CUBAGEM DE CARGA: QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O CÁLCULO DE FRETE?

cubagem de cargaPara fazer o cálculo de frete muitos detalhes devem ser considerados, como a cubagem de carga, número de eixos do caminhão, depreciação do veículo, distância a ser percorrida, gasto de combustível entre outros.

Geralmente, é realizado manualmente por algum funcionário, assim não é incomum haver erros e o preço de seu serviço acaba sendo afetado. Conhecer o que é cubagem e a relação disto com o frete é relevante para a gestão da transportadora. Assim, entenda de uma vez por todas como fazer o cálculo da cubagem.

O que é cubagem?

A cubagem é o peso, o volume de um corpo e o espaço que ele ocupará dentro do baú ou compartimento de um veículo. Para encontrar a cubagem é necessário usar uma fórmula matemática.

Assim ao carregar o caminhão com uma carga será possível usar de forma inteligente o espaço do baú, sem desperdiçar a capacidade de carga. Por exemplo, carregar peso demais em um veículo com pouco espaço ou peso de menos em um caminhão que pode transportar cargas bem pesadas.

Qual a importância da cubagem de carga?

A cubagem proporciona o equilíbrio entre a quantidade de mercadorias a serem transportadas, conforme a capacidade de cada veículo, deixando o transporte de cargas mais eficiente, pois qualquer espaço livre aumenta o custo operacional, bem como, a sobrecarga.

Como ela influencia no cálculo de frete?

Como existem diversos fatores que influenciam o preço do frete, com a cubagem é possível estabelecer uma base de peso e volume das mercadorias de acordo com o espaço permitido. Caso as mercadorias sejam volumosas precisarão de mais espaço, assim estas variáveis devem ser consideradas no momento de calcular o frete. A cubagem traz benefícios para as empresas, clientes, transportadoras gerando redução de custos, agilidade nas entregas e qualidade na entrega das mercadorias.

Quais são as diferenças entre cubagem, fator de cubagem e peso cubado?

Para que você não se confunda mais, existem diferenças entre cubagem, fator de cubagem e peso cubado, entenda abaixo.

Cubagem

Para encontrar a cubagem é preciso multiplicar o comprimento x a altura x a largura da mercadoria, por exemplo, uma caixa tem 1 metro de altura, 50 centímetros de largura e 90 centímetros de comprimento. Desta forma, a cubagem será:

  • 0,90 x 1,00 x 0,50 = 0,45 m³

Além da cubagem que é o volume da mercadoria, é usado, ainda, o termo para determinar a quantidade de carga a ser transportada.

Fator de cubagem

O fator de cubagem é definido como sendo o ideal para transportar uma carga. Equivale a cada metro cúbico de capacidade do veículo sendo possível transportar 300 kg no transporte rodoviário. Se for outro tipo de modal, o peso de referência é diferente:

  • rodoviário: 1 m³ =300 kg
  • aéreo: 1 m³ = 166,7 kg
  • marítimo: 1 m³ = 1.000 kg

Peso cubado

Peso cubado significa o espaço que a mercadoria ocupará dentro do baú ou carroceria do caminhão, conforme indica a fórmula de multiplicação entre o comprimento, a largura, a altura e o fator de cubagem, entenda: o volume da mercadoria tem 70 cm x 50 cm x 30 cm. O fator de cubagem padrão é 300, assim o cálculo ficaria 0,70 x 0,50 x 0,30 x 300 = 31,5 Kg

Verifique sempre as unidades do peso para não errar nos cálculos.

Por que usar uma planilha de cálculo de frete?

Para calcular os fretes corretamente é necessário ter uma planilha em que possa fazer todos os registros do frete como: rota, cliente, veículo, valor do combustível, do pedágio, estadia do motorista, distância a ser percorrida, peso transportado etc. Desta forma poderá fazer a gestão de fretes para reduzir custo e aumentar seus lucros.

A planilha de cálculo de frete da Frete com Lucro fornece todas as informações necessárias e importantes para que a transportada tenha uma gestão qualificada.

Espero que tenha entendido que o valor da cubagem de carga influencia no cálculo de frete para que tenha preços competitivos no mercado e possa conseguir mais clientes.

Ficou com alguma dúvida sobre cubagem? Entre em contato conosco empresa e receba as melhores orientações.