Gestão de tempo: como aumentar a produtividade da frota?
Gestão de tempo: como aumentar a produtividade da frota?

Gestão de tempo: como aumentar a produtividade da frota?

Prazos apertados, clientes exigentes, cargas perecíveis e má condições das estradas — esses são alguns dos desafios que o transporte de carga enfrenta na rotina diária. Então para ter eficiência nas entregas é fundamental fazer a gestão do tempo.

Com isso, a empresa e os transportadores autônomos elevam a produtividade, realizando mais fretes por mês — o que refletirá em aumento do faturamento. Mas como gerenciar o tempo de maneira eficiente? Se você tem essa dúvida, este artigo poderá ajudar!

Na sequência, você encontra dicas de gestão de tempo para o setor de transportes e pode entender como esse fator é relevante para a gerenciamento de frotas. Confira!

O que é gestão de tempo no transporte de carga?

A gestão de tempo na prestação de serviços do segmento de transportes significa ter eficiência nessa atividade. Ou seja, a ideia é realizar o maior número de entregas com os recursos que a sua empresa ou transportador possuem. Assim, há redução dos custos e aumento da produtividade.

No entanto, é preciso ter em mente que não é possível gerenciar o tempo da frota de qualquer maneira. Isso porque a segurança dos seus motoristas vem em primeiro lugar — eles, muitas vezes, enfrentam condições ruins nas rodovias.

Logo, o objetivo não é exigir mais rapidez ao volante, pois isso abalaria a reputação da sua transportadora. A gestão de tempo para as frotas envolve um planejamento das atividades para que as entregas sejam realizadas dentro do prazo (ou em um tempo menor), porém de modo seguro.

Qual a importância da gestão de tempo para o setor de transportes?

Quando o gestor se planeja e administra os fretes de forma otimizada, é possível elevar a quantidade de entregas, cumprir prazos e alcançar a satisfação dos clientes. Com isso, as empresas atendidas são fidelizadas e o faturamento melhora.

Além disso, considerando a concorrência alta no setor, sua transportadora pode se destacar ao ter mais eficiência nos fretes. Consequentemente, a companhia consegue crescer no mercado.

Em resumo, um ponto fundamental para ter sucesso na gestão das frotas é, justamente, ter o foco na gestão de tempo das viagens realizadas. Dessa forma, você organiza o trabalho dos motoristas e realiza um planejamento detalhado de acordo com cada tipo de carga transportada e destino.

Como fazer a gestão do tempo na operação de transporte?

Depois de compreender por que é importante fazer a gestão do tempo em sua transportadora, chega o momento de saber de que forma alcançar esse objetivo.

Acompanhe as dicas a seguir!

Seja organizado

A prestação de serviços no setor de transporte envolve diferentes etapas e, dependendo do que está sendo transportado, exige cuidados especiais. Então o primeiro ponto que o gestor precisa ter atenção é manter os pedidos e documentos sempre organizados.

Nessa hora, contar com um software voltado para a área de logística pode ajudar no planejamento e otimização das atividades. Ele permite acompanhar cada fase da entrega e ainda pensar em estratégias rápidas em caso de qualquer imprevisto, como um problema na rodovia.

Estabeleça prioridades

Mantendo os processos da transportadora organizados, o gestor pode fazer um planejamento e definir as prioridades. Assim, dá andamento para as cargas mais urgentes, especialmente no caso de produtos perecíveis. Essa estratégia pode garantir a entrega antecipada e a satisfação do cliente.

Mantenha a frota em boas condições

Além dos processos internos, um fator importante para a gestão de tempo no transporte de carga é garantir a boa condição dos veículos. Com esse cuidado, você evita panes, acidentes, não compromete suas entregas e garante a segurança dos seus motoristas.

Por isso, mantenha a revisão dos caminhões em dia, realizando, por exemplo:

  • troca de óleo e fluidos;
  • ajustes e testes;
  • troca de pneus;
  • reposição de peças;
  • entre outras ações.

Invista em treinamento para os motoristas

Além da manutenção da frota, um aspecto que contribuirá para a boa gestão de tempo na sua empresa é dar treinamento aos motoristas. É necessário que eles sigam as leis de trânsito, conduzam de maneira segura e otimizada.

Tudo isso ajuda a minimizar desgastes nos veículos, a possibilidade de multa e a ocorrência de acidentes. Logo, diminui as dores de cabeça do gestor e reduz os custos.

O treinamento pode ter foco também na agilidade para o carregamento e descarga das mercadorias transportadas. Sendo assim, o motorista aprende a trabalhar de forma a gerenciar o próprio tempo — o que traz ganhos para a transportadora.

Defina pausas

Quando se fala em gestão de tempo, logo vem à mente reduzir o prazo de entregas. Nesse cenário, pode parecer contraditório definir pausas nos trajetos se a ideia é ganhar tempo, certo? Contudo, uma forma de aumentar a qualidade no frete é pensar no bem-estar dos motoristas.

A não ser em trajetos mais curtos, em que não há a necessidade de parada, estipule intervalos para sua equipe para que possa descansar e se alimentar. Desse modo, o motorista dirige com mais segurança e garante as entregas no horário estipulado.

Utilize a tecnologia

A tecnologia ajudará a gerenciar o tempo da sua frota. Além do rastreamento dos veículos, você pode identificar situações de tráfego intenso, pensando em outros trajetos para o motorista, por exemplo.

Os softwares de logística permitem ainda a obtenção de indicadores, como o desempenho dos motoristas, uso de combustível, gasto por veículo, tempo de entrega, rotas mais rápidas, entre outros pontos.

Dessa maneira, é possível analisar cada situação, o que facilita a tomada de decisão no momento de resolver os problemas. Com isso, é possível ter mais eficiência nos fretes, elevando sua produtividade e, consequentemente, os lucros.

A concorrência no setor de transporte é alta e você precisa entregar valor para as empresas atendidas. E, nesse aspecto, um ponto fundamental é cumprir prazos. Por isso, não deixe de otimizar as entregas seguindo essas dicas de gestão de tempo.

Como você viu, são diferentes aspectos aos quais o gestor de frotas precisa ter atenção. Além de pensar em estratégias para melhorar a produtividade, é importante se preparar para os riscos que as estradas oferecem. Então entre em contato com a nossa parceira Mutuus e veja as vantagens do seguro de cargas!