Gestão de transportadora: 4 dicas
Dicas de gestão de transportadora

Conheça os 4 Principais Desafios da Gestão de Transportadoras

O sucesso dos empresários que trabalham com transportadoras não é fruto de sorte. Pelo contrário: é o resultado de muita dedicação e perseverança. Inclusive, eles têm que lidar diariamente com diversos obstáculos, incluindo alguns desafios da gestão de transportadoras.

Afinal, um detalhe pode virar uma bola de neve e causar uma verdadeira dor de cabeça. Lembre-se aqui de que o planejamento, assim como a informação, são aspectos chaves para superar todos os desafios da gestão de transportadoras.

Por isso, reunimos a seguir os principais obstáculos do setor. Confira!

1. Terceirização da logística

Era comum as empresas montarem a sua própria frota e executar pessoalmente todos os processos da logística até a entrega da mercadoria ao consumidor final. Contudo, a realidade hoje é outra. O motivo? É mais vantajoso terceirizar alguns serviços.

A terceirização passa a ser, então, a solução para resolver de vez todos os problemas relacionados à logística do transporte, certo? Não mesmo! Apesar dos inúmeros prestadores de serviço no mercado, é complicado achar um parceiro de confiança e responsável.

Entregas atrasadas e mercadorias danificadas são apenas alguns dos resultados da má escolha do parceiro. Não à toa, encontrar uma empresa idônea, que honre o combinado, é um desafio para os gestores de transportadoras.

2. Defasagem do frete

O valor do frete é outro ponto que necessita de atenção redobrada, sendo um verdadeiro desafio a ser superado. Com a instabilidade econômica, os empresários veem os preços do combustível aumentarem consideravelmente, ano após ano.

Como você bem sabe, isso afeta de forma direta os valores do frete. O problema é: enquanto, de um lado, há o acréscimo do combustível, de outro, surgem cada vez mais concorrentes. Esse cenário, muitas das vezes, impossibilita que as empresas realizem o devido reajuste. Afinal, se alterarem o preço, são altas as chances de o cliente procurar outra transportadora.

O que se nota, então, é uma defasagem do valor do frete, o que representa uma perda expressiva de faturamento.

Powered by Rock Convert

3. Condições e segurança da estrada

Os motoristas sabem bem do que estamos falando. Afinal, não são raros os casos em que eles se deparam com estradas em péssimas condições: cheias de buracos, sem sinalização e até mesmo sem asfalto. Isso sem falar nos inúmeros relatos de assalto durante as entregas.

Por isso, as condições e a segurança da malha rodoviária configuram-se entre um dos principais desafios da gestão de transportadoras.

As empresas do setor, nesse contexto, têm gastos elevados com a manutenção dos veículos, uma vez que a falta de uma boa infraestrutura ocasiona diversos acidentes. Além trazer prejuízos financeiros para a frota, também traz riscos de prejuízos com os embarques realizados, e para isso ter um bom seguro de carga é fundamental.

Veja o nosso post sobre Seguro de transporte: 10 dicas infalíveis para economizar

4. Recursos tecnológicos adequados

Não há dúvidas de que a tecnologia é um facilitador no mundo dos negócios, já que ela não só aprimora os processos como também otimiza o tempo e aumenta a produtividade.

O desafio, aqui, no entanto, é conseguir softwares adequados, que sejam realmente eficientes. Encontrar soluções compatíveis com a necessidade da organização e que atendam às demandas exige uma boa pesquisa dos gestores.

É nesse contexto que a Frete com Lucro se destaca. Empresa focada em planilhas de cálculo de fretes, a Frete com Lucro atende pequenos empresários e proprietários de transportadoras e é referência no país devido à sua expertise na área.

Fato é que o mercado está em constante evolução, exigindo cada vez mais dos empreendedores. Para se destacar na área, nesse contexto, é necessário ser comprometido com o seu negócio e apresentar propostas diferenciadas. Além do mais, não se esqueça de estar preparado para lidar com os desafios da gestão de transportadora.

Quer conhecer um pouco mais sobre a proposta da Frete com Lucro? Basta entrar em contato com a gente!