Publicado em 02/05/ 2022

Logística integrada: Conheça características e como implementar

Você sabe a diferença entre logística e logística integrada? Por muito tempo a logística estava associada às atividades de armazenamento e transporte de mercadorias. Porém, com o passar dos anos e evolução das tecnologias e do próprio mercado, o conceito se ampliou e hoje abrange muitas variáveis.

Os processos logísticos foram sendo reformulados e é necessário, por isso, se adaptar às novas demandas que estão baseadas principalmente na redução de custos, agilidade dos processos, qualidade, aumento da lucratividade e boas experiências aos clientes e também aos funcionários.

Dentro desse contexto, estimulou-se o avanço dentro do sistema logístico, buscando uma integração dos processos. Pensando nas melhorias e visando que sua empresa saia à frente da concorrência, preparamos esse artigo para explicar melhor sobre o que trata a logística integrada e deixar você por dentro dessa tecnologia e seus benefícios.

Qual o objetivo da logística integrada?

A logística integrada tem por objetivo produzir a interação entre fornecedores, suprimentos, produtos e clientes, por meio de sistemas e tecnologias que permitam a realização dessa integração.

A integração entre essas variáveis desempenha funções importantes dentro de suas atividades com o intuito de tornar os processos mais ágeis e eficientes.

É a interação de todos os processos, desde sua origem até a entrega de um produto a um consumidor final. O resultado esperado é uma gestão mais eficiente e ampliada, permitindo um melhor controle dos processos que envolvem a logística.

Dessa forma é possível, por exemplo, obter informações precisas sobre a quantidade e localização exata de um determinado produto em estoque, informações sobre o transporte, fornecedores e diversos outros fatores. Isso torna os processos eficientes e rápidos, seguindo um fluxo contínuo de trabalho.

Quais as principais características da logística integrada?

A logística integrada é dividida em algumas áreas principais. Mas para que haja sucesso na implementação dos sistemas, é preciso saber exatamente quem serão os responsáveis pelas atividades envolvidas em cada campo dentro da empresa como, por exemplo, no planejamento, implementação e controle.

Para agilizar os processos e auxiliar a inserção dessa logística, as características que auxiliam no processo dentro das seguintes áreas são:

  • Administração dos materiais;
  • Movimentação de Materiais;
  • Distribuição Física.

Administração dos materiais

Essa etapa está relacionada à captação das matérias-primas até a fabricação, e envolve negociação, aquisições, contato com fornecedores, controle de qualidade, armazenamento e transporte.

Atua diretamente na entrada, saída e gestão de matérias-primas, evitando desperdícios, maximizando o tempo e minimizando as perdas. Todo processo precisa garantir a qualidade, seja na entrada ou saída das mercadorias dos centros de armazenagens até a chegada da mercadoria ao consumidor final.

Outro ponto importante é referente aos profissionais que atuam na área, que lidam diretamente com os fornecedores, e precisam acelerar o processo de produção.

A administração dos materiais abrange também o controle do volume de produtos que precisam ser mantidos nos centros de distribuição. O profissional encarregado deve fazer o controle do tempo de chegada dos itens para evitar atrasos.

Movimentação de Materiais

É o transporte de insumos, o abastecimento eficiente nas linhas de produção e o transporte dos materiais em processamento. Também engloba o controle sobre desperdícios, evitando a falta de materiais para não atrasar o andamento do processo produtivo, o deslocamento dos materiais e o controle para que cheguem ao destino com qualidade.

O profissional responsável neste processo fica incumbido pelo tempo gasto no processo da logística e deve garantir que o andamento seja o mais eficiente possível, evitando atrasos.

Distribuição Física

Esta é a última fase, relacionada com a distribuição do produto até seus pontos de distribuição ou venda – com qualidade, agilidade e preço baixo. Nesta fase acontece a finalização de todo processo.

Quais são as variantes da logística integrada?

A logística possui uma série de variantes; a logística integrada é uma delas – também uma das mais importantes.

A logística nada mais é que um sistema que leva em consideração a integração de diferentes funções como o armazenamento, controle de estoque, processamento de pedidos, produção, comunicação entre setores, transporte e distribuição para clientes.

Podemos citar cinco variantes da logística integrada. São elas:

Logística de Abastecimento

É a atividade responsável pela administração do transporte de materiais dos fornecedores para a empresa, além do descarregamento no momento do recebimento e o armazenamento destes produtos.

Também abrange a estruturação de abastecimento, da administração do retorno de embalagens, das embalagens dos materiais propriamente ditos e decisões sobre os acordos firmados entre o sistema de abastecimento e a empresa.

Logística de Distribuição

A logística de distribuição refere-se ao controle e administração do centro de distribuição, do abastecimento do local de separação dos pedidos, da localização das unidades de movimentação e seus respectivos endereços, do transporte entre as fábricas e o centro de distribuição e a coordenação dos roteiros de transporte.

Logística de Manufatura

A logística de manufatura é responsável pela administração da movimentação que abastece os postos de conformação e montagem, através de ordens e cronogramas estabelecidos pela programação da produção.

Realiza a desova das peças semiacabadas e componentes, o armazenamento nos almoxarifados e deslocamento de produtos acabados para o final das linhas de montagem para os armazéns.

Logística Organizacional

Está relacionada com o sistema organizacional, de planejamento, controle e execução do fluxo geral, desde o desenvolvimento e aquisição até a produção e distribuição para o consumidor final, para atender as necessidades do mercado com custos reduzidos e uso mínimo de capital.

Logística Reversa

Esta atividade foi desenvolvida por causa da preocupação com os aspectos ambientais e sociais. Está diretamente ligada à reciclagem de materiais e produtos consumidos, no descarte correto de resíduos, reformas, utilização e substituição de materiais e reparos.

É uma atividade crescente, principalmente aos produtos destinados à assistência técnica para consertos ou trocas.

Qual a função da equipe de logística integrada na empresa?

A principal função da logística integrada é clarear o processo inteiro, delimitando o que cada um precisa desenvolver, com clareza sobre todos os processos e de tudo que precisa ser feito dentro de um determinado setor ou etapa da logística.

O que é unidade de logística integrada?

A unidade de logística integrada é a interligação de todos os processos logísticos, da produção, do escoamento para os centros de processamento, do encaminhamento ao centro de distribuição até chegar ao consumidor final.

Está ligada a todos os processos aplicados à empresa, como forma de melhorar e tornar mais prático e ágil o sistema como um todo. Para que esse sistema de integração funcione, é preciso que a equipe de operadores seja capacitada para executar a função, com engajamento de todos os envolvidos e o apoio tecnológico com recursos modernos e avançados.

Quais as vantagens da logística integrada?

A logística integrada traz inúmeras vantagens, como inovações, otimização dos processos, fluxos de trabalho mais eficientes e, com isso, mais agilidade, ganho de competitividade, redução de custos, riscos e uma gestão mais eficiente.

Veja na sequência um pouco melhor sobre cada uma destas vantagens.

Mais agilidade

A integração dos sistemas de logística permite mais agilidade, melhorando os processos dentro da sua empresa. Uma vez que a comunicação é eficiente, as etapas da logística são facilitadas, o que torna o processo de tomada de decisão mais otimizado e rápido, poupando tempo e melhorando o sistema como um todo.

A integração dos processos também permite uma previsibilidade das próximas ações, o que permite uma rápida adaptação e ajuste eficiente de demandas de última hora.

Ou seja, a integração e todos esses fatores favorecem um fluxo contínuo de trabalho e desenvolvimento das etapas logísticas, evitando interrupções, falta de informações e sincronizações.

Ganho de competitividade

Qualquer empresa que possui processos bem definidos e tem uma logística organizada e eficiente, sem dúvida alguma, está à frente das demais, tanto em qualidade, como em competitividade. Torna-se uma empresa mais transparente, que oferece uma qualidade elevada sobre seus produtos ou serviços e é mais confiável.

A logística integrada, portanto, melhora a agilidade, a confiabilidade e a eficiência, criando um diferencial de mercado – cada vez mais valioso. Além de passar confiabilidade, gera uma maior percepção de valor para seus clientes.

Em um dia a dia com ritmo acelerado, as pessoas prezam por atendimentos e entregas cada vez mais rápidas e eficientes. Quando você consegue enviar os seus produtos e garante uma entrega hábil, dentro do prazo estipulado e com preço justo, você automaticamente torna-se diferente dos seus concorrentes, porque afinal, o básico bem feito é essencial.

Reduz os custos

A redução dos custos está associada à visão estratégica por trás de todo sistema e sobre a aplicação da logística integrada, que tem como um dos grandes benefícios a elevação dos ganhos. Isso acontece porque permite ao gestor criar processos logísticos que viabilizam uma estruturação eficiente de várias etapas, como a circulação dos produtos, a armazenagem e distribuição, diminuindo drasticamente falhas e reduzindo os custos.

Além disso, a logística integrada promove um ambiente mais organizado, mais eficiente e produtivo, Isso leva a uma redução direta dos custos de operação e ao aumento da satisfação do cliente.

Permite, ainda, a redução do custo, do tempo empregado e do desperdício de materiais na execução das atividades da empresa. Como consequência, a redução dos custos e dos retrabalhos reflete no aumento da lucratividade: parte do valor que, antes, era destinado às despesas, agora sobra no caixa.

Com a utilização de softwares inteligentes e com o trabalho de logística integrada, é possível oferecer melhores condições de desenvolvimento dos serviços.

Diminui os riscos

Dentro de qualquer sistema, assim como dentro de uma empresa, existem diversos processos que, automaticamente, aumentam o risco sobre a produção e a logística em diversos aspectos. Os riscos envolvidos nesses processos são sobre a movimentação, controle de processos, armazenamento e distribuição das mercadorias.

Com todo sistema integrado, o controle gerado é mais eficiente, seguro e objetivo. O reconhecimento das falhas é mais preciso e é possível prever erros. Como você – provavelmente – sabe, sempre será mais barato prever um erro do que corrigi-lo.

A logística integrada faz com que se administre melhor os riscos, além de diminuí-los, reconhecendo as falhas existentes e sugerindo a empregabilidade de medidas corretivas. A logística integrada também gera antecipação da possibilidade de riscos e a adoção de técnicas preventivas, o que possibilita a visualização das circunstâncias e o desenvolvimento de métodos eficazes para solucionar os problemas.

Diminuir riscos, portanto, acaba sendo mais uma vantagem competitiva, além de inibir ou diminuir drasticamente prejuízos financeiros e de tempo para a empresa.

Torna a gestão eficiente

A integração do sistema e de toda cadeia logística torna a gestão muito menos complexa, permitindo que o gestor tenha um maior controle sobre as informações e sobre os acontecimentos em geral. Isso facilita a tomada de decisão e intervenção mais assertiva e ágil.

A comunicação da equipe também melhora, facilitando a dinâmica de trabalho, o seu acompanhamento e o progresso, fazendo com que o gestor saiba exatamente quando precisa intervir e o que deve fazer ao reconhecer um erro em um processo que precise ser alterado.

Todos os benefícios estão interligados, pois os processos irão melhorar como um geral, garantindo dinamismo para a empresa, ganhando eficiência de gestão, redução de custos, otimização de processos, diminuição de riscos e aumentando a lucratividade.

Como implementar a logística integrada na sua empresa?

Para que seja possível implementar a logística integrada em sua empresa, você precisa investir em comunicação interna de qualidade, em processos mais otimizados, alinhados e com o processo operacional claro.

Nesse contexto, o fluxo das informações e atividades desenvolvidas em cada setor precisa ser constante, clara e com o objetivo definido, para que seja possível analisar os dados em tempo real.

O primeiro passo, no entanto, é aumentar a conscientização de todos os departamentos da empresa. Ou seja, os funcionários devem saber o que acontece desde o momento que um produto é fabricado até o momento que ele chega às mãos de um cliente.

Em seguida é preciso analisar os fatores externos, como a concorrência, por exemplo, criar prováveis cenários de crises e criar estratégias alternativas que melhorem a competitividade.

Leve em consideração pontos relevantes dentro do processo, como os produtos, a comunicação, armazenamento, transporte e entregas e demanda.

Conclusão

Como você pode ver, logística integrada significa a interligação de todo processo logístico, desde a fabricação de um produto até sua entrega ao consumidor final. Toda essa integração é realizada através de softwares e sistemas inteligentes que unem e realizam de forma interativa ações dinâmicas que simplificam o processo e tornam a logística mais eficiente.

Além disso, tornam o gerenciamento das informações ao longo de toda cadeia mais automatizado e simplificando, diminuindo inclusive riscos e retrabalhos.

O consumidor está cada dia mais exigente, buscando qualidade superior, preços mais baixos e levando em alta conta a experiência vivida no momento da compra. Por isso, sua empresa precisa estar sempre se atualizando e buscando oferecer o melhor para seu cliente, garantindo um diferencial competitivo no mercado e a logística integrada visa justamente suprir essa demanda.

Sua empresa é responsável pelo planejamento, implementação e controle de todos os passos da logística, portanto, utilize da tecnologia a seu favor e busque a prevenção de falhas e o aumento da eficiência dos serviços prestados. A logística é um trabalho extremamente importante nos dias atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este conteúdo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
F-azul-transp.png

Seja um assinante Frete com Lucro e receba conteúdos exclusivos.