Publicado em 02/06/ 2022

Logística sustentável: O que é, exemplos e como implementar

Você já ouviu falar sobre logística sustentável?

Com base nisso, fica claro que a logística sustentável, por meio de seus fundamentos, é um primeiro passo importante na busca por um mundo melhor, pela otimização dos processos, da marca e do financeiro da empresa.

Pensando nisso, trouxemos este artigo para ajudar você a compreender o que é a logística sustentável, quais são suas vantagens, exemplos práticos, como ela contribui no meio sustentável e como fazer para implementá-la em sua empresa e negócio.

Nós entendemos o impacto e a valorização dos negócios através desta implementação e ajudaremos você a compreender também. Por isso preparamos este artigo. 

Continue lendo para saber tudo sobre esse assunto:

O que é a logística sustentável?

Logística sustentável é a otimização realizada no momento da entrega de um produto, satisfazendo as expectativas dos clientes no que diz respeito ao custo e tempo. 

Atrelado a isto, otimiza também os recursos necessários para evitar ou diminuir a emissão de gases poluentes, fazer o descarte adequado de materiais e gerenciar os desperdícios de insumos, por exemplo.

O conceito está atrelado à adoção de medidas que melhoram a utilização de quaisquer recursos naturais, criando fontes alternativas para que isso ocorra. Também está ligado à implementação de novas tecnologias que visam melhorar a relação entre empresa e meio ambiente.

A logística sustentável tem como base a responsabilidade socioambiental e é voltada às empresas de transportes. Essas ações possuem duplo benefício: além de ajudar o meio ambiente, proporciona às empresas muitas melhorias nos processos internos.

A logística no geral, é responsável pelas atividades de armazenamento, distribuição e transporte de mercadorias e insumos. 

O viés sustentável nestes processos pode incluir, ainda, o incentivo à geração de emprego para a população local, melhora na distribuição de renda e melhora na qualidade de vida dos funcionários e demais pessoas nas proximidades.

Alguns exemplos de logística sustentável na prática

exemplos de logística sustentável

O processo de implementação da logística sustentável pode requerer mudança organizacional e cultural da empresa, bem como investimento na modernização dos sistemas e tecnologias operacionais. 

Mas é um investimento que vale a pena. 

A logística sustentável torna os processos mais eficientes e econômicos, resultando em redução de custos operacionais. Dessa forma, sua empresa consegue oferecer preços mais atrativos e competitivos, mantendo uma margem de lucro maior.

A implementação de recursos sustentáveis vem ganhando um espaço e reconhecimento cada vez maior no mercado. Portanto, a logística sustentável fará com que sua empresa ganhe fortalecimento de marca, pois o mercado está cada vez mais consciente: o consumidor valoriza esse tipo de ação e preza pela preservação.

Com a implementação desse sistema, você promove a racionalização do uso dos recursos, tornando os processos mais eficientes, evitando desperdícios e melhorando processos nas operações, que se tornam mais qualificadas e ágeis. 

Com isso, você consegue elevar a percepção dos serviços prestados e conquistar mais clientes.  

Como a logística sustentável contribui para o meio ambiente?

Inicialmente, o que desencadeou esse movimento de aplicação prática da logística sustentável foi em 2012, com a implementação do Decreto 7.746. Com esse decreto, foram especificadas medidas de incentivo à prática sustentável no ambiente de logística, inclusive nas empresas de transporte.

É importante pontuar ainda que as empresas adeptas da logística sustentável precisam estar com suas políticas adequadas às questões voltadas ao Acordo de Paris. Esse acordo foi firmado em 2015 e tem como objetivo reduzir a emissão de gases poluentes, causadores do efeito estufa.

As principais diretrizes da logística sustentável, em contribuição ao cuidado com o meio ambiente, são nos seguintes âmbitos:

  • Redução dos impactos causando na fauna, flora, solo, água e ar;
  • Busca eficiente do uso de recursos naturais;
  • Estender a vida útil dos bens, buscando reduzir a exploração;
  • Utilizar recursos naturais de forma legal e regular; 
  • Empregar tecnologias que otimizam a utilização dos recursos naturais.

Conheça a logística reversa

logística reversa conheça

A logística reversa é uma atividade que permite a evolução sustentável para as atividades que você realiza na sua empresa. Nada mais é do que um instrumento que possibilita a aplicação de responsabilidade, ou seja, além de entregar produtos aos seus clientes, a empresa precisa ser capaz de recuperá-los após o fim de seu ciclo de vida.

Isto é, as suas obrigações não terminam quando o produto chega às mãos do seu cliente final. A sua empresa é responsável pelos resíduos gerados após o fim do ciclo de vida dos produtos produzidos e entregues. Portanto, todo material descartado pelo consumidor é um compromisso da empresa.

A logística reversa é um conjunto de procedimentos que busca recolher e dar o encaminhamento correto para reaproveitar ou oferecer a destinação correta aos resíduos. Isso pode ser realizado em processos dentro da empresa ou com a conscientização dos consumidores e de todos os responsáveis do setor logístico.

Para isso, sua empresa precisa realizar a reincorporação na cadeia de produção através da reciclagem ou reuso. Também deve inserir inovações que proporcionem benefícios socioambientais, como o descarte consciente e uso racional dos materiais, prevenindo e evitando desperdícios ou poluição.

ESG, logística sustentável e impactos no mercado e setor financeiro

ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance – Meio Ambiente, Sociedade e Governança, em português. Trata de um conjunto de boas práticas voltada às empresas para fazer com que se adequem a alguns aspectos fundamentais: os três pilares que o próprio nome indica.

Meio Ambiente

Voltado aos aspectos relacionados a economia de água, redução da emissão de gases na atmosfera e eficiência energética.

Social

Estão envolvidos aspectos legais trabalhistas, de segurança no trabalho e diversidade no meio empresarial.

Governança

Trata da ética e transparência no meio de trabalho, evitando casos de corrupção.

Ou seja, o ESG visa assegurar a sustentabilidade, o bem-estar dos colaboradores e a ética profissional. Tem relação direta com a otimização da gestão e confiança dos colaboradores e clientes, o que torna o negócio responsável em relação ao meio ambiente, relacionando tudo aos produtos e serviços prestados.

Desta forma, a empresa passa a transmitir responsabilidade social e ambiental, onde tal atitude denota relevância à empresa, tornando-a mais competitiva e com maior potencial de crescimento, com operações mais escaláveis e sustentáveis.

Outros benefícios atrelados é a maior transparência, facilitando que investidores façam aportes na empresa. Também torna o atendimento mais pessoal e otimizado, gerando prazer e bem-estar ao consumidor e também aos colaboradores. E por fim, reduz custos, impulsiona a economia e reduz a utilização de recursos escassos.

Como investir na logística sustentável em sua empresa?

investir em logística sustentável

Antes de entender como investir, é importante entender que, dentro do setor privado, não há um plano específico. Portanto, cada organização possui liberdade para montar seu próprio plano de implementação de logística sustentável. 

O lado bom é que, desta forma, é mais fácil montar um plano que se adeque à realidade e particularidade da sua empresa.

Como a realidade de cada empresa é bem particular, é impossível citar um único investimento e até valores para que a implementação ocorra. Há formas tangíveis de fazer com que haja uma boa implementação com resultados relevantes para o seu negócio.

Podemos dizer que o primeiro passo é, justamente, a elaboração do plano de logística sustentável. Para isso, é necessário conhecer todos os processos que envolvem a logística do seu negócio. A partir daí, você consegue visualizar quais processos precisam ser modernizados e otimizados.

Para auxiliar você, veja alguns pontos que podem estar inclusos nesse documento:

  • Adoção de tecnologias limpas;
  • Investimento em consultorias de otimização da logística conforme as necessidades e realidade da empresa;
  • Elaboração de um plano de metas sustentável e de redução de desperdícios;
  • Capacitação dos funcionários ao plano de logística sustentável;
  • Obtenção de certificados, como o ISO 14001;
  • Otimização da gestão de transporte;
  • Criação de cronogramas de manutenção preventiva, a fim de reduzir o consumo desnecessário de materiais, especialmente combustível;
  • Adesão ao rastreamento em tempo real do transporte;
  • Fomento do desenvolvimento local, impulsionando a economia da região onde a empresa está instalada;
  • Agilização dos prazos de entrega;
  • Redução dos gasto de energia elétrica;
  • Otimização do uso da água;
  • Adoção de tecnologias limpas, visando redução dos danos causados pelos processos internos e de transporte.

O planejamento para implementação da logística sustentável em sua empresa visa minimizar os impactos socioambientais. 

É importante ressaltar que este planejamento tem, como um dos objetivos, garantir a sustentabilidade financeira da operação, respeitando o caixa disponível e os recursos atuais que seu negócio possui.

Conclusão

Como você viu, a sustentabilidade está cada vez mais ganhando espaço, inclusive no setor logístico. É uma tendência que vem sendo explorada, não só pelos consumidores, mas por investidores e autoridades governamentais.

Por isso, é preciso estar atento a este movimento e garantir a implementação da logística sustentável dentro do seu negócio, de forma rápida e eficiente. Assim, você pode adequar as necessidades atuais do negócio com a preservação do meio ambiente.

Por fim, a logística sustentável visa apresentar oportunidade de aprendizado, ajudando a identificar aspectos de melhoria dentro da empresa e auxiliando na inovação. Quanto antes você começar a implementação, mais rápido terá progresso e resultado.

Aderir às práticas sustentáveis é fundamental para ganhar competitividade no mercado. A logística sustentável preserva também o bom relacionamento com seus clientes e a própria existência dos negócios.

Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais, para que mais pessoas saibam dos benefícios da logística sustentável. E caso tenha ficado alguma dúvida, compartilhe conosco no box abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
F-azul-transp.png

Seja um assinante Frete com Lucro e receba conteúdos exclusivos.