VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE FRETES? CONFIRA ESSA LISTA!

tipos de fretesO Brasil possui uma economia diversificada, com produtos de todas as áreas sendo vendidos e fabricados em nosso território. Para que essas mercadorias cheguem ao cliente com qualidade, diferentes tipos de frete foram desenvolvidos ao longo dos anos.

Eles são moldados conforme normas locais e o perfil dos produtos. Assim, as empresas da área de logística conseguem prestar um serviço de maior qualidade.

Quer saber mais sobre quais são os principais tipos de frete do país? Então veja a lista abaixo!

1. Cargas vivas

A carga viva pode ser definida como qualquer animal transportado em uma carroceria fechada. Esse é um tipo de frete muito comum no setor pecuário, uma vez que muitos criadouros não possuem frigoríficos no mesmo local em que os animais vivem.

Porém, o transporte de animais para fins veterinários também se enquadra aqui, assim como o trabalho de ambientalistas. Aqui, os principais cuidados são voltados para a segurança e o bem estar do animal, como um dimensionamento adequado do ambiente e boas entradas de ar.

2. Cargas a granel

Aqui estão enquadradas todas as mercadorias que são transportadas fora de embalagens como sacos ou caixas. Em geral, a carroceria é aberta, mas também há casos de uso de contêineres.

Esse tipo de frete é normalmente associado com o transporte de grãos e de minerais, como ferro. Porém, ele também pode ser utilizado para o transporte de líquidos, como é o caso do transporte de água com caminhões-pipa.

Powered by Rock Convert

3. Cargas frigoríficas

Esse tipo de frete é dividido em duas subcategorias. As mercadorias perecíveis e as congeladas.

No primeiro caso, podemos incluir principalmente as frutas e legumes. Alguns lactíneos também são encaixados nessa área. Em geral, os alimentos são colocados em câmaras frias, que reduzem a temperatura do ambiente a um ponto próximo, mas não forte o bastante, para a criação de gelo.

Já a carga congelada exige temperaturas baixas, que podem atingir até -20ºC. Os profissionais que atuam nesse tipo de frete devem utilizar equipamentos especiais para evitar a sua contaminação. Já os veículos exigem uma manutenção especial para reduzir problemas de higiene.

4. Cargas conteinerizadas

Alguns caminhões são preparados para o transporte de contêineres. Apesar de serem associados a portos, esse tipo de transporte é popular em outras áreas, uma vez que os contêineres são soluções versáteis: é possível transportar mercadorias de modo rápido e seguro, além de ser mais fácil executar a integração com modais como a navegação de cabotagem e ferrovias.

5. Cargas perigosas

A última categoria da nossa lista envolve o transporte de produtos que oferecem algum tipo de risco a segurança de pessoas. Ela também inclui os produtos que podem ser danosos ao meio ambiente, como combustíveis e materiais químicos.

Esse tipo de frente normalmente exige que o transportador possua um veículo especial. Isso ocorre pois algumas mercadorias que se enquadram nessa categoria exigem técnicas de transporte próprias.

Quem trabalha com o transporte de cargas pode prestar serviços para vários setores. Da indústria ao comércio, inúmeras empresas necessitam de pessoas capacitadas para levar itens de um ponto a outro.

Nesse cenário, conhecer os principais tipos de frete do Brasil é algo fundamental. Isso permite que o transportador prepare melhor a sua frota e consiga identificar os setores com maior potencial de lucro. Ou seja, saber quais são as mercadorias mais transportadas é um fator crítico para ter boas receitas.