Uma cadeia de suprimentos eficiente depende da união de diversos processos e agentes. Com base nas entradas e saídas que são necessárias à operação de uma empresa, podem-se definir os conceitos de logística inbound e outbound.
Embora os termos pareçam pouco familiares, eles fazem parte da rotina estratégica de uma boa gestão logística. Portanto, conhecê-los é um passo importante para ser capaz de aplicar as premissas no dia a dia corporativo.
Para entender melhor como cada área funciona, veja quais são as principais diferenças entre logística inbound e logística outbound. Vamos lá?
O que é a logística inbound?
Em uma adaptação livre, o termo “inbound” pode ser traduzido como “interno” ou “de entrada”. Logo, a operação logística do tipo inbound compreende todos os movimentos de entrada no negócio, como acontece com o recebimento dos pedidos dos fornecedores.
Dessa forma, todo o transporte, a entrada, o registro, o armazenamento e o acompanhamento de produtos que entram no empreendimento fazem parte do setor de logística de entrada. Então ela funciona com base no planejamento das etapas necessárias para que o negócio esteja abastecido.
No caso de indústrias de transformação ou manufatura, a entrada de matérias-primas e insumos envolve boa parte da logística inbound. Já para distribuidores ou revendedores, ela se refere a entrada dos produtos que serão revendidos ao cliente final.
Além disso, o setor costuma ter uma atuação integrada a outros pontos da cadeia de suprimentos, com destaque para o setor de compras. A partir das necessidades produtivas ou de vendas, a área de logística pode solicitar novos pedidos.
O que é logística outbound?
Já o termo “outbound” pode ser traduzido como “externo” ou “de saída”. Sendo assim, a logística outbound envolve todos os movimentos logísticos relacionados à saída de itens ou produtos do negócio, quando ele é encaminhado para o cliente.
Note que a logística outbound não é feita, necessariamente, para o último cliente da cadeia de consumo. Um fabricante pode enviar os produtos finalizados para os distribuidores, que serão os responsáveis por alcançar o público final.
Essa área também funciona com planejamento, mas tem foco em outras características e fases. Desse modo, envolve pontos distintos da cadeia logística, como a gestão de frete, a movimentação de cargas e o planejamento de rotas.
Quais são as diferenças entre inbound e outbound?
No cotidiano do negócio, a logística inbound e a logística outbound têm responsabilidades distintas. Na área de entrada, o interesse está em garantir o pleno e eficiente abastecimento, para que a produção não seja comprometida.
Por conta disso, a logística inbound se baseia em etapas como:
- gestão de fornecedores;
- estoque de insumos e matérias-primas;
- definição de parâmetros de qualidade de compra;
- recebimento de produtos ou materiais dos fornecedores;
- auditorias de qualidade sobre os insumos recebidos;
- acompanhamento do transporte saído do fornecedor, entre outros.
Já no caso da logística outbound, a relação entre a empresa e o cliente — seja ele final ou não — é o ponto de atenção. Portanto, todas as fases de planejamento estratégico envolvem a atuação quanto à entrega dos pedidos que chegam pelo setor comercial.
Nesse sentido, as etapas que se destacam são:
- recebimento e separação de pedidos (picking);
- embalagem e/ou consolidação de produtos;
- seleção do modal de transporte;
- escolha dos operadores logísticos, como transportadoras ou motoristas;
- carregamento do veículo de transporte;
- roteirização de entregas;
- rastreamento de cargas;
- acionamento dos centros de distribuição;
- execução da logística reversa;
- gerenciamento de prazos de entrega e mais.
Sendo assim, a logística inbound é responsável por tudo o que entrará e por tudo o que já entrou no negócio. A logística outbound, por sua vez, foca em tudo o que sairá da empresa e tudo de que já saiu, até que chegue ao destino.
Quais são as finalidades da logística inbound e outbound?
Sabendo quais são as diferenças entre as duas abordagens, é possível deduzir que a logística inbound e a logística outbound têm finalidades distintas. Contudo, ambas são estratégicas para a operação do negócio.
A finalidade da logística inbound é manter o empreendimento abastecido e garantir que haja a quantidade necessária de recursos, como materiais e insumos, para executar as próximas atividades. É como se fosse um dos elos iniciais da cadeia de suprimento (ou supply chain), da qual dependem outras etapas.
Já a logística outbound tem por objetivo concluir tudo o que já foi executado. A produção não gerará lucro para a companhia se ela for vendida, mas não entregue ao cliente. Logo, visa garantir que os itens certos saiam da maneira adequada e cheguem ao destino definido nas condições acordadas.
Por que é importante conhecer os dois conceitos?
Embora os conceitos sejam diferentes, a logística inbound e a logística outbound não são concorrentes. Elas fazem parte da mesma cadeia de suprimentos e devem integrar o planejamento estratégico do negócio.
Conhecer, implementar e otimizar ambos os setores é fundamental para melhorar o desempenho logístico da empresa. Entre os resultados que podem ser alcançados, estão:
Aumento de giro do estoque
Uma boa logística interna ajudará a manter a produção em níveis ideais, o que evitará a ruptura de estoque. Isso favorece a concretização de vendas e, com boas entregas, distribuidores e/ou clientes finais ficam satisfeitos e fazem novos pedidos. Tudo isso ajuda a melhorar o giro de estoque.
Redução dos custos logísticos
Erros na logística inbound ou outbound podem trazer despesas elevadas para todo o negócio. Por outro lado, otimizar as áreas e fazê-las trabalhar de modo integrado evita perdas, desperdícios ou custos inesperados. Dessa maneira, podem-se reduzir gastos da área de logística.
Aumento de eficiência
Uma gestão logística que englobe o inbound e o outbound permite identificar problemas na cadeia de suprimentos e pontos que podem melhorar o fluxo. Conhecendo os conceitos, é possível tornar o setor mais eficiente, o que é especialmente importante para um negócio que esteja em crescimento.
Diferenciação da concorrência
Uma empresa que compreende e estrutura corretamente as subáreas de logística tem mais chances de atender às demandas dos clientes e do mercado geral, com menos atrasos e mais qualidade. Isso ajuda a gerar destaque em relação aos concorrentes.
Com esses conhecimentos, agora você sabe o que significam a logística inbound e outbound e como se diferenciam. Porém, convém perceber que elas se complementam e devem ser estruturadas como parte da cadeia de suprimentos de forma ampla.
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