Cargas_ Fretes_como_onde_conseguir_fretes_com_lucro
Cargas e fretes: como conseguir fretes com lucro

Quem trabalha com cargas e fretes, como um transportador autônomo ou transportadoras, precisa entender como encontrar serviços que tragam lucro. Afinal, o transporte de carga é a fonte de trabalho e deve ser capaz de gerar resultados.

Nesse sentido, saber como lucrar, ter um dinheiro de reserva para imprevistos e encontrar os melhores fretes é fundamental. Portanto, vale a pena conhecer dicas sobre como conseguir cargas e fretes com lucro.

Neste conteúdo você conhecerá as principais dicas sobre esse assunto para que possa aplicá-las nas suas viagens! Confira a seguir!

Entenda quais são os melhores fretes

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas existem algumas considerações a se fazer em relação aos melhores fretes. É comum pensar que aqueles transportes que pagam mais são os que trarão mais lucro.

No entanto, isso não pode ser tomado como uma regra. Lembre-se de que o lucro é a diferença entre o valor recebido e o valor gasto por você. Então é fundamental considerar também todos os custos atrelados com a viagem.

Ou seja, mesmo que um frete pague mais que outras alternativas, ele pode ter um custo tão alto que o lucro será menor. Nesse sentido, questões como preço do combustível, rota, pedágios, cuidados com a carga devem ser consideradas.

As próximas dicas podem dar uma ideia melhor de como fazer esses cálculos e reduzir custos. Mas antes de tudo é preciso entender que um bom estudo sobre o frete, aliado à experiência, já ajudará a encontrar as melhores oportunidades.

Busque qualificação profissional

Continuando na ideia dos melhores fretes, a qualificação profissional pode ser um diferencial importante para aumentar os lucros. Nesse sentido, muitas cargas e viagens podem depender de cursos, capacitações e treinamentos diferenciados.

Apesar de trazer um custo inicial, pois a qualificação deve ser paga, o aumento de oportunidades e da remuneração compensará a médio e longo prazo. Para avaliar essa questão, entenda quais fretes necessitam de qualificações especiais e qual é a média de preço paga por eles.

Qualificações como transporte de cargas perigosas, indivisíveis, cargas vivas e outros diferenciais como direção defensiva são exemplos comuns. Vale lembrar que a categoria da própria carteira de motorista pode ser um recurso interessante para conseguir fretes com mais lucros. 

Entenda como elas funcionam:

  • ACC: veículos ciclomotores de duas ou três rodas de até 50 cilindradas
  • A: motos e veículos da categoria ACC;
  • B: carros e veículos de carga leves de até 3500 kg brutos ou 8 lugares;
  • C: caminhões pequenos e outros veículos de carga entre 3500 kg e 6000 kg brutos, além dos veículos da categoria B;
  • D: ônibus e micro-ônibus com mais de 8 lugares, além dos veículos das categorias B e C;
  • E: todos os veículos das categorias B, C e D, além de veículos com reboque (carretas e caminhões).

Encaixe um frete para o retorno

Uma forma muito eficiente de otimizar os seus fretes para ter mais lucro é conciliar uma entrega de carga para o retorno. Apesar de ser uma prática comum, pode ser difícil encontrar contratantes que precisem da viagem no mesmo dia e rota.

Por isso, a ideia é contar com uma boa rede de contatos e avaliar formas de conciliar essas contratações em uma só viagem. Em alguns casos, pode ser vantajoso passar um tempo no primeiro destino para conseguir um frete.

Apesar de ter que pagar as diárias por essa espera, o lucro obtido com o frete da volta pode compensar esse pagamento e otimizar a sua viagem. Afinal, se você não tiver frete, ainda assim terá que pagar custos com o trajeto, não é mesmo?

Então outra dica importante diz respeito àquelas viagens em que o motorista não consegue um frete para o retorno. Dependendo da complexidade da carga, das rodovias utilizadas e outros fatores, você pode tentar compensar os custos da viagem de volta na cobrança do frete.

Ou seja, já considere o combustível, os pedágios, a manutenção e o tempo gasto na ida e na volta. Assim, você conseguirá visualizar o custo da viagem por completo e saberá se o frete será realmente lucrativo. Se você conseguir uma entrega para o retorno, o lucro será ainda maior.

Otimize a rota

Ao falar sobre o frete do retorno e otimização de custos também é preciso escolher a rota que será mais eficiente para sua viagem. Nesse sentido, contar com aplicativos, mapas digitais e serviços de automatização é uma ótima ideia.

Esses programas ajudam o motorista a encontrar diferentes rotas para o mesmo frete. Assim, é possível saber qual é a mais curta, a que leva menos tempo e a que tem menos pedágios ou paradas no caminho, por exemplo.

Apesar de muitos motoristas estarem acostumados com as estradas e caminhos, é possível se surpreender com a economia que uma rota otimizada traz. Nesse sentido, a rota mais curta pode não ser a mais econômica.

Lembre-se de que pedágios para caminhões, postos de fiscalização, grande mudança de elevação e estradas ruins podem atrasar a viagem e deixá-la mais cara. Além disso, se você fizer diversas entregas e fretes no retorno, otimizar a rota é essencial.

Conte com a tecnologia

Você já viu que a tecnologia é essencial para otimizar a rota de seu frete. Mas ela também pode ajudar em outras áreas do seu trabalho. Afinal, existem aplicativos e programas para diversas finalidades importantes.

Você pode modernizar a sua prestação de serviço e otimizar outras áreas da sua rotina com a tecnologia. Um exemplo importante são os aplicativos voltados para a contratação e busca de entregas de cargas.

Com eles você pode acessar um ambiente que funciona como um marketplace. Nele, transportadoras e contratantes fazem anúncios de requisições de frete com valores e detalhes sobre o serviço.

Logo, é possível avaliar esses anúncios e se cadastrar para realizar o serviço. Como os aplicativos costumam abranger todo o território nacional e até mesmo outros países da América do Sul, a oferta de fretes pode ser bem elevada.

Agora você já sabe como conseguir cargas e fretes com lucro e otimizar as suas viagens! Veja quais dessas dicas fazem sentido para o seu trabalho e as aplique o quanto antes. Dessa maneira, se tornará mais fácil aproveitar seus benefícios e ganhar mais!

Quer saber como fazer o cálculo de fretes e otimizar a sua gestão de transportes? Então conheça nossos 5 modelos de planilhas sobre o assunto!