Rode tranquilo na estrada com o gerenciamento de risco da Buonny

O que é Buonny e como funciona o gerenciamento de risco?

O transporte de cargas é uma atividade que envolve altos riscos. No Brasil, como mostram os índices de criminalidade nas estradas nacionais, esses perigos são ainda maiores. Consequentemente, empresas que trabalham com gerenciamento de riscos, como a Buonny, desempenham um importante papel no segmento.

As ameaças às cargas transportadas em modais rodoviários estão atreladas, sobretudo, a roubos, perdas e acidentes. Nesse sentido, os seguros de carga, como o RCTR C e o RCF DC, são necessários e cruciais para proteger as transportadoras de eventuais perdas e prejuízos.

No entanto, em função dos elevados perigos envolvidos no setor, em alguns casos, as seguradoras precisam fazer certas exigências relacionadas à gestão de riscos. Essas condições devem ser cumpridas pela contratante para garantir a cobertura da apólice.

E é aí que entram as empresas focadas em pensar e implementar estratégias para minimizar ameaças à carga. A Buonny, tema deste artigo, é uma das principais gerenciadoras de risco do país. Acompanha o conteúdo para saber mais!

O que é uma gerenciadora de risco?

Antes de falarmos especificamente da Buonny e de suas soluções, é essencial compreender o que é uma gerenciadora de risco e qual é a sua função. Trata-se de uma empresa cujo objetivo é assegurar que a carga chegue íntegra ao local previsto e evitar que ocorram problemas com o motorista ou com o veículo durante o trajeto.

Logo, a sua atuação fundamenta-se em estabelecer medidas preventivas para garantir a segurança das movimentações e dos profissionais envolvidos. Esse conjunto de providências costuma ser chamado de Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).

Os serviços dessas empresas podem ser contratados por embarcadores ou transportadores e estão relacionados a ações em diversas frentes. Entre elas, o cadastro e a consulta de motoristas, o rastreamento e o monitoramento da carga, a definição de rotas e de horários das viagens etc.

O que é Buonny?

A Buonny é uma das principais gerenciadoras de risco do país no seu segmento e ocupa uma posição de destaque no mercado nacional. A empresa tem mais de 24 anos de experiência e está presente no Brasil e no Mercosul.

As suas soluções visam tornar as viagens mais seguras, por meio do gerenciamento de riscos, e ampliar resultados no transporte, com projetos personalizados de gestão logística.

Mensalmente, a Buonny gerencia mais de R$ 20 bilhões em cargas, pertencentes a mais de 10 mil parceiros de diversos portes e diferentes modelos operacionais. A sua missão é oferecer serviços inovadores destinados à prevenção de perdas na cadeia logística e à melhoria dos resultados dos clientes.

Como funciona a Buonny?

Para ajudar a entender como funciona a Buonny, é importante saber o que ela pode fazer pela sua empresa. Os serviços disponibilizados por essa gerenciadora de risco auxiliam transportadores e embarcadores a se adequar às normas da seguradora, ampliar a segurança da operação e minimizar a ocorrência de roubos e acidentes.

Além disso, a empresa oferece ferramentas para gerenciamento em tempo real da frota e das entregas e controle da jornada de motoristas. Ainda, faz parte do seu leque de atuação, auxiliar na otimização de tempo e de recursos, na redução da ociosidade da frota e na ampliação da performance logística do negócio.

Como é possível perceber, a Buonny pode agir em diversos tópicos, cuidando de partes importantes da operação e/ou oferecendo ferramentas indispensáveis para segurança da frota, da carga e dos motoristas. Assim, o seu trabalho é customizado e realizado de acordo com as necessidades de cada cliente.

Para garantir a credibilidade da sua atuação, a empresa conta com uma infraestrutura de ponta, projetada para preservar o acesso ininterrupto a todos os dados das operações. Isso é possível, uma vez que há atenção em alguns pontos:

  • rígidos protocolos de segurança interna;
  • controle de acesso às instalações com biometria;
  • equipamentos e conexões redundantes;
  • no-breaks de última geração;
  • geradores próprios;
  • data center próprio com monitoramento 24 horas;
  • circuito fechado de televisão (CFTV) 24 horas e gravação de ligações telefônicas.

Quais são os principais serviços da Buonny?

Mas quais são exatamente as soluções oferecidas pela gerenciadora? Vamos entender melhor agora, detalhando um pouco os serviços da Buonny.

Projetos de gerenciamento de riscos

Um dos trabalhos da empresa consiste em criar programas personalizados de gerenciamento de riscos, conforme o ambiente e o funcionamento do cliente. O ponto de partida é a realização de análises com base no perfil securitário e nas particularidades da operação do contratante.

Portanto, antes da implementação de um PGR, a Buonny realiza uma consultoria para entender quais seriam as medidas necessárias para reduzir roubos e acidentes. Assim, o plano exclusivo será desenvolvido a partir da avaliação dos processos que precisam ser mudados para garantir maior segurança à operação e diminuir, de fato, as ocorrências.

Além disso, um mapeamento também pode ser realizado, é claro, com foco em adequar os procedimentos da transportadora às normas exigidas pela seguradora de carga.

Central de monitoramento de cargas 24h

Comumente, uma das condições para garantir a cobertura da apólice é o rastreamento e o monitoramento da carga. Para tanto, a Buonny oferece uma solução para essa necessidade — a Central BuonnySat de Monitoramento 24h.

Powered by Rock Convert

Nesse serviço, a ferramenta utiliza as principais tecnologias de rastreio homologadas e permite o acompanhamento das viagens em tempo real: da origem até o destino da carga. Assim, por meio da inteligência artificial e da automação, a gerenciadora de risco monitora, hoje, mais de 205 mil movimentações por mês.

Ainda, a plataforma da Buonny identifica situações de acidente, desvio ou roubo, auxiliando no acionamento das equipes de pronta resposta e na comunicação com os órgãos de segurança pública. Essa solução inclui também medidas relacionadas ao:

  • controle de rotas e de entrada em áreas de risco;
  • monitoramento de velocidade e controle de violação de painel;
  • acompanhamento de reinício, paradas e pernoites;
  • comando de abertura da porta de baú e das cabines;
  • botão de pânico e alertas automáticos de não-conformidade.

Serviços integrados à BuonnySat

Nesse contexto, a Buonny oferece, ainda, serviços de suporte integrado para capacitação, gestão e assistência referente ao sistema. Um deles é o treinamento dos motoristas sobre os procedimentos e as tecnologias utilizadas para mitigar riscos e erros operacionais.

Além disso, há a possibilidade de contar com um acompanhamento logístico para maior controle das entregas e do tempo de retenção dos veículos nos embarques e desembarques. Aqui, o objetivo é melhorar o aproveitamento da frota e reduzir os custos operacionais.

As transportadoras que realizam viagens de alto risco podem contratar também uma base com profissionais qualificados e direcionados exclusivamente para esses monitoramentos. Por fim, a Buonny tem um serviço de pronta resposta disponível por 24 horas, para atendimento de emergência visando a integridade do motorista, da carga e do veículo.

Sistema de Gestão Logística

O conhecido Sistema de Gestão Logística (SGI) é o software de gestão logística da Buonny, que permite que o gestor tenha o controle de todas as operações em um único aplicativo. O sistema é 100% online e reúne todas as informações da transportadora, que podem ser visualizadas de forma rápida e segura.

Por meio do app, é possível acompanhar em tempo real o status das entregas e localizar todos os veículos da frota. O SGI também permite monitorar as atividades diárias dos motoristas para controlar tempo de trabalho, pausas e programar carregamentos e descarregamentos. Além disso, ele também é útil para:

  • receber alertas automáticos sobre informações da carga e do veículo;
  • gerenciar a retenção durante embarques e desembarques;
  • controlar custos por meio de estimativas e comparações;
  • analisar a performance dos motoristas;
  • monitorar a temperatura em cargas refrigeradas;
  • converter dados das viagens em relatórios estatísticos.

Cadastro e consulta de motoristas

Deixamos esse serviço por último, mas não por ter menor relevância – pelo contrário. O cadastro e consulta de motoristas é, com certeza, a solução mais conhecida e procurada da Buonny.

Isso porque, com mais de 2,5 milhões de profissionais e 1,2 milhões de veículos cadastrados, o TeleConsult é o maior banco de dados do transporte rodoviário do país. O sistema fica disponível 24 horas por dia e reúne informações completas sobre os motoristas.

O cadastro e a consulta de profissionais são peças-chave no PGR, por isso, estão presentes nas normas das apólices de seguro de carga. A ferramenta da Buonny permite analisar a exposição ao risco das viagens e estabelece o perfil adequado para cada tipo de embarque. Isso é possível por meio do cruzamento de informações sobre:

  • carga: tipo, valor, origem e destino;
  • veículo: características, documentação e trafegabilidade;
  • profissional: referências pessoais, experiência e capacitação profissional, situação da CNH e histórico de roubos, acidentes, tombamentos etc.

O TeleConsult permite o seguinte cadastro de profissionais: funcionário (contratado em regime CLT), agregado (contrato de prestação de serviço) e carreteiro (que faz serviços esporádicos).

Como funciona o cadastro da Buonny?

O cadastro dos motoristas na Buonny ou a atualização das informações só podem ser feitos pelas empresas contratantes do serviço. Isso significa que os profissionais não conseguem se inscrever no sistema por conta própria.

Para fazer o cadastro, a transportadora deve preencher uma ficha cadastral completa, incluindo dados pessoais e profissionais. Além disso, também são necessárias informações sobre o veículo e o seu proprietário.

Ao receber a solicitação, os funcionários da Buonny realizam uma pesquisa para confirmar os dados. Inclusive, a gerenciadora entra em contato, por telefone, com familiares e pessoas indicadas, com empresas para as quais o profissional trabalha e com o proprietário do veículo.

Mesmo assim, o retorno da análise de cadastro na Buonny não leva muito tempo. O prazo médio é de até 24 horas úteis para funcionários e agregados e de até 90 minutos para carreteiros.

Por que o gerenciamento de risco no transporte de cargas é importante?

Um estudo da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), constatou que, em 2019, foram registrados mais de 18 mil ocorrências de roubos de carga no Brasil. As ocorrências geraram um impacto de R$ 1,4 bilhão para o setor do transporte.

Diante desse cenário, proteger a carga evitando prejuízos para os negócios é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas que transportam bens e mercadorias no país.

Nesse sentido, o gerenciamento de risco é importante justamente por garantir a implantação de estratégias preventivas, com o objetivo de diminuir os perigos inerentes à atividade. E não estamos falando apenas de roubos e furtos, mas também de acidentes e desvios.

Associadas à contratação de apólices de seguro de transporte de carga, essas medidas fazem parte de uma gestão inteligente e focada em impedir ou amenizar perdas. Nesse ponto está a grande relevância das gerenciadoras de risco, como a Buonny, e das seguradoras.