Eu ouço cada vez mais sobre Supply Chain dentro das organizações. Acredito que você também tem visto o termo com cada vez mais frequência.
O fato é que todas as empresas tem a necessidade de lidar com diversos processos para manter o bom funcionamento. São processos logísticos, compra de matéria-prima, fabricação, atendimento ao cliente, cálculo de custo, venda, entrega dos produtos ao consumidor final, entre muitos outros.
Mas onde a Supply Chain entra? Quais desses processos ela abrange? A quem ela impacta? Qual é o objetivo? Toda empresa precisa ter?
A pergunta é:
Você realmente sabe o que é Supply Chain?
Caso você tenha ficado em dúvida nesse momento, não se preocupe. Depois deste artigo você entender exatamente o que é, como funciona, para que serve e como colocar em prática uma Supply Chain na sua empresa.
Quer saber mais? Continua lendo.
O que é Supply Chain?
Supply Chain, ou Cadeia de Suprimentos, é como chamamos o processo completo dentro de uma empresa, desde a compra de matérias-primas até a entrega do produto final. Essa cadeia compreende ainda todo o processo de fabricação e logística.
A Supply Chain é toda essa rede de processos que, se fluírem da maneira correta, afetarão positivamente a entrega do produto ao cliente final.
O que acontece se houver falhas nessa cadeia? O resultado de falhas vai gerar gargalos na empresas e causar atrasos, prejuízos e retrabalhos, além de afetar os prazos, custos e qualidade do produto final.
O elo que une todos os processos internos da empresa também vai além e é impactado por fatores externos.
Vou exemplificar para que essa explicação seja mais clara:
Imagine uma fábrica de rações para gado leiteiro que, dentre outras matérias-primas, use milho em sua composição.
O milho é produzido no campo, uma etapa onde a fábrica de ração não tem nenhum poder ou controle.
É colhido e distribuído para cooperativas, etapas sobre as quais a fábrica também não tem controle.
São dois exemplos de processos externos, que acontecem fora da fábrica, mas que afetam de forma direta a produção da ração.
Durante a produção do milho (um processo externo), pode acontecer uma quebra de safra causada por variações climáticas. Isso resultará na variação do preço de compra do milho pela falta do produto, o que afetará o seu custo final, impactando diretamente o cliente final ou distribuidor.
Ficou claro como a corrente da Supply Chain amarra processos internos e externos?
Supply Chain e logística é a mesma coisa?
Confundir Supply Chain com logística é um erro comum. Mas não, não é a mesma coisa. Eles são complementares um ao outro, não sinônimos.
Qual é a diferença?
A logística é o transporte do produto de um lugar para outro.
Enquanto isso, Supply Chain é toda a cadeia de fluxo da mercadoria, desde o pedido da matéria-prima, passando por todo o processo de fabricação, até a entrega para o cliente.
Ou seja, o transporte está dentro da cadeia da Supply Chain, é uma das etapas importantes, que envolve também outras muitas etapas.
Você pode entender melhor a diferença entre logística e Supply Chain acessando este conteúdo.
Supply Chain é importante?
Uma análise estratégica e analítica de toda a Supply Chain que envolve uma empresa é essencial para que seja possível identificar necessidades de melhorias e gargalos que impeçam o perfeito funcionamento.
Se você não conhece e analisa o processo inteiro, como será possível melhorá-lo? Como saberá quais parceiros precisam ser substituídos para que o elo externo funcione direito? Como reconhecerá se o problema é externo ou interno?
A Supply Chain é uma abordagem complexa do fluxo de mercadoria.
E você não escolhe aplicá-la na sua empresa, ou não. Ela acontece, é um fluxo natural. Toda empresa tem essa corrente – essa suppy chain – funcionando e comandando etapas.
O que está nas suas mãos é a análise e gestão da supply chain para que ela trabalhe a seu favor.
Como fazer isso?
Pelo SCM – Supply Chain Management.
O que é Supply Chain Management?
O SCM é a gestão do fluxo de produtos, serviços, tecnologias e dados financeiros de uma empresa.
Essa gestão começa a partir do momento em que o pedido de matéria-prima é feito e vai até o momento da entrega do produto para o cliente final.
Passo a passo da gestão da cadeia de suprimentos:
- Produção: apesar de ser um processo interno, é fortemente influenciado por processos externos, conforme o exemplo da fábrica de ração para gado leiteiro;
- Fornecimento: é essencial no cumprimento de prazos;
- Estoque: a empresa deve analisar cuidadosamente e determinar as quantidades de estoque para cada produto, de forma que não aconteçam faltas (nem excessos);
- Localização: onde a empresa está faz diferença na hora de conseguir vantagens logísticas e competitivas;
- Transporte: essencial na entrega dos produtos ao cliente e na logística reversa;
- Informação: são os dados que a empresa coleta;
- Integração: a integração de todos os itens acima é essencial para que os resultados aconteçam.
5 vantagens da gestão da Supply Chain
Talvez você esteja se perguntando:
“Mas será que é vantajoso investir tempo gerindo a Supply Chain na minha empresa?”
A verdade é que a gestão da cadeia de suprimentos, garantindo que ela funcione da melhor maneira possível, traz muitos benefícios para a empresa.
Sim, é preciso dedicação, investimento e atenção para fazer esse controle. Mas o SCM resulta em processos mais organizados e melhor aproveitamento do tempo e dos recursos, tornando a empresa mais competitiva.
E é exatamente assim que uma empresa começa a se diferenciar da concorrência.
Eu vou mostrar, detalhadamente, como isso acontece:
- Custos operacionais mais baixos: com o controle adequado, diminuem os gastos com estoque e produção. Esse resultado se dá por meio de compras mais inteligentes: só se adquire as matérias-primas corretas, na quantidade necessária – sem excessos nem faltas.
- Lucros mais altos: o controle gerado pelo SCM garante um lucro mais alto, uma vez que, quando todo o sistema funciona bem, evita-se tempo perdido, retrabalhos, permite que menos funcionários desempenhem as atividades, previne contra possíveis multas causadas por atraso e, acima de tudo: conquista-se e mantém-se clientes. Esse fluxo inteligente ainda diminui a necessidade do uso de armazéns, o que também gera economia.
- Satisfação do cliente: as melhorias constantes, resultado da gestão da Supply Chain, é capaz de elevar a qualidade do produto final, reduzindo seu custo, melhorado o preço para o cliente final e ainda gerando mais retorno financeiro para a empresa. Tudo que um cliente pode desejar é um produto de alta qualidade com preço justo. Tudo que a empresa pode desejar são lucros altos e clientes felizes.
- Estoque inteligente: como há melhor controle da demanda e compras bem pensadas, aumenta a disponibilidade de produtos. Esse fluxo gera economia, reduzindo a quantidade de mercadoria parada, e mantendo um estoque capaz de atender a demanda dos clientes. Ou seja, diminuindo o tempo do ciclo dos pedidos e agilizando o processo de venda.
- Parcerias rentáveis: a organização gerada pelo Supply Chain Management agrada também aos fornecedores, distribuidores, transportadoras e demais parceiros. Isso porque uma empresa organizada facilita a vida de todos os envolvidos, com uma demanda constante e bem planejada. Isso gera uma relação que permite pedidos especiais e um atendimento diferenciado por parte dos seus parceiros, como entregas com condições especiais. O que, novamente, resulta na satisfação do cliente.
Quais áreas o Supply Chain abrange?
Que Supply Chain não é igual a logística já ficou bem claro, não é mesmo? Acredito que também já esteja bem claro o quão abrangente é toda essa cadeia de suprimentos.
Vamos falar um pouco disso.
Quais são os pontos principais envolvidos pela Supply Chain?
Pessoas: são elas que conseguem manter o motor funcionando. Mas também são elas que podem fazer com que falhas aconteçam. Por isso, o pessoal que compõe a equipe precisa ser treinado para produzir com eficiência.
Insumos: escolha seus fornecedores com sabedoria, cautela e análise muito detalhada. Fique sempre de olho nas condições de entrega e de pagamento, na qualidade da matéria-prima e no cumprimento dos prazos. Esse item faz parte de um processo externo, por isso precisa de cuidado redobrado na escolha.
Transporte: trabalhe com transportadoras qualificadas, organizadas e confiáveis. Elas farão um dos últimos processos da cadeia de suprimentos, garanta que você tenha parceiros que prestarão um serviço eficiente.
Informação: colete informações e documente todos as etapas. Isso será essencial para uma análise cuidadosa de toda a Supply Chain.
Custos: a Supply Chain também permite uma estratégia de precificação baseada em demandas e sazonalidade, de forma que as oscilações anuais já estejam previstas e não signifiquem um problema.
Equipamentos: são pilares do setor produtivo e essenciais no bom andamento dos processos internos da empresa. Mantenha uma estratégias de manutenção, garantindo que os equipamentos estejam sempre no melhor funcionamento.
Supply chain: Conclusão
A importância da gestão da Supply Chain tem sido cada vez mais difundida no meio empresarial, e não é para menos: ela tem um papel estratégico na manutenção do fluxo de mercadorias dentro da empresa.
Os benefícios são muitos.
Estratégias que resultam em custos operacionais mais baixos e lucros mais altos, satisfação do cliente por meio de mais qualidade, melhor preço, melhor atendimento e entrega eficaz, estoque inteligente que atende a todas as demandas da empresa, sem gerar gargalos e a possibilidade de firmar parcerias rentáveis, são apenas alguns desses benefícios.
Apenas alguns. Mas suficientes para mostrar o quanto a gestão da Supply Chain pode trazer para sua empresa.
Se você ainda não adotou a prática da gestão da Supply Chain, está na hora de começar a pensar nisso. Em poucos meses você verá os resultados, que perdurarão por anos.
Ficou com alguma dúvida sobre Supply Chain? Conta pra gente aqui nos comentários.
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