabela de peso de balança para caminhões ajude você.
Esteja sempre atento e, em caso de dúvidas, é só falar com a gente, ali nos comentários. É para isso que nós estamos aqui: para servir você como a principal fonte de informações sobre frete e serviço de transporte de cargas!
Com as novas leis de trânsito, qual é a capacidade de carga para o mb 1113 truck.
Igual a 23 ton ou o peso de tara
O MB 1113 na configuração 6×2 costuma ter limite máximo de peso bruto total na faixa de 23 toneladas mas isso inclui tanto a tara do caminhão quanto a carga efetivamente transportada portanto a capacidade real de carga é a diferença entre esse PBTC e o peso de tara do veículo se por exemplo o caminhão pesar 8 toneladas vazio então a carga útil ficaria em torno de 15 toneladas dependendo da documentação e das adaptações feitas o que vale é o limite estabelecido em documento e homologado no DETRAN ou no órgão responsável seguindo o que a legislação atual permite para cada tipo de eixo e configuração
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Olá, como vai? Que bom que gostou do conteúdo, agradecemos pelo comentário!