5 Estratégias de marketing essenciais para empresas de transporte e logística

Publicado em 19/03/ 2021

A quantidade de conteúdo presente na internet é imensa, e cresce a cada segundo. Em meio a tantas informações, é cada vez mais difícil para as empresas se destacarem diante do público-alvo. Por isso, é essencial recorrer a estratégias de marketing online.

Elas colaboram para um bom posicionamento no meio digital. Isso vale para qualquer segmento, de modo que empresas de transporte e logística devem dar atenção ao tema. Dessa forma, é possível construir autoridade e gerar novos negócios. 

Neste post, você verá 5 estratégias de marketing que podem beneficiar o seu negócio. Continue lendo e aproveite as dicas!

Qual é a importância das estratégias de marketing?

O fortalecimento de uma empresa depende do bom relacionamento com os clientes. Isso requer um trabalho cuidadoso para atraí-los e ajudá-los a ver que você oferece a solução da qual precisam. Assim, a prática contribui para o aumento da demanda e do lucro.

Além disso, com um trabalho de marketing bem feito, é possível digitalizar sua empresa e melhorar a maneira como os clientes e a sociedade veem a sua empresa de transporte e logística. A boa reputação é fundamental para a conquista de consumidores e, especialmente, para a fidelização deles.

Por isso, os esforços de marketing não podem ser vistos apenas como um gasto. Eles têm um papel estratégico na própria sobrevivência e no crescimento de uma companhia — incluindo pequenos transportadores.

5 Estratégias de marketing para a sua empresa de transporte

Agora você já conhece a importância do marketing para qualquer negócio. Então confira a seguir 5 estratégias de marketing que podem ser úteis para empresas de transporte de carga e logística!

Acompanhe!

1. Mapeie a sua persona

No mundo do marketing, é comum ouvir dizer que, se você quiser falar com todo mundo, não conseguirá falar com ninguém. A explicação é a seguinte: para que a sua mensagem chegue a um cliente em potencial, ela precisa ser direcionada.

Isso levou o marketing a desenvolver o conceito de persona — uma representação semi-fictícia do cliente ideal. Para mapeá-la, você pode estudar a sua base atual de clientes. No caso dos clientes B2B (business-to-business), ou seja, pessoa jurídica, é possível fazer esse mapeamento também.

Basta você criar uma representação do tomador de decisão, aquela pessoa-chave a quem o serviço deve ser oferecido. Entre outras coisas, o perfil de uma persona deve indicar:

  • idade;
  • profissão e cargo;
  • quais meios usa para se manter informada;
  • objetivos pessoais;
  • dificuldades profissionais;
  • como sua empresa de transporte pode ajudar a persona.

Reúna todas essas informações em um documento de texto, o qual será usado mais adiante.

2. Crie um site

Um site é como um escritório da sua empresa no mundo digital. Quando um potencial cliente precisar de serviços de transporte de carga ou logística, ele não procurará em listas telefônicas. Ele fará uma busca na internet, usando mecanismos como o Google.

Por isso, é fundamental criar um site bonito e que funcione bem. Ele deve conter seções que expliquem o que a sua empresa faz e mostrar como o visitante pode entrar em contato. É preciso, ainda, zelar pela experiência do usuário — garantindo que a navegação seja agradável.

Para isso, construa o site pensando nas necessidades e preferências da persona. Todos esses cuidados colaboram para uma boa percepção do visitante em relação à sua marca.

3. Tenha um blog

Além do site, vale a pena criar um blog. Ele serve para publicar conteúdos que informam e educam o público-alvo. Por exemplo, a partir de artigos, e-books, entre outros materiais. Para produzi-los, pense no tipo de dúvida ou dificuldade que a sua persona geralmente tem.

Então, providencie a produção de tais materiais, prezando sempre pela qualidade deles. O conteúdo também precisa ter qualidade do ponto de vista dos mecanismos de busca. Isso faz parte do que é conhecido como SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca).

Todas essas ações fazem parte do marketing digital. Por meio delas, você pode atrair prospectivos clientes até mesmo sem o uso de anúncios. Com a ajuda de posts no seu blog, os visitantes poderão encontrar a sua empresa de transporte ou logística ao buscar respostas às suas dúvidas no Google.

4. Anuncie por meio do Google Ads

É claro, você não precisa se restringir ao seu blog para atrair clientes em potencial. Outra maneira de fazer isso é usar os anúncios no Google Ads, por meio de links patrocinados. Para isso, pense em palavras-chave que a sua persona provavelmente pesquisará no Google.

Suponhamos que uma dessas palavras seja “frete”. Você pode programar anúncios que serão exibidos quando esse termo for pesquisado. Sendo assim, é preciso mapear os principais termos que a sua persona geralmente usa e empregá-los na sua estratégia.

Quando se trata de marketing para transportadoras, os links patrocinados são um complemento da produção de conteúdo. Eles aumentam sua visibilidade e permite chegar a mais interessados que podem fechar negócio com o seu negócio.

5. Faça uma boa gestão de mídias sociais

Um canal de grande importância para atrair clientes são as redes sociais. Se você fizer um bom trabalho nelas, é possível gerar muitas oportunidades de negócios. No entanto, quando se trata da gestão de redes sociais, não estamos falando simplesmente de anunciar em redes como o Facebook.

A gestão também inclui o relacionamento com o cliente e com o potencial cliente. Por exemplo, quando as pessoas entram em contato por meio das redes sociais, é fundamental dar pronta-atenção. 

Isso é importante principalmente quando se trata de reclamações. É preciso resolver o problema do cliente antes que a reclamação dele tome grandes proporções.  Além disso, as redes sociais são um bom lugar para você mostrar seus diferenciais em relação à concorrência. 

Aproveite esse canal também para humanizar a sua marca. Mostre as pessoas que estão por trás dos processos, visto que isso pode contribuir para a proximidade entre os clientes e o negócio.

Como você viu, as estratégias de marketing podem ter um grande impacto no faturamento da transportadora de cargas, das empresas de logística e até mesmo dos autônomos. Afinal, com um trabalho de marketing digital bem estruturado, seu posicionamento de mercado se destaca – aumentando as oportunidades de novos negócios.

Então coloque as 5 dicas que viu neste post em prática e comece o quanto antes a colher os frutos do marketing para empresas de transporte e logística! O que acha de continuar se informando sobre como aumentar a receita da sua empresa? Confira este artigo com 8 dicas para aumentar as vendas de fretes da sua transportadora!

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Guilherme Bitencourt

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