Conheça 4 incríveis ferramentas que vão te ajudar a calcular o valor de frete!

Publicado em 12/05/ 2020

Você sabe como calcular o valor do frete corretamente para maximizar o lucro da sua transportadora?

Acredite ou não, saber como calcular custo de frete é uma das principais dúvidas dos processos de movimentação de cargas rodoviárias. Muitas variáveis impactam o valor, e fazer a contagem com precisão pode ser um desafio.

Isso significa que a principal dificuldade em calcular o valor de frete é compreendê-lo. É fundamental dominar todas as características e os fatores que interferem nessa contabilização para evitar uma cobrança errada e garantir que o seu negócio alcance seu potencial máximo.

Sabendo dessa dificuldade em calcular o valor de frete, neste post vamos apresentar 4 ferramentas que interferem nesse cálculo. Também veremos como otimizá-lo e quais são os principais desafios desse processo para simplificar a sua rotina diária. Acompanhe!

Otimização do cálculo do valor de frete

É necessário calcular o valor de frete sempre que uma movimentação deve ser realizada. Por contar com diferentes variáveis, é preciso executá-lo para cada transação. Se isso não acontecer, há um grande risco de cobrar o valor errado e sua transportadora ter prejuízo.

Nesse momento, para calcular o valor de frete, é preciso saber quais são as bases gerais do cálculo. Primeiramente, é necessário conhecer os tipos de frete descritos a seguir.

Direto ou normal

A carga é coletada no remetente e enviada ao destinatário. Os tributos são empregados no cálculo conforme o regime de recolhimento ou a legislação estadual.

Subcontratação

Sua transportadora faz uma subcontratação para o transporte — ou seja, deixa de utilizar meios próprios — para que outra empresa faça as entregas. Geralmente a prestadora do serviço emite o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) com isenção de impostos.

Frete CIF

O remetente se responsabiliza sobre o pagamento do seguro da carga, a gestão de riscos e o valor. O custo está inserido no preço final dos itens. É mais utilizado em operações B2C (Business to Consumer), quando as empresas vendem para o consumidor final.

Frete FOB

O frete Livre a Bordo faz o cliente ser responsável pelo pagamento do custo da movimentação, do seguro e da gestão de riscos. O destinatário sempre é responsável por cuidar do processo com a sua transportadora. Por isso, é mais adotado em operações B2B (Business to Business), quando empresas comercializam para outras companhias.

Carga fechada

A mercadoria ocupa todo o espaço do caminhão ou sua maior parte. Há apenas um ponto de entrega, então o frete é calculado com base no tamanho do transporte, nas características da carga (por exemplo, perecível) e na distância percorrida.

Carga fracionada

O transporte é de pequenos pedidos. Existem vários pontos de entrega pelo trajeto. A cobrança abrange outros fatores, como peso do item, espaço ocupado no veículo, distância percorrida e mais.

A depender do tipo de frete conforme as categorias apresentadas, as variáveis podem interferir no cálculo. As mais comuns são as listadas a seguir.

  • Peso: usa o peso bruto ou cubado da carga e a cobrança é feita sobre o maior montante;
  • Valor: utiliza a quantia apresentada na nota fiscal para base do cálculo;
  • Distância percorrida: tem relação com o valor, sendo diretamente proporcionais. Isso significa que quanto mais longo for o percurso, mais alto é o custo. A despesa com combustível é a maior parte da apuração;
  • Modal de transporte: é válido quando a movimentação da mercadoria é feita por uma via diferente da rodoviária;
  • Tributos e pedágios: abrange a cobrança de impostos, como ICMS e ISS, além do pedágio.

A base da seguinte fórmula é a maneira comum de se calcular frete de caminhão:

Comprimento x largura x altura x fator de cubagem

No caso dos caminhões, 1m³ equivale a 300 quilos. A ideia é relacionar o peso da carga ao espaço ocupado, mas nessa contagem ainda é preciso levar em conta os gastos indiretos, como o de mão de obra.

4 ferramentas para calcular o valor do frete com segurança

4 ferramentas para calcular o valor de frete

A contabilização somente é feita de maneira precisa com o uso de planilhas. Essas são as ferramentas ideais para calcular o valor de frete corretamente em transportadoras de pequeno e médio portes. Caso o negócio seja maior e utilize um sistema de gestão PNS, é possível fazer a análise dentro dele.

Perceba que a ideia de usar as planilhas na hora de calcular o valor de frete é simplificar, isto é, transformar as variáveis implicadas em um método fácil e sequencial. Para isso, vale a pena responder a 5 perguntas:

  1. O que será transportado?
  2. Quando será transportado?
  3. Onde será transportado?
  4. Como será transportado?
  5. Por quem será transportado?

Todos esses questionamentos abrangem os conteúdos apresentados no tópico anterior. Além disso, para calcular o valor de frete da forma certa, você precisa considerar os custos variáveis, fixos diretos e indiretos.

Os primeiros são calculados por quilômetro rodado e abrangem combustível, pneus, recauchutagem, recapagem, câmaras, manutenção, lavagens, lubrificantes etc.

Os segundos são avaliados por dia e envolvem depreciação do veículo, remuneração de capital, motorista, seguro e IPVA. Por sua vez, os custos indiretos são despesas administrativas, diárias e impostos. Ao inserir todas essas variáveis nas planilhas, você consegue obter o resultado.

A seguir, listamos as 4 principais ferramentas para fazer esse cálculo. Veja!

1. Calcular o valor de frete tipo lotação (frota própria)

Esta planilha é voltada para a simulação de custos e valores de frete, qualquer que seja o tipo de veículo utilizado na frota.

2. Cálculo de frete tipo lotação (frota terceira)

Seu objetivo é permitir o cálculo para essa modalidade de frete, em que um autônomo realiza o transporte. Assim, o valor cobrado do embarcador é o correto.

3. Calcular o valor de frete tipo fracionado (frota própria)

A ideia é ter uma tabela de preços para apresentar ao seu cliente ou passar uma cotação no momento em que é solicitada, mesmo que seja por telefone. Nesse caso, é preciso apenas ter uma cópia dessa planilha para cada veículo da frota.

4. Cálculo de frete tipo fracionado (frota terceira)

Essa planilha também funciona como uma tabela pronta, mesmo quando é utilizado um veículo de terceiros. Assim, você tem agilidade para passar cotações.

Com essas 4 ferramentas, é possível calcular o valor de frete de qualquer tipo e ter um resultado preciso. Além disso, se você utilizar uma planilha de gestão de fretes, é possível registrar os resultados mensais para comparações posteriores.

É importante mencionar ainda que a diferença entre esses 4 tipos de planilhas é o uso que você dará a elas, isto é, se o veículo adotado é da sua transportadora ou de terceiros, e se será utilizado por completo ou apenas uma parte.

Todas essas planilhas estão disponíveis entre os materiais da Frete com Lucro. A vantagem de utilizá-los é conseguir simplificar a rotina, já que os resultados aparecem automaticamente. Assim, você consegue calcular o valor de frete sem que os cálculos sejam feitos de maneira separada e reduz o tempo dispensado.

As vantagens do cálculo de frete automatizado

Trabalhar com uma planilha que apresente as informações e as disponibilize com agilidade oferece várias vantagens. No caso das ferramentas que listamos, um dos benefícios é que a automação é feita por um arquivo Excel.

O cálculo de frete é dividido em dois tipos de entrada e outros dois de saída. Os primeiros se referem ao modelo de veículo (próprio ou de terceiro). Os últimos estão relacionados à forma de realização do transporte (carga lotação ou fracionada).

Se você usar um carro da sua transportadora, deve considerar algumas despesas como gasolina, manutenção e outras na hora de calcular o valor de frete. Se o veículo utilizado for de outra pessoa, o gasto é apenas do pagamento do serviço. Ao fazer o deslocamento, também é possível lotar um veículo inteiro ou pegar apenas um pedaço dele.

Bônus: Aproveite nossa calculadora de cálculo de frete!

Calculadora para calcular o valor de frete

Nós desenvolvemos uma calculadora de frete que vai facilitar sua vida na hora de definir o preço de seus serviços de transporte. Através da calculadora, você preenche as informações do frete que deseja calcular, inserindo Categoria, Tipo de carga, Número de eixos e Distância (km) e, em segundos, nosso sistema oferece o resultado do cálculo automatizado!

Aproveite todas as dicas que oferecemos em relação às planilhas, que podem e vão ajudar na sua organização, mas conte também com esta solução que desenvolvemos para você, quando precisar!

Calcular o valor de frete: Considerações finais

Existem 4 formas de calcular o valor de frete, o que requer a mesma quantidade de planilhas. Assim, você deixa de fazer pequenos cálculos para chegar ao resultado final, porque eles já estão prontos. O trabalho é apenas o de inserir números exatos para receber como resultado os valores corretos.

Todas essas características nas formas de calcular o valor de frete se refletem em:

Com essas ferramentas — além da calculadora exclusiva que desenvolvemos — fica muito mais fácil calcular o valor de fretes, certo? Agora você já entendeu quais variáveis precisam ser consideradas e quais são os benefícios obtidos por meio da automação.

Conta para mim nos comentários: Qual é a sua maior dificuldade na hora de calcular o valor do frete? Será um prazer ajudar mais!

Até a próxima!

Picture of Redação do Frete com Lucro

Redação do Frete com Lucro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
F-azul-transp.png

Seja um assinante Frete com Lucro e receba conteúdos exclusivos.